Site da USP

Micromorfologia das primeiras ocupações humanas na América do Sul / Micromorphology of the first human settlements in South America

PI: Ximena S. Villagran

Financiamento: FAPESP (2015/19405-6)

Sobre o projeto: Pesquisas nos sítios arqueológicos mais antigos da América do Sul são fundamentais na discussão sobre o povoamento do continente. A América do Sul contém as ocupações costeiras mais antigas e o seu registro arqueológico mostra um contraste cultural com os sítios mais antigos da América do Norte. No entanto, estudos nos sítios sul-americanos raramente envolvem análises dos processos de formação de sítio desde uma perspectiva geoarqueológica. Isto tem conduzido a infinitas discussões sobre a confiabilidade das idades pleistocênicas e a natureza supostamente antrópica dos artefatos líticos e estruturas de combustão (fogueiras antrópicas). O estudo dos processos de formação de sítio é essencial para entender os processos naturais e culturais envolvidos na formação de qualquer sítio arqueológico (sem importar sua idade, tamanho ou localização). A micromorfologia de solos tem um alto potencial de resolução em estudos de formação de sitio e é atualmente considerada uma técnica essencial para entender a historia e integridade dos sedimentos que contêm os achados arqueológicos (artefatos, carvão, esqueletos etc.). Contudo, a micromorfologia é ainda pouco usada na arqueologia da América do Sul. Este projeto tem como meta preencher o vazio de informação sobre processos de formação dos sítios mais antigos da América do Sul, com especial ênfase na introdução da micromorfologia como método capital para resolver questões relacionadas com: o povoamento pleistocênico do continente; a confiabilidade das idades obtidas por radiocarbono e LOE (luminescência opticamente estimulada); identificação de estruturas de combustão antigas (fogueiras antrópicas); e estudo dos processos tafonômicos que afetaram a preservação dos sítios.

About the project: Research on the earliest archaeological sites in South America is fundamental for discussing the peopling of the continent. South America contains the oldest coastal and inland occupations that contrast culturally with early North American sites. However, studies on the earliest sites in South America are few and have rarely involved careful site formation processes analyses from a geoarchaeological perspective. This led to endless discussions regarding the reliability of Pleistocene ages and the alleged anthropic origin of stone artifacts and combustion features (i.e. human-made hearths). Site formation processes analyses are essential to understand the natural and cultural processes involved in the formation of any archaeological site (despite its age, size, and location). Soil micromorphology has a high-resolution potential for site formation studies and is currently considered an essential aid to understanding the history and integrity of the sediments that contain archaeological findings (artifacts, charcoal, skeletons, etc.). However, it is still rarely applied in South American archaeology. This project will contribute to studies on site formation processes in the earliest sites in South America, with special focus on introducing micromorphological analysis as a reliable method to solve key questions related to the Pleistocene peopling of the continent; the reliability of radiocarbon and OSL datings (optically stimulated luminescence); the identification of ancient combustion features; and the taphonomic processes affecting the sites.

Pesquisadores associados / Associate reseachers: Gelvam Hartmann (UNICAMP); Bertrand Ligouis (Universität Tübingen); André Strauss (MAE/USP); Éric Boëda (Université Paris Nanterre); Tom Dillehay (Vanderbilt University); Mareike Stahldschmidt (Max Plank Institute for Evolutionary Anthropology).

Vista da Pedra Furada. Serra da Capivara (Piauí).

Sítio Barra do Antonião (Piauí).

Vista do sítio Lapa do Santo, Lagoa Santa (Minas Gerais).

Amostragem para microrfologia no sítio Lapa do Santo.

Perfil estratigráfico no sítio Lapa do Santo.