Projetos de Pesquisa
Processos históricos, ideológicos e documentais da Música Brasileira
Objetivo: Desenvolver conceitos e materiais para o aprimoramento do conhecimento sobre a música brasileira, principalmente do período colonial. A linha constitui-se nos seguintes campos de estudos:
1. Análise da documentação sobre a atividade musical no Brasil
2. Divulgação do patrimônio musical, através de projetos na área de catalogação, edição e gravação de repertório
3. Estudo dos processos ideológicos do exercício e recepção da música
4. Estudo dos processos receptivos da teoria musical e dos processos de comunicação musical (estudos de retórica musical; significação e discurso na música)
5. Estudo da historiografia musical sobre a música brasileira.
6. Pedagogia do ensino das histórias da música
Linhas de Pesquisa
Estudos das estruturas discursivas na música de José Maurício Nunes Garcia
Descrição: O projeto tem como objetivo estudar o uso das estruturas tópicas na música de José Maurício Nunes Garcia. A partir do mapeamento e uso das estruturas tópicas como retórica buscar o cruzamento que possa revelar discursos sobre doutrinas ou posturas. Os resultados esperados são encontrar manifestações das mentalidades da época, não só em relação ao conhecimento musical, mas do que podemos considerar manifestações ideológicas através da música.
Música como discurso no período colonial brasileiro
Descrição: O princípio geral que rege esse projeto é considerar a música como uma expressão intrínseca a suas estruturas de realização, o seja, um espaço que conjuga a condição do pensável como uma revelação consciente/inconsciente do corpo social, e este como resultante de um fluxo histórico que promove manifestações simbólicas que são definidas e sistematizadas como discurso. Assim, discurso, para este projeto, são conteúdos de enunciação vinculados a uma estrutura sócio-histórica definida, tanto para processos de persuasão/adesão como de resistência. É una estrutura na qual o movimento se dá nas formas de pronunciação de um sujeito, ou sistema, interpelado por uma ideologia, que, por sua vez, forjam ferramentas de persuasão (aqui analisadas como estruturas retóricas). Através dessas ferramentas, analisa-se os processos de poder como o ato interativo/retroativo dentro das redes de práticas sociais, buscando as identidades politizadas. O objetivo geral do projeto é extrair os contextos de controle, a partir da prática musical, ou, também, revelar, a condição do corpo (coletivo ou individual) como fonte de operações simbólicas que estruturam efeitos dos sentidos gerais da cultura, ou seja, consideramos a música como um produto cultural, o que nos leva a observar as formas de produção (inclusive possibilidades de conhecimento teórico, performatividade e organização da circulação da música) e recepção (considerando até mesmo problemas como os cânones civilizacionais adquiridos no sistema de colonização e as formas de impacto da música na sociedade). Especificamente, o projeto analisa obras do universo religioso do Brasil colonial, tratando de estabelecer padrões discursivos (estruturas retóricas) e seus vínculos simbólicos absorvidos do sistema de significação musical estabelecido entre os séculos XVII e XVIII (estruturas afetivas e tópicas). O resultado esperado é, primeiro, observar as redes de conhecimento como estruturas de colonização e, segundo, observar os discursos territorializados, ou seja, os processos de transculturação que modificavam sentidos originais através das sensibilidades locais, no trato da música como discurso.
Estudos de Significação Musical
Objetivo: Estudar as epistemologias e teorias da área de significação musical.
Estudar os processos de significação musical no Brasil, com especial ênfase na música produzida no período colonial brasileira.
Estudar a transculturalidade através dos processos de significação.
Estudos dos processos pedagógicos da música
Objetivo: Desenvolver material para o desenvolvimento do estudo da música como prática de modificação social.
Desenvolver material didático para o estudos de significação musical Desenvolver material de divulgação científica do Lamus-EACH.