Coordenadora do LABNUT completa mais um ano de vida; conheça ou relembre algumas etapas de sua carreira

Nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro de 2024, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva, mais conhecida por todos como simplesmente Bete, completa mais um ano de vida. Sendo atualmente coordenadora do LABNUT/IOUSP, sua trajetória como professora e pesquisadora merece ser relembrada.

Em 1979, Bete ingressou no curso de Ciências Biológicas da USP, ganhando o título de bacharel e licenciada ao se graduar em 1983. Um ano depois, começou seu mestrado em Oceanografia Física, com opção em Oceanografia Química, no qual estudou os nutrientes dissolvidos nas águas da Enseada das Palmas, Ilha Anchieta (Ubatuba, SP), com ênfase as formas nitrogenadas e contribuição por aportes terrestres e atmosféricos. Concluído seu mestrado em 1989, sua tese de doutorado começou a ser desenvolvida em 1992 e foi finalizada em 1995, com o título “Nutrientes dissolvidos e produção primária do fitoplâncton em dois sistemas costeiros do Estado de São Paulo”. Além disso, realizou três pós-doutorados na França no período de 1997 a 2004.

Como professora, iniciou sua carreira em 1988 como Auxiliar de Ensino. Após defender seu mestrado, em 1989, passou a Professora Assistente, e então a Professora Doutora após obter seu título no doutorado. Chegou a ser vice-chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geologia do IOUSP de 2012 a 2014, passando a ser chefe de 2014 a 2017 e, finalmente, diretora do Instituto Oceanográfico da USP de 2017 a 2021. Atualmente, segue dando aula para estudantes de Oceanografia, coordenando o laboratório e suas linhas de pesquisa e se envolvendo em projetos de cultura e extensão, atuando nos três pilares exigidos pela Universidade de São Paulo.

Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva e Paulo Yukio Gomes Sumida em 2017 sendo empossados como nova diretora e novo vice-diretor do IOUSP – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Esperamos que ela continue se dedicando a fazer o que ama e levando a todos, como uma onda, para o mesmo lugar onde se encontra a paixão pelo oceano.

Toda a equipe LABNUT deseja um feliz aniversário!