Lançamento:
Um rio de receitas beiradeiras: Afeto, resistência e sabedoria alimentar na Floresta Nacional de Caxiuanã - Pará
Por Mariana Inglez
Neste 31 de março de 2022, Mês das Mulheres e Dia Nacional da Nutrição, lançamos o livro Um rio de receitas beiradeiras: afeto, resistência e sabedoria alimentar na Floresta Nacional de Caxiuanã – Pará, de Mariana Inglez, coordenadora e co-fundadora do “Evolução para Todes” e doutoranda no LAAAE-USP.
Nossas animações com interpretação simultânea em LIBRAS!
Evolução para Todes | EP.1 – DE ONDE VIEMOS? e EP. 2 – NOSSAS ORIGENS.
Em 2021, quando lançamos o projeto “Evolução para Todes” de divulgação científica sobre as pesquisas e áreas de estudo do LAAAE-USP, nossas produções de maior sucesso foram esses dois curtas de animação, produzidos para estimular crianças e jovens a se interessarem por nossas áreas de estudo, se reconhecerem e se inspirarem a olhar pro mundo de forma questionadora e criativa.
Além disso, em cada detalhe, é possível perceber nossos pilares: inclusão racial e de gênero, a partir da representatividade de nossa diversidade e do protagonismo feminino e negro em áreas científicas.
As animações oferecem um mergulho em conceitos científicos abordados de forma divertida e educativa a partir de referências da nossa cultura. No Brasil, em diferentes mídias, nossos vídeos já foram assistidos mais de 70 mil vezes, por crianças, jovens, familiares e educadores, e já foram exibidos em festivais mundo a fora.
Como finalista do “Festival Íbero-Americano comKids“, nossas personagens marcaram presença nos países latino-americanos e íbero-europeus. Como finalista do “Science Film Festival” as exibições se expandiram também para Egito, Palestina, Etiópia e Moçambique, tudo em 2021. Em junho desse ano (2022), por fim, chegaremos em Munich, Alemanha, via Prix Jeunesse International!
Chama todo mundo para saber um pouco mais sobre ciência, arqueologia, antropologia e evolução humana.
Confira abaixo ↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓↓
____________________
EP. 1: De onde viemos?
EP. 2: Nossas origens.
Sobre o projeto
Tendo em vista o histórico colonizador dos saberes científicos ocidentais (o que inclui as áreas de Arqueologia e Evolução Humana), e os estereótipos raciais e de gênero associados à imagem de quem é cientista no Brasil, o projeto “Evolução para Todes – Compartilhando a Ciência do LAAAE-USP” busca qualificar a produção de conteúdo de divulgação científica em nossas áreas do conhecimento.
Por meio da produção de conteúdos para ampla divulgação e livre acesso em diferentes mídias, o projeto tem como objetivo expandir narrativas mais inclusivas, interessantes para um público não necessariamente acadêmico e construir novos diálogos – em especial com pessoas negras e mulheres, para se pensar inclusão racial e de gênero no contexto da divulgação científica. Acreditamos que projetos como este se fazem urgentes para democratização da ciência e para romper com os muros que separam as universidades de grande parte dos cidadãos brasileiros.
Equipe
A partir de suas diferentes vivências como #mulheresnaciência, as pós-graduandas Me. Mariana Inglez, Lisiane Müller e Me. Eliane Chim idealizaram juntas o projeto “Evolução para Todes”.
Assessoria de Comunicação
Audiovisual
Raul Perez
Coordenador de comunicação
Nathália Henrique
Assessoria de Comunicação
Fundada por Raul Perez e Fernanda Lomba, a Mundi é uma produtora audiovisual com foco em narrativas negras.
Consultoras em Afro-alfabetização
Priscila Fonseca
Educadora, Produtora Cultural e profissional em Relações Públicas. Trabalha com comunidades amazônicas e pesquisa culturas, raça e gênero.
E-mail: pri.fonsecarp@gmail.com
Juliana dos Santos
Artista visual, mestre em arte educação e doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da UNESP.
Teresa Abreu
Figurinista, Produtora de Artes e Pesquisadora comportamento e consumo.
Vídeos
Na imprensa
Podcasts
Evolução para Todas: um piloto
Confira a reportagem sobre o projeto Evolução para Todas pelo olhar da jornalista Mariluce Moura, criadora do Ciência na Rua e de uma das mais importantes revistas de divulgação científica do país – a Revista Pesquisa FAPESP.