Compostagem

Compostagem dos resíduos orgânicos do Restaurante Universitário da USP – São Carlos e aplicações de outras tecnologias sociais.

O projeto de compostagem com os resíduos orgânicos do Restaurante Universitário da USP – São Carlos teve início em 2013 e término em 2019, com o objetivo de manter e fomentar uma tecnologia em escala comunitária, fazendo parte de um ciclo que se retroalimenta: separação na fonte dos resíduos orgânicos e educação ambiental. 

O  projeto visava então a divulgação e sensibilização da comunidade USP e dos moradores do entorno da Área II da USP São Carlos acerca do tema compostagem, além de trazer aos estudantes um espaço para aplicar tecnologias e comparar métodos apontando-se o papel imprescindível da sociedade como colaboradora e corresponsável na implantação de políticas e soluções para o manejo de resíduos sólidos orgânicos e diversas problemáticas, como maneiras de captação de água e técnicas de análise do composto gerado.

Para o desenvolvimento da compostagem basicamente se utilizaram os resíduos orgânicos do restaurante universitário e matéria seca (grama cortada) proveniente da capinagem do próprio campus. Além disso, ferramentas como pás, enxadas, cavadeiras, rastelo, carriola e  EPIs.

A área utilizada para a realização da compostagem se encontra numa região próxima ao restaurante universitário da área II, onde se encontra um barracão construído exclusivamente para o projeto pelo grupo de extensão GEISA (Grupo de Estudos e Intervenções Socioambientais).

No local, foram montadas duas leiras de compostagem, de tamanho aproximado três metros de comprimento por um de largura e quarenta centímetros de altura. O método utilizado atualmente é de Windrow ou Método Indiano que consiste no desenvolvimento de uma leira estática convencional como descrita no esquema desenvolvido pela CEPAGRO (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo).

 

 

(mais…)

Continue lendoCompostagem