Década dos Oceanos

06/11/2023

Cananéia – São Paulo – Brasil

A cidade de Cananéia é uma das mais antigas cidades brasileiras. Ela foi fundada em 12/08/1531. Está localizada no complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape junto da Ilha Comprida e Ilha do Cardoso no Oceano Atlântico Sul.

 

 

Possui um conjunto arquitetônico preservado e é tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Do núcleo inicial, se mantém casas com fachadas que datam do final do século XVIII e início do século XIX.

Uma das principais fontes de renda da região é a pesca artesanal. Em uma das imagens é possível ver uma pescadora utilizando uma canoa feita talhada em um único tronco (a canoa de um pau só) muito tradicional e de uso raro na atualidade.

Cerco de pesca e rede pesca, técnicas utilizadas por pescadores da região, sendo o cerco de pesca uma prática permitida apenas para pescadores tradicionais. O reparo das redes é uma arte que ainda permanece na região.

As imagens transmitem o cotidiano dos estudantes de Cananéia, com transporte especializado para a região, e atividades pedagógicas com enfoque em aspectos da realidade dos que ali vivem.

A festa da padroeira da cidade “Nossa Senhora dos Navegantes “ reúne o povo e as tradições ligadas ao mar em desfiles de escolas e comunidades em torno de temas sobre a cultura dos povos ligados ao mar em 15 de outubro.

Indicada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo, a região lagunar-estuarina de Cananéia, abriga uma fauna vasta e diversa, além de ser um lugar com quatro ecossistemas diferentes.

Região de extrema importância para o planeta, sendo utilizado por cerca de 70% de espécies marinhas com valor comercial em algum estagio, além de ser um importante posto de armazenamento de carbono. Bastante protegido pelas comunidades tradicionais organizadas que entendem a importância desse arranjo natural.

Imagens que apresentam em diferentes momentos do dia a beleza paisagística da região, com seu horizonte rodeado por morros e pelo oceano.

As belezas naturais também são cenários de momentos de lazer como a pesca recreativa. As crianças passeiam e se preocupam em recolher o lixo das praias em uma atividade educativa a caminho do mar.

Atualização

19/11/2024

Nas imagens a seguir, são mostrados alguns desenhos feitos pelos alunos de escolas do Chile, dos EUA (Califórnia), do Brasil e da Galícia. Estes são os que estão sendo considerados para compor o calendário Decocean de 2025. Em vermelho, estão os mais votados; em amarelo, os segundos mais votados.

Uma proposta inicial já foi feita, indicando um desenho para cada mês. Como são quatro comunidades, serão utilizados três desenhos de cada uma. Após essa decisão, restará ainda saber qual desenho ficará na capa e qual ficará na contracapa.

Atualização

12/02/2025

Após a decisão dos desenhos que ficariam na capa e na contracapa, o calendário de 2025 foi concretizado com sucesso, contendo, em cada mês, um desenho feito por uma criança de alguma das quatro comunidades participantes. No fim, a proposta inicial foi mantida e é possível conferi-la na imagem acima, da atualização anterior. Abaixo, estão a capa e a contracapa, uma prévia de como ficou o calendário: