João Pedro de Azevedo Machado Mota (aka Yan Tibet)

14 de setembro de 2020

João Pedro de Azevedo Machado Mota (aka Yan Tibet)

Jovem Professor 👨🏻‍🏫 | Cineasta 📽 | Narrative Designer 🍄
Pesquisador e Estudante de doutorado na Universidade de São Paulo, Brasil 🎓
Pesquisador visitante no Cologne Game Lab – TH Köln, Alemanha 🎮

Doutorando na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) — Universidade de São Paulo (USP), Brasil (2019- ). Pesquisa no Programa de Doutorado Cooperativo em game design no Cologne Game Lab (CGL)/TH Köln (2023-2024) e na Mediadesign Hochschule Berlin MD.H (2022-2023), ambos na Alemanha, com bolsas de estudo internacionais CAPES PrInt e DAAD. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais (ECA/USP), Brasil (2015-2017). Bacharel em Cinema e Audiovisual (UFF), Brasil (2009-2014), com intercâmbio na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (ESTC/IPL), Portugal (2012-2013).

Tem ampla experiência em pesquisa, ensino e extensão desde 2005. Foi professor de Pós-Graduação do Centro Universitário SENAC Lapa Scipião/SP em 2018, nas disciplinas Narrativas e Mídias Digitais, oferecida pelo curso de Especialização em Roteiro de Ficção Audiovisual; e em Governança da Internet, oferecida pelo curso de Pós-Graduação em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais.

Academicamente produtivo, tem publicação consistente de artigos e capítulos de livros no Brasil, apresentou diversos artigos em congressos acadêmicos no Brasil, Suecia, Espanha, Reino Unido, etc. Foi membro do corpo editorial e revisor parecerista do periódico científico Revista Movimento, do PPGMPA / ECA / USP, de 2015 a 2018. Foi membro do grupo de pesquisa francês Société pour l’Enseignement et la Recherche du Cinéma Anglophone – SERCIA. É membro ativo do Grupo de Pesquisa no Laboratório de Arte, Mídia e Tecnologias Digitais (LabArteMidia) da ECA/USP, sob liderança do Prof. Dr. Almir Almas, desde 2017. Ele também é membro do projeto acadêmico UAIFAI (Universidade Aberta à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção), sob a agenda de um dos orientadores de doutorado, Prof. Dr. Gilson Schwartz, veiculado à ECA/USP e à FFLCH/USP.

Como profissional de Cinema/TV e Audiovisual, trabalhou em produções internacionais em colaboração com a IBM, CBS Broadcasting, IFAD/FAO (ONU), Art of Living, Disney Media Network Latin America, Games for Change, e em produções brasileiras para o Colégio São Luís, EMATER-RIO, SEAPEC-RJ, USP, UFF. Profissionalmente, assina com o pseudônimo profissional Yan Tibet desde 2009, atuando como Produtor, Diretor, Editor, Roteirista e Produtor Executivo, com foco na abordagem transmídia e na produção de conteúdos em vídeo para a Internet.

Tem experiência na produção de exposições, festivais, shows e eventos em geral. Comunicativo e organizado, tem ampla experiência na coordenação e liderança de equipes com foco na otimização de processos. Sua experiência se concentra na concepção de projetos audiovisuais, desde a concepção até a produção e finalização. Dinâmico e aberto a aprender novas habilidades e competências, seu estilo de trabalho é Orientado a Objetivos.

– Suas habilidades profissionais específicas incluem:
1. Coordenação e assistência de produção em projetos nos campos de Cinema, TV e Vídeo;
2. Direção e assistência de direção de projetos audiovisuais;
3. Planejamento e elaboração de argumentos, sinopses e roteiros;
4. Operação de câmera digital e equipamentos de áudio e vídeo;
5. Edição em Final Cut Studio, AVID, Pro Tools, Adobe Premiere, Audition, After Effects;
6. Computação/Gráficos: Microsoft Excel, PowerPoint, Word, Adobe Photoshop, Lightroom, Illustrator.

Experiência profissional com trânsito entre a universidade e o mercado desde 2009. Seu projeto de pesquisa de doutorado atual ganhou quatro diferentes editais de bolsas de estudos financiando sua pesquisa no Brasil e na Alemanha. Trata-se de um projeto teórico-prático que visa formular uma teoria semiótica interdisciplinar visando embasar o desenvolvimento de um protótipo digital de mapa narrativo interativo para compreensão de histórias complexas, a partir de metodologias de game design.

Sua tese de doutorado working in progress é intitulada:
“SEMIOPHAGIAS RHIZOLUDENS: Fronteiras Semióticas de Ecossistemas Narrativos em Rizomas Colaborativos”

Palavras-chave: Semiophagias Rhizoludens; Narrativas Ergosemióticas; Narratologia, Semiótica, Cibercultura, Série Dark (Netflix), Interdisciplinaridade; Teoria da Mídia; Estudos de Cinema; Estudos de TV; Audiovisual; Filosofia; Sociologia; Transmídia; Intermídia; Rizoma; Narrative Design; Game Design

Desde 2013, Yan Tibet realiza trabalho voluntário na Arte de Viver, ONG indiana internacional voltada para causas humanitárias presente em mais de 180 países.

– Contato: yantibet@usp.br; yantibet@gmail.com
– Site: https://sites.usp.br/labartemidia/equipe/yan-tibet/
– CV brasileiro: https://lattes.cnpq.br/4956419069896673
– ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2390-9116

Última atualização: 18/12/2023