Equipe

Equipe Atual

ÁGATA YOZHIYOKA ALMEIDA

Doutoranda em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes – USP. Diante da inefabilidade e da inescapabilidade do advento da morte, vem desenvolvendo, desde sua entrada em 2011 nas atividades de pesquisa do Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH/USP), coordenado pelo Prof. Dr. Diósnio Machado Neto, um entrelaçamento sobre o estudo da significação musical e a morte. Deteve-se a analisar os réquiens de João Domingos Bomtempo (IC-Fapesp, em 2013) e de Marcos Portugal (Mestrado, CAPES, 2014-2016) a partir da teoria das tópicas musicais. Atualmente, sua pesquisa se debruça sobre esquemas e tópicas musicais que possam indicar um caminho possível para pensar uma estética musical da morte em obras de compositores luso-brasileiros. Exerce atividade docente como Professora de Arte no município de Niterói/RJ. Tem interesse na intersecção entre pensamentos filosóficos e musicais, o que a fez tornar-se graduanda em Filosofia pela UFF.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0101538597112748

Caio Ferreira Gonçalves Azevedo

Graduando no curso de Gestão de Políticas Públicas na Escola de Artes Ciências e Humanidades-EACH USP estuda Contrabaixo desde 2015, atua na entidade Social da própria EACH e é bolsista no projeto de pesquisa; Análise discursiva de dois álbuns paradigmáticos no período de transição democrática brasileira: Sobrevivendo no Inferno (Racionais MC’s) e Brasil(Ratos de Porão); sob orientação do Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Entrou para o Laboratório de Musicologia em 2022 atuando junto à parte administrativa e faz parte do grupo de estudos do rock.

Elisete Dias Xavier

Doutoranda em Música (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes – USP, tendo como objeto de pesquisa a atuação feminina nas atividades musicais desenvolvidas no séc. XIX, em Minas Gerais. Mestre em Música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduação em Música – Bacharelado em Canto e em Composição (UFMG). Exerce atividade docente como professora nos Cursos de Graduação em Bacharelado e em Licenciatura com habilitação em Canto, na Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e no Curso de Formação em Canto na Escola de Música do Centro de Formação Artística e Tecnológica- CEFART – Fundação Clóvis Salgado. Colabora com o trabalho de pesquisa e práticas de performance com o Projeto Cancioneiro de Musicas Populares de Cesar das Neves: interseções, coincidências e curiosidades, juntamente com outros docentes da Escola de Música da UEMG. Desenvolve práticas de performance, com ênfase na temática da Música Antiga (Música Historicamente Fundamentada), coordenando e atuando como Diretora e na criação de espetáculos dos grupos Seconda Prattica Ensemble (Performance Musical e Cênica) e Singspiel – Performers em Canto lírico. Atuou como cantora no Coral Lírico do Palácio das Artes, Coral Ars Nova da UFMG, Coral Concentus Musicum de Belo Horizonte, dentre outros.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0649173767449894

Fernando Tavares

Fernando Tavares é pesquisador, contrabaixista, professor e compositor. Doutorando em Musicologia pela ECA-USP. É mestre em Musicologia pela ECA-USP, especialista em Docência no Ensino a Distância pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e Licenciado em Música pela Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Pesquisa sobre os processos composicionais e pedagógicos do período galante. Paralelamente desenvolve pesquisas musicais que envolvem a música popular com foco no Jazz/Fusion a partir dos anos 60, além do Rock em suas diversas vertentes, com base em artistas do Rock Progressivo, Hard Rock, Punk rock, New Wave, Grunge e outras vertentes que colaboraram para a construção da linguagem musical do mesmo. Realiza pesquisas sobre o contrabaixo elétrico em suas diversas formas de abordagem e com análise de importantes músicos do instrumento. Estas pesquisas podem ser vistas nas suas colaborações para revistas importantes para o contrabaixo como as extintas Coverbaixo (na qual atuou como colaborador entre 2005 e 2010), Bass Player Brasil (na qual atuou colaborador e colunista entre 2011 e 2017 e como editor didático entre 2013 e 2017), tendo publicado um número de 243 matérias nestas duas publicações. Além destes, possui site e canal do Youtube particular para compartilhar suas pesquisas desde o ano de 2005. Apresenta um programa semanal de rádio para divulgar o contrabaixo chamado MKK Bass Sessions da MKK Web Rádio.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2374413068325095

Gustavo Caum e Silva

Graduando em Bacharel em Filosofia pela FFLCH – USP, estuda piano desde 2013 e é bolsista no projeto de pesquisa de Estudos das estruturas métricas nas missas de José Maurício Nunes Garcia, sob orientação do Prof. Dr. Diósnio Machado Neto. Entrou para o Laboratório de Musicologia em 2017 e estuda estruturas rítmicas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8704330549334423

Isabel Roriz de Pina

Formada em composição musical pela Universidade Federal de Goiás, com compositores renomados como Estércio Cunha e Henrique de Curitiba. Fez canto lírico e piano erudito com nomes importantes na cena cultural de Goiânia e do mundo como ngela Barra, Ana Flávia Frazão e Luis Medalha. Atuou como cantora lírica no Coro Sinfônico de Goiânia de 2011 até 2019. Professora de iniciação musical, piano, canto e violão. Participou de diversos musicais na cidade de Goiânia e Pirenópolis encenando peças de Marcos Fayad e Antônio José da Silva ( acervo da família Pompeu de Pina). Gravou seu primeiro trabalho autoral em 2018 ( música popular brasileira )e ganhou prêmios como melhor composição e melhor poesia encenada no Festival Juriti em Goiânia. Algumas de suas composições fizeram parte de trilhas sonoras em filmes e em espetáculos de dança com o grupo Quasar. Participou como co-autora juntamente com a professora Ana Guiomar Rêgo Souza no livro “Música na contemporaneidade: Ações e Reflexões”. Ingressou no mestrado da USP em 2020 tendo como objeto de pesquisa a obra de Antônio José da Silva encontrada no acervo da família Pompeu de Pina na cidade de Pirenópolis/ Goiás.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6918100468325409

José Roberto dos Santos

José Roberto dos Santos é doutorando no Programa de Pós graduação em Mudança Social e Participação Política da EACH-USP sob orientação do Prof. Diósnio Machado Neto; Mestre em História pelo Programa de História Social – FFLCH-USP; Pós-graduado em Musicoterapia, Licenciado em História e Bacharel em música (clarineta). É Capitão do Quadro de Oficiais Músicos da Polícia Militar do Estado de São Paulo (reserva), professor de História na Escola Superior de Soldados da PMESP e pesquisador sobre bandas militares.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4792954595257245

Rodrigo Lopes da Silva

Mestrando em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP) é pós-graduado em Educação Musical pelo Claretiano Centro Universitário, licenciado em música pela Faculdade Paulista São José e graduado em música com habilitação em Regência, teve como professores Abel Rocha, Sérgio Assumpção, Naomi Munakata, Eduardo Fernandes, Mara Campos e Roberto Rodrigues. Teve como professores de canto Eduardo Abumnhad, Tereza Longato, Marcos Thadeu e Lidia Schaffer. Estudou regência na Escola Municipal de Música de São Paulo e participou de diversos cursos livres e oficinas na área de Educação Musical, como o Método Kodäly e método Orff. No campo da música popular estudou piano na Universidade Livre de Música Tom Jobim (U.L.M.) sob orientação de Lis de Carvalho. Lá também estudou composição com Arrigo Barnabé, harmonia com Albano Sales e Julio Cesar Figueiredo e integrou práticas de grupo com o baterista e compositor Nenê Minuano. Como pianista tocou ao lado de artistas e músicos como Alaíde Costa, Roberto Sion, Nivaldo Ornelas, Victor Martins, Vinicius Dorin, Nenê (baterista), Jayme Alem, Jurim Moreira e Jorjão Carvalho. No campo da música coral cantou no Coral Libercanto (São José dos Campos), Coro Vozes Paulistana – turnê no Uruguai em 2007 – Coro Jovem do Estado de São Paulo, Coro Academia Concerto – turnê na Polônia em 2011. Atualmente é professor de música na Escola Municipal de Música de Arujá (SP), regente do Coro da  Catedral São Dimas (São José dos Campos / SP) e diretor musical do Coro de Câmara do Vale do Paraíba. Membro do LAMUS desde 2018, sob a orientação do Prof. Dr. Diósnio Machado Neto pesquisa a obra vocal a cappella de Pe. José Maurício Nunes Garcia como projeto de mestrado.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7421160917357418

Talita Oliveira

Administradora pela Universidade Católica de Brasília (UCB), Possui Licenciatura em Teatro e pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestranda em Mudança Social e Participação Política – EACH/Universidade de São Paulo. Atuou no Observatório do Ensino das Artes no estado do Tocantins, participou do Festival de Artes das Escolas de Palmas – FAES, Coordenou edições da Mostra de Cultura, Arte e Teatro – MOSCA da UFT. Atuou em pesquisas de campo para o Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Iniciou sua carreira como professora em 2013 nas Faculdades Objetivo. Atualmente desenvolve seu projeto de pesquisa no Theatro Municipal de São Paulo e estudos no LAMUS (Laboratório de Musicologia).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3144126408948257

Membro Honorário e Professor Associado

Rodolfo Coelho de Souza

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4983349618185283

Membros Fundadores

Ana Elisa Barbar

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5686217754820399

Dario Rodrigues Silva

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1828530520642305

Fabíola Rosa

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1512000840179475

Mitia Ganade D’Acol

Currículo Lattes:

Ozório Christovam Bimbato

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1840054435317193

Pesquisadores que passaram pelo LAMUS

Bruna Padovani

Eliel Soares de Almeida

Gilberto Ceranto

Isabela Mestriner

Jonathan Almeida

Pedro Faidiga Passos

Ronaldo Novaes