GEBRICS Lança Edital para Seleção de Novos Membros

EDITAL DE ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO – SELEÇÃO DE NOVOS MEMBROS (2023)

São Paulo, 02 de fevereiro de 2023.

O Grupo de Estudos sobre os BRICS da Universidade de São Paulo (GEBRICS/USP) é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Direito Internacional, coordenado pelo Professor Doutor Paulo Borba Casella. O GEBRICS tem como objetivo a realização de estudos, pesquisas e eventos sobre o agrupamento BRICS – acrônimo para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Embora grande parte dos seus membros esteja ligada à área jurídica, o grupo de pesquisa é aberto à toda comunidade acadêmica, abarcando diversas áreas do conhecimento, com foco nas áreas de segurança internacional, direitos humanos, energia, gênero, educação, comércio internacional, arbitragem, desenvolvimento sustentável, dentre outras.

OBJETIVO
Por meio de sua resolução de n.º 01/2023/GEBRICS a presente chamada tem por objetivo selecionar interessados para fazer parte do corpo de Membros-Pesquisadores do Grupo de Estudos sobre os BRICS (GEBRICS).

QUANTIDADE DE VAGAS E DURAÇÃO
Ao tonar público o edital de abertura do processo seletivo, serão selecionados até dez (10) novos Membros-Pesquisadores – nacionais ou estrangeiros – às atividades realizadas pelo grupo de pesquisa para o ano de 2023, desde que vinculados a algum dos países do BRICS. A permanência dos Membros-Pesquisadores não possui data de encerramento, salvo casos em que o próprio Membro-Pesquisador peça licença do GEBRICS ou caso o Membro-Pesquisador falte com as obrigações dos Membros-Pesquisadores do GEBRICS.

OBRIGAÇÕES DOS MEMBROS-PESQUISADORES DO GEBRICS
Compromisso com a produção acadêmica do GEBRICS – publicação em revista e periódicos e escrita de artigos de opinião para alimentar o site do grupo;

Participação nas reuniões ordinárias do GEBRICS tem periodicidade variada. Durante os meses de março, maio, julho, setembro e novembro as reuniões ocorrerão na última quarta-feira do mês às 19h horário de Brasília. Nos meses de abril, junho, agosto, outubro e dezembro as reuniões ordinárias ocorrerão nas segundas e últimas quartas-feiras do mês, também às 19h horário de Brasília. O Membro-Pesquisador que se ausentar de três reuniões consecutivas sem prover justificativa será desligado do grupo sem necessidade de formação de comissão avaliativa;

Participar ativamente da organização da VII Jornada dos BRICS na USP;

Promover a exposição do GEBRICS em eventos de países BRICS;

Contribuição em atividades administrativas do grupo – elaboração de materiais para fins de publicidade do GEBRICS, organização de eventos do grupo;

Participação em comissões especiais – temáticas de interesse do BRICS.

ENVIO DAS CANDIDATURAS
As inscrições terão início a partir da data de publicação deste edital e deverão ser realizadas, impreterivelmente, até o dia 10 de fevereiro de 2022 às 23h59 (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), através do preenchimento do formulário disponível através deste link Pedimos encarecidamente que os documentos anexados estejam em formato PDF e nomeados com o primeiro nome e sobrenome do candidato, bem como o ano da inscrição – por exemplo MARIAFERREIRA2023.pdf ou EduardoSilva2023.pdf.

DATAS

Início do envio de candidaturas

01 de fevereiro de 2023

Data limite para submissão das candidaturas

10 de fevereiro de 2023

Divulgação do resultado por meio do e-mail oficial do GEBRICS e redes sociais

27 de fevereiro de 2023

Início das atividades no grupo

01 de março de 2023

As solicitações devem ser enviadas ao GEBRICS até 23h59min. (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos), horário de Brasília, na data limite para submissão das candidaturas. Recomendamos o envio das candidaturas com antecedência, o GEBRICS não se responsabiliza por eventuais problemas técnicos. Eventuais alterações na data de divulgação do resultado decorrente do número excessivo de inscritos serão oportunamente divulgados.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Os candidatos serão avaliados com base no currículo lattes e nas respostas ao formulário de inscrição. Servirão como critérios de desempate a existência de vínculo com a Universidade de São Paulo, bem como a autodeclaração de pertencimento a minorias sociais.

OUTRAS INFORMAÇÕES
Quaisquer dúvidas favor encaminhar ao e-mail usp.gebrics@gmail.com .