Conheça um pouco mais sobre Paulo Freire, Chico Mendes e Marina Silva

Na formação do dia 16 de junho de 2020, o Geisa trouxe 3 figuras em que nos espelhamos: Paulo Freire, Chico Mendes e Marina Silva.

Paulo Freire, nascido em 1921 em Pernambuco, é uma das maiores referências no campo da educação. Com uma visão inovadora, desenvolveu e aplicou métodos de alfabetização para jovens e adultos sempre com o princípio de que conhecimento é uma constante comunicação, incentivando a formação de visões críticas quanto à realidade do educando, sendo este um sujeito também ativo no processo de aprendizagem, ao contrário daqueles métodos de “Educação Bancária”, em que o educador é o detentor de conhecimento e este deve transferi-lo ao educando, sujeito pacífico neste contexto que ainda é muito presente nos dias de hoje. Seus métodos se mostraram verdadeiramente inovadores e com grande potencial transformador, servindo como inspiração para o Plano Nacional de Alfabetização. No entanto, um povo crítico é sempre uma ameaça ao status quo, o que implicou no cancelamento do Plano e no exílio de Paulo Freire.

A segunda personagem que trouxemos é Chico Mendes. Nascido na cidade de Xapuri, no Acre, em 1944, se tornou símbolo da luta pela defesa da Amazônia e dos povos da floresta. Aos 9 anos se tornou seringueiro e se alfabetizou apenas aos 20, pois os donos das terras dos seringais não permitiam a existência de escolas. Chico acreditava na união dos povos da floresta para uma exploração mais racional e sustentável, ao contrário daquela exploração hegemônica em que economia e preservação se contradizem. Dentre suas ações está a formação de empates, que é uma resistência pacífica contra a devastação das florestas, e a idealização do Projeto Seringueiro, que visava levar o ensino para dentro da mata como forma de libertação.
Sua luta custou sua vida, no entanto, seu legado foi deixado, cuja tamanha força impede esquecimento na História.

Por fim, Marina Silva; nascida em 1958 também no Acre, no seringal Bagaço, em uma família de seringueiros. Em 1984 se graduou em licenciatura em História pela UFAC e passou a atuar no sindicato dos professores, conhecendo Chico Mendes em um curso de liderança sindical rural. Fundou, juntamente com ele, a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Entrou para a política em 1988, sendo eleita vereadora em Rio Branco, e em 1994 foi eleita senadora. Em 2003 entrou para o Ministério do Meio Ambiente no governo Lula. Nesse período, em apenas 3 anos, o desmatamento da Amazônia caiu 57% e mais de 1500 empresas ilegais foram desmanteladas. Em 2007, recebeu o prêmio “Champions of the Earth” da ONU, e ainda recebeu a “Medalha Duque de Edimburgo” por sua luta em defesa da Amazônia.

E para você, quem são as pessoas que te inspiram?

O post está disponível também no nosso instagram: https://www.instagram.com/p/CCWwnbRgV9l/?utm_source=ig_web_copy_link