Equipe Atual

29/05/2023

A nossa equipe é composta por alunos de graduação, pós e técnicos.


Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga (Coordenadora) (Lattes)

Mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física – opção: Oceanografia Química) pela Universidade de São Paulo (1989), Doutorado Sandwich em Oceanografia – (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo e (Oceanografia Química) pela Université de Bretagne Occidentale/França (1995), Pós-Doutorado pelo ORSTOM – atual IRD (Institut de Recherche pour le Développement) (1997), Pós-Doutorado pela Université Pierre et Marie Curie (2001) e Pós-Doutorado pelo Institut Universitaire Européen de la Mer (2004).

É especialista em estudos dos ciclos biogeoquímicos dos nutrientes nos oceanos abordando aspectos tróficos, a utilização como traçadores de massas d’água, processos de poluição e sequestro de carbono. Seus estudos  têm ênfase em C, N, P e Si , sendo micronutrientes como Fe e Zn, poluentes como Cd e Pb estão em seu escopo de trabalho, bem como metais em água e sedimentos e ETR. Desenvolve também pesquisas em bioquímica marinha, avaliando biomarcadores e alterações bioquímicas provocadas pela poluição. Participa de  Programas e Projetos nacionais e internacionais, tendo atuado no PROANTAR desde 1982. Colaborou em importantes projetos como ramificações do World Ocean Circulation Experiments (WOCE) como os projetos CITHER I e II, ROMANCHE, ETAMBOT e outros também de importância Internacional como  EQUALANT, BEAGLE, La Plata,  entre outros.

Coordenou vários Projetos Nacionais  sendo alguns dentro do Programa PROANTAR como HIDROGEOQUIMBA, RADIOANTAR, CARBOTHORIUM  e outros de  atuação regional como MOBIO(FAPESP),VAGRA(CNPq)FEBIOGEOQUIM (CNPq). Participou e atua em alguns Projetos de âmbito Nacional como o REVIZEE, PADCT e INCTs.

Atualmente coordena do Projeto Temático Estudo do Equilíbrio do Ciclo do Carbono e seu Potencial Transporte com ênfase ao litoral de Pernambuco(CaReCos)(FAPESP,FACEPE e ANR) realizado  em conjunto com a universidade Federal de Pernambuco(UFPE) e participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Tranferência de Material Continente-Oceano  coordenado pela UFC. Tem uma vertente de pesquisa em ações sócio-ambientais realizadas por meios de Projetos junto à Cultura e Extensão Universitária atuando junto à comunidade como nos Projetos Educação ambiental volta à comunidades litorâneas, A ciência na esfera, Lidera dois Grupos de Pesquisa junto ao CNPq: 1 – Ciclos biogeoquímicos marinhos: nutrientes, micronutrientes, gases, traços e poluição e 2 – Desenvolvimento e aplicação de tecnologia para a produção, viabilização e difusão das pesquisas oceanográficas e de recursos hídricos apresentando também a vertente tecnológica e inovadora, sendo detentora de duas patentes de produtos tecnológicos. Atua junto ao Museu Oceanográfico do IOUSP em Projetos e orientação científica. Atua também na preservação da Memória da Instituição sendo presidente da comissão de mesmo nome  e na realização projetos de preservação como memória do Besnard ,  recuperação do cascador de redes, etc…

Junto à Universidade foi diretora do Museu de Ciência da USP de 2005 a 2010.

Orienta alunos nos níveis de IC TG, IExt., M, D nacionais e internacionais. Atua em dois Programas de Pós-Graduação da USP (IOUSP e PROCAM- Programa de Ciência Ambiental). Supervisiona PDs. Participa de Convênios e tem parceiros em outras Instituições nacionais e Internacionais.

Atualmente é Professora Titular (MS-6) do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, onde coordena o LABNUT/IOUSP – Laboratório de Nutrientes, Micronutrientes e Traços no Mar. É atualmente Chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geologia do IOUSP, com mandato até o final de 2015. Foi Vice-Chefe na gestão anterior. Coordena também o Laboratório de Instrumentação Oceanográfica (LIO/IOUSP). É Presidentes da Comissão de Cultura e Extensão do IOUSP, Presidente das Comissões Assessora Científica do Museu Oceanográfico do IOUSP e da Memória do IOUSP.


Vitor Gonsalez Chiozzini

Bacharel em Química e Doutor em Oceanografia (Lattes)

Bacharel e Licenciado em Química (2007) e Doutor em Ciências – Oceanografia Química (2017), é funcionário do quadro técnico do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo desde 2002. Tem experiência em química analítica instrumental, especialmente na determinação de nutrientes, micronutrientes, gases e traços em diversas matrizes. Desenvolve, otimiza e implementa métodos analíticos, sobretudo espectrometria, espectrofotometria, polarografia e titrimetria. Atua em projetos relacionados à transferência de materiais continente-oceano, utilizando ampla gama de ferramentas biogeoquímicas. Mantém parcerias com pesquisadores de diversas universidades brasileiras e de outros países, como EUA, Espanha, Itália, Lituânia, Suécia, Dinamarca e Holanda. Exerce atividades nos três pilares exigidos pela universidade: Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão. É revisor de periódicos como Estuaries and Coasts e Regional Studies in Marine Science. 

Participou dos seguintes Projetos: HIDROGEOQUIMBA, RADIOANTAR, CARBOTHORIUM, LA PLATA, MOBIO, VAGRA. Atualmente envolvido nos projetos: FEBIOGEOQUIM, SAMOC, CaReCoS, BIOGEOQUIS-ECOS (FAPEMA/FAPESP), entre outros;

Especialidades: Determinação de Nutrientes por SFA, Ciclo do Nitrogênio no Meio Marinho, Transporte de Materiais dos Continentes para os Oceanos, Elementos Terras Raras como Indicadores de Processos Hidrogeoquímicos.


Gláucia Berbel (Lattes)

Bacharelado e Licenciatura em Química (USP), Doutorado direto em especiação química do fósforo em sedimentos da Baía do Almirantado (Antártica), Plataforma Argentina (Mar del Plata) e Brasileira Sul (Rio Grande – Itajaí), Estuário de Santos e Cananéia, orientada pela Prof. Dra. Elisabete de Santis Braga

​Realiza Pós Doc no LABNUT sob supervisão da coordenadora do LABNUT.

Participa dos projetos: CaReCos, FEBIOGEOQUIM, SAMOC, IODP (Integrated Ocean Drilling Program – Sedimentos do sul do Alaska) e Mamanguá.

Especialidades: Carbono dissolvido, ciclo biogeoquímico do fósforo e de metais nos sedimentos e geoquímica de água intesrticial.


Solange Kazue Utimura (Lattes)

Possui graduação em Engenharia de Produção Química pela Faculdade de Engenharia Industrial – FEI (1995) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos. É doutora pelo Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de lixiviação química e biológica no processo de reciclagem de metais a partir dos resíduos de eletroeletrônicos (2020).

Realiza Pós Doc no LABNUT sob supervisão da coordenadora do LABNUT.


Bruno Otero Sutti (Lattes)

Graduou-se em Oceanografia na Universidade do Vale do Itajaí (2009) sob trabalho de conclusão de curso na área de geomorfologia costeira. Possui Mestrado em Ecologia Marinha pela Universidade Santa Cecília (2014), onde atuou em estudos ecológicos como indicadores de qualidade ambiental, focando a qualidade de águas costeiras com base em parâmetros físico-químicos e microbiológico. Doutorando no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo em Oceanografia Química, atuando principalmente em ciclos biogeoquímicos (C, Si, N e P) na zona costeira; com ênfase na dinâmica de interfaces (estuário-mar e sedimento-água-atmosfera).

Participa dos projetos: BIOGEOQUIS-ECOS (FAPEMA/FAPESP).

Especialidades: Ciclos Biogeoquímicos, Estuários e Dinâmica de Interfaces.


Maria Luiza Torres Pires (Lattes)

Bacharel em Oceanografia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Mestranda em Oceanografia Química pela Universidade de São Paulo – IOUSP. Uma pós-graduação em andamento, com outras duas finalizadas. Têm experiência na área de Oceanografia Química, operando em pesquisa e monitoramento ambiental em ambientes continentais, costeiros e marinhos, com ênfase em: Propriedades Químicas da Água; Hidrologia; Análises Ambientais de Poluentes Orgânicos; Análise e Processamento de dados; Geotecnologias e Modelagem Hídrica. Participou de embarques de Pesquisa em Navio Oceanográfico Brasileiro (Ciências do Mar II) em ambientes costeiros e marinho.

Participa dos projetos: BIOGEOQUIS-ECOS (FAPEMA/FAPESP).

Especialidades: Propriedades Químicas da Água, Modelagem Hídrica e Geotecnologias.


Antonio Jeferson Muniz Almeida (Lattes)

Bacharel em Oceanografia (Universidade Federal do Maranhão, 2021), mestrando em Oceanografia (Área de atuação Oceanografia Química) pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IOUSP, vinculado ao Laboratório de Biogeoquímica de Nutrientes, Micronutrientes e Traços nos Oceanos, onde desenvolve pesquisas sobre o sistema carbonato em ambientes costeiros, com ênfase no fluxo de carbono. Técnico em Segurança do Trabalho pelo Centro de Formação de Enfermagem Ana Neri (2019). Desenvolve também, projetos voltados para área da oceanografia química, biológica e geológica, bem como ciclos biogeoquímicos, fitoplâncton, qualidade da água marinha e continental, mudanças ambientais por intervenções antrópicas em ambientes aquáticos, continentais, costeiros e marinhos, análise de parâmetros físicos e químicos da água.

Participa dos projetos: BIOGEOQUIS-ECOS (FAPEMA/FAPESP).

Especialidades: Propriedades Químicas da Água e Ciclos Biogeoquímicos.


José Elias Ferreira do Nascimento (Lattes)

Oceanógrafo pela Universidade Federal do Maranhão e atualmente cursa mestrado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo – USP. Tem experiência em coletas e análises de parâmetros físicos, químicos e hidrológicos, trabalha com interpretação e descrição de ciclos biogeoquímicos costeiros e marinhos (P, Si e N). Atualmente, analisa o ciclo do nitrogênio em ambientes estuarinos na costa do Brasil. Participou do programa voluntário de monitoramento de Cetáceos (Baleia Franca) no Instituto Australis – Projeto Baleia Franca, onde também atuou com trabalhos de educação ambiental na “Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca”. Além de ser fundador da Atlética Acadêmica de Oceanografia, atuando principalmente na academia, criando o projeto “Seminários a Bordo” que integrava a comunidade à ciência durante a graduação.

Participa dos projetos: BIOGEOQUIS-ECOS (FAPEMA/FAPESP).

Especialidades: Propriedades Químicas da Água e Ciclos Biogeoquímicos.


Henrique José Rodrigues Dias (Lattes)

Bacharel em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – IOUSP e com repertório extenso em pesquisa pelo Laboratório de Biogeoquímica de Nutrientes, Micronutrientes e Traços LABNUT. Atuou profissionalmente na gestão de projetos na área de Licenciamento e Monitoramento Ambiental, como Analista Técnico Ambiental. Busca ativa e formação constante pelos temas de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Gestão de Projetos e Pessoas, ESG e Ciência de Dados. Atualmente cursa mestrado no IOUSP.