Década dos Oceanos

06/11/2023

Cananéia – São Paulo – Brasil

A cidade de Cananéia é uma das mais antigas cidades brasileiras. Ela foi fundada em 12/08/1531. Está localizada no complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape junto da Ilha Comprida e Ilha do Cardoso no Oceano Atlântico Sul.

 

 

Possui um conjunto arquitetônico preservado e é tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade. Do núcleo inicial, se mantém casas com fachadas que datam do final do século XVIII e início do século XIX.

Uma das principais fontes de renda da região é a pesca artesanal. Em uma das imagens é possível ver uma pescadora utilizando uma canoa feita talhada em um único tronco (a canoa de um pau só) muito tradicional e de uso raro na atualidade.

Cerco de pesca e rede pesca, técnicas utilizadas por pescadores da região, sendo o cerco de pesca uma prática permitida apenas para pescadores tradicionais. O reparo das redes é uma arte que ainda permanece na região.

As imagens transmitem o cotidiano dos estudantes de Cananéia, com transporte especializado para a região, e atividades pedagógicas com enfoque em aspectos da realidade dos que ali vivem.

A festa da padroeira da cidade “Nossa Senhora dos Navegantes “ reúne o povo e as tradições ligadas ao mar em desfiles de escolas e comunidades em torno de temas sobre a cultura dos povos ligados ao mar em 15 de outubro.

Indicada pela revista americana “Condé Nast Traveler” como o melhor roteiro ecológico do mundo, a região lagunar-estuarina de Cananéia, abriga uma fauna vasta e diversa, além de ser um lugar com quatro ecossistemas diferentes.

Região de extrema importância para o planeta, sendo utilizado por cerca de 70% de espécies marinhas com valor comercial em algum estagio, além de ser um importante posto de armazenamento de carbono. Bastante protegido pelas comunidades tradicionais organizadas que entendem a importância desse arranjo natural.

Imagens que apresentam em diferentes momentos do dia a beleza paisagística da região, com seu horizonte rodeado por morros e pelo oceano.

As belezas naturais também são cenários de momentos de lazer como a pesca recreativa. As crianças passeiam e se preocupam em recolher o lixo das praias em uma atividade educativa a caminho do mar.