Docente Responsável: Profa. Dra. Gabriela Rezende

O grupo de pesquisa Laboratório de Re(H)abilitação e do Desempenho Ocupacional (Labilita) foi fundado em 2022, pela Profa. Dra. Gabriela Rezende junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Foi credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em março de 2023.

É composto por docentes, alunos de graduação e de pós-graduação, residentes e pesquisadores com interesse comum na linha de pesquisa: “Inovações em Reabilitação Funcional e Paliativa”, com ênfase em estudos em estudos e pesquisas científicas relevantes para contribuir com o avanço da ciência, baseado em princípios éticos, de tal forma a assegurar o desenvolvimento técnico científico e assistencial nas áreas de reabilitação neurológica, ortopédica, traumatológica, reumatológica, oncológica e cuidados paliativos. Além de atuar com inovações tecnológicas de alto custo, como robótica, neuromodulação, impressão 3D e de baixo custo, tendo em vista a promoção de estudos envolvendo órteses, próteses e meios de locomoção.

Localiza-se no 1o andar do prédio do Departamento de Ciências da Saúde. Está vinculado à divisão de Terapia Ocupacional do Departamento de Ciências da Saúde da FMRP-USP e realiza reuniões quinzenais.

As atividades incluem: discussão e desenvolvimento de projetos de pesquisa, leitura e discussão de artigos científicos, reunião com pesquisadores e especialistas, aulas e palestras, organização de eventos, dentre outras.

Este laboratório de pesquisa, possibilita o desenvolvimento de:

  • Modelos teóricos e pesquisas em torno da linha de pesquisa;
  • Intercâmbios com outros pesquisadores e profissionais de diversas instituições e serviços, nacionais e internacionais, permitindo a criação de novas parcerias entre nosso grupo de pesquisa e a comunidade e a geração de pesquisas, atividades didáticas e grupos de discussões;
  • Um espaço acadêmico e de pesquisa sobre conhecimentos técnico-científicos e atuação na área de reabilitação funcional e reabilitação paliativa.

Dessa forma, espera-se que além dos avanços relacionados aos aspectos acadêmicos e de pesquisa, seja possível impactos no âmbito social de nossos projetos, por meio da promoção da assistência qualificada, baseada em evidência e inovações dos recursos terapêuticos em reabilitação à clientela atendida em diferentes serviços ambulatoriais, hospitalares e de Cuidados Paliativos nos diferentes níveis de atenção à saúde.