Equipe Atual
ÁGATA YOZHIYOKA ALMEIDA
Doutoranda em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Diante da inefabilidade e da inescapabilidade do advento da morte, vem desenvolvendo, desde sua entrada em 2011 nas atividades de pesquisa do Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH/USP), coordenado pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto, um entrelaçamento sobre o estudo da significação musical e a morte. Deteve-se a analisar os réquiens de João Domingos Bomtempo (IC-Fapesp, em 2013) e de Marcos Portugal (Mestrado, CAPES, 2014-2016) a partir da teoria das tópicas musicais. Atualmente, sua pesquisa se debruça sobre esquemas e tópicas musicais que possam indicar um caminho possível para pensar uma estética musical da morte em obras de compositores luso-brasileiros. Exerce atividade docente como Professora de Arte no município de Niterói/RJ. Tem interesse na intersecção entre pensamentos filosóficos e musicais, o que a fez tornar-se graduanda em Filosofia pela UFF.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0101538597112748
aldo luiz leoni
Mestre em História Social da Cultura pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas com a dissertação “Os que vivem da arte da música” sobre a vida dos músicos mestiços no século XVIII em Vila Rica, Minas Gerais e bacharel em História Social pela Universidade Federal de Ouro Preto onde apresentou como trabalho de final de curso a transcrição e estudo sobre o copiador de cartas de Dom Frei Manuel da Cruz, bispo do Maranhão e de Mariana no século XVIII, que foi posteriormente publicado pela Editora do Senado Federal. Atualmente, é doutorando na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política, com foco na linha de pesquisa Arte e Sociedade. Pesquisador no LAMUS – EACH/USP (Laboratório de Musicologia). Desenvolvendo pesquisa de doutoramento sobre como o ambiente musical das bandas militares e civis se configurou em uma fronteira cultural entre o que emergia da cultura popular e o que era sugerido pela cultura hegemônica. E de que maneira nesses espaços a colonialidade do poder pôde ser de alguma forma subvertida pela cultura da base da sociedade. Seu principal foco de estudo é o lugar social do músico na sociedade, considerando as interseccionalidades entre raça, escravização e liberdade e de como isso vai se configurar na emergência de lugares de enunciação.
Currículo Lattes:
Caio Ferreira Gonçalves Azevedo
Graduando no curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes Ciências e Humanidades-EACH USP estuda Contrabaixo desde 2015, atua na entidade Social da própria EACH e é bolsista no projeto de pesquisa; Análise discursiva de dois álbuns paradigmáticos no período de transição democrática brasileira: Sobrevivendo no Inferno (Racionais MC’s) e Brasil(Ratos de Porão); sob orientação do Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Entrou para o Laboratório de Musicologia em 2022 atuando junto à parte administrativa e faz parte do grupo de estudos do rock.
Du Kiddy Artivista
É educador no Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, guitarrista, mestrando em Musicologia na ECA – USP, Ogã na CCRIAS e possui dois discos lançados, “Cabeça de Nego(2018)” e o “Manifesto Preto(2019)”. O vídeo “Manifesto Preto”, foi vencedor do 1º Festival Felino Preta e também do Vº Festival de Cinema Negro do Matogrosso, em 2020, como melhor vídeo clipe pela votação popular. No mestrado pesquisou a construção do simulacro-colonial no Canto de Xangô de Baden Powell e Vinicius de Moraes em detrimento das identidades afro-diaspóricas buscando elementos imagéticos, sonoros e políticos no campo da significação musical a partir da diáspora em seus fluxos e refluxos transatlânticos e as consequências políticas atualmente na construção musical contemporânea.
Currículo Lattes:
Elisete Dias Xavier
Doutoranda em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes – USP, tendo como objeto de pesquisa a atuação feminina nas atividades musicais desenvolvidas no séc. XIX, em Minas Gerais. Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Música – Bacharelado em Canto e em Composição (UFMG). Exerce atividade docente como professora nos Cursos de Graduação em Bacharelado e em Licenciatura com habilitação em Canto, na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e no Curso de Formação em Canto na Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica- CEFART – Fundação Clóvis Salgado. Colabora com o trabalho de pesquisa e práticas de performance com o Projeto Cancioneiro de Musicas Populares de Cesar das Neves: interseções, coincidências e curiosidades, juntamente com outros docentes da Escola de Música da UEMG. Desenvolve práticas de performance, com ênfase na temática da Música Antiga (Música Historicamente Fundamentada), coordenando e atuando como Diretora e na criação de espetáculos dos grupos Seconda Prattica Ensemble (Performance Musical e Cênica) e Singspiel – Performers em Canto lírico. Atuou como cantora no Coral Lírico do Palácio das Artes, Coral Ars Nova da UFMG, Coral Concentus Musicum de Belo Horizonte, dentre outros.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0649173767449894
Fernando Tavares
Fernando Tavares é pesquisador, contrabaixista, professor e compositor. Doutorando em Musicologia pela ECA-USP. É mestre em Musicologia pela ECA-USP, especialista em Docência no Ensino a Distância pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Licenciado em Música pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Pesquisa sobre os processos composicionais e pedagógicos do período galante. Paralelamente desenvolve pesquisas musicais que envolvem a música popular com foco no Jazz/Fusion a partir dos anos 60, além do Rock em suas diversas vertentes, com base em artistas do Rock Progressivo, Hard Rock, Punk rock, New Wave, Grunge e outras vertentes que colaboraram para a construção da linguagem musical do mesmo. Realiza pesquisas sobre o contrabaixo elétrico em suas diversas formas de abordagem e com análise de importantes músicos do instrumento. Estas pesquisas podem ser vistas nas suas colaborações para revistas importantes para o contrabaixo como as extintas Coverbaixo (na qual atuou como colaborador entre 2005 e 2010), Bass Player Brasil (na qual atuou colaborador e colunista entre 2011 e 2017 e como editor didático entre 2013 e 2017), tendo publicado um número de 243 matérias nestas duas publicações. Além destes, possui site e canal do Youtube particular para compartilhar suas pesquisas desde o ano de 2005. Apresenta um programa semanal de rádio para divulgar o contrabaixo chamado MKK Bass Sessions da MKK Web Rádio.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2374413068325095
Gustavo Caum e Silva
Graduando em Bacharel em Filosofia pela FFLCH – USP, estuda piano desde 2013 e é bolsista no projeto de pesquisa de Estudos das estruturas métricas nas missas de José Maurício Nunes Garcia, sob orientação do Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Entrou para o Laboratório de Musicologia em 2017 e estuda estruturas rítmicas.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8704330549334423
Helleny Nobre
Possui graduação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música ( RJ-2016) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2020). Atualmente cursa Doutorado na USP desenvolvendo sua pesquisa pelo LAMUS (Laboratório de Musicologia EACH -USP); Sua pesquisa se concentra na representação interseccional da mulher negra no cenário musical Brasileiro.Atua como cantora, compositora, professora de música e musicoterapeuta (com pós-graduação Latu senso pelo Grupo Zayn Educacional-2023 e curso ABA no TEA pelo instituto Neuro- 2023) desenvolvendo sua prática de musicoterapia em clínica especializada em autismo na cidade de Cuiabá-MT denominada Mundo Azul.Foi integrante do grupo de Pesquisa História da Educação e Memória -GEM-IE-UFMT criado em 1993 na UFMT. Participou da organização do 27 Semiedu- Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovações, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso. É autora do artigo Mulher Negra: Gênero e Raça na educação musical erudita e nos palcos operísticos, publicado no livro: Música, estudos culturais e educação. Possui mais de 40 composições musicais do gênero canção, com temas sociais como o antirracismo e anticapacitismo.
Currículo Lattes:
João Luís dos Santos Meneses
O músico e acadêmico João Luís Meneses é graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando em música pela Universidade de São Paulo (USP). Suas pesquisas são ancoradas em matrizes teóricas da (etno)musicologia, com permanente entusiasmo transdisciplinar. Entre seus objetos de interesse, destacam-se questões que envolvem profissão musical, música popular e política cultural. Sob o pseudônimo “Jão Luís”, atua artística e profissionalmente como cantor, compositor e produtor musical.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2410396824666889
Membro Honorário e Professor Associado
Rodolfo Coelho de Souza
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4983349618185283
Membros Fundadores
Ana Elisa Barbar
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5686217754820399
Dario Rodrigues Silva
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1828530520642305
Fabíola Rosa
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1512000840179475
Mitia Ganade D’Acol
Currículo Lattes:
Ozório Christovam Bimbato
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1840054435317193
Pesquisadores que passaram pelo LAMUS
Bruna Padovani
Eliel Soares de Almeida
Gilberto Ceranto
Isabel Roriz de Pina
Isabela Mestriner
Jonathan Almeida
José Roberto dos Santos
Pedro Faidiga Passos
Rodrigo Lopes da Silva
Ronaldo Novaes
Talita Oliveira