Crianças de Cananéia conhecem o produto do Manifesto Oceano/Decocean 2024, projetos do qual participaram

Em Fevereiro de 2024, em Cananéia, a equipe do Projeto Manifesto Oceano (Brasil) e Década dos Oceanos (Decocean) se encontrou com a Secretaria de Educação Municipal e juntas foram prestigiar as crianças (8-14 anos) que contribuíram com seus desenhos e frases sobre o que oceanos representam para elas como atividade dos Projetos, depois de uma jornada de sensibilização com atividades na base do Instituto Oceanográfico “Dr. João de Paiva Carvalho”, que contou com palestras educativas de profissionais do mar, pescadores, gastrônomos e oceanógrafos. Isto também ocorreu em mais 4 comunidades dos outros países participantes dos projetos.

Como parte da colaboração, foi feita a entrega dos certificados de participação no evento junto com um livreto contendo todos os desenhos selecionados para representar a Comunidade de Cananéia, e também os encantadores calendários contendo os desenhos selecionados em âmbito internacional. Este projeto único celebra a criatividade, a consciência ambiental de proteção dos oceanos e o talento artístico das crianças ao redor do mundo.

Sobre os projetos “Manifesto Oceano” e “Década dos Oceanos”

O Projeto Manifesto Oceano, coordenado pelo CCIc na Espanha, esteve presente em 3 continentes, em comunidades cuja ligação com o oceano é primordial, histórica e de convívio diário. Este se une ao Projeto Decocean, que exalta a Década dos Oceanos (2021-2030), incentivando as crianças a expressarem sua conexão com os oceanos por meio da arte do desenho e de mensagens associadas a eles. Os desenhos enviados refletem não apenas a beleza dos mares, mas também a importância da preservação e das diferentes relações com o mar das mais diversas comunidades do mundo.

Cananéia em Destaque

É com orgulho que compartilhamos que os desenhos e frases de várias crianças de Cananéia foram apreciados pelas crianças das comunidades internacionais, e alguns talentosos foram selecionados para integrar o calendário internacional de 2024. Tivemos a grata surpresa de ter um desenho da comunidade de Cananéia votado para ocupar a primeira página do calendário. Essas obras agora adornam o calendário, representando não apenas a riqueza do talento local, mas também a diversidade de perspectivas sobre a vida marinha compondo uma visão internacional do carinho e preocupação com o meio marinho. Parabéns, crianças, escolas e povo de Cananéia.

Escolas Participantes

No dia 19 de fevereiro, a Profa. Elisabete S. Braga e a Profa. Ivani Rosalina dos Santos Topal, acompanhadas de dois alunos da USP, Laura Antunes Peris e Arthur Uema Adrelino Rocha, e da Dra. Solange Kazue Utimura, foram às escolas E.M.E.F. Alziro Bastos dos Santos, E.M.E.F. Geraldo Belleti Britto, E.M.E.F. Déborah Silva Camargo, E.E. Professora Dinorah Silva Santos e E.E. Yolanda Araújo Silva Paiva. Lá, encontraram com as Diretoras e alguns alunos, e entregaram os certificados e os calendários para os alunos que tiveram seus desenhos escolhidos. Foram deixados certificados para todos os participantes, alguns entregues na hora e outros entregues durantes os próximos dias pelas Professoras.

Escolas Municipais

Escolas Estaduais

Certificados nas escolas municipais

Também foram entregues os certificados aos colaboradores de Cananéia, como Gilmara Lúcia Rangel, Ricardo Dener Pereira, Sr. Moisés Silva e Fernando Pires Soares Junior.

Agora, cada criança de Cananéia tem em suas mãos uma pequena parte de um projeto que transcende fronteiras, e com a entrega dos resultados, foi nítida a empolgação dos participantes em resposta ao sucesso da primeira edição do Manifesto Oceano no Brasil.

Assim, vamos partir para o Manifesto Oceano e o Decocean de 2025, novamente com Espanha, Estados Unidos, Chile, Angola e Brasil e, quem sabe, mais países e muitas crianças em prol da preservação de um oceano único e global.

Garotada pronta para participar das atividades em 2024 para o calendário 2025