“O axioma da musicologia é que ela investiga a arte sonora. Sua epistemologia se desenvolve na interdisciplinaridade dada na compreensão da condição humana. Isso inicia pela definição dessa condição em contextos históricos e geográficos. No entanto, seu foco, contemporâneo, está em entender a arte sonora e musical como expressão multifacetada no espaço e no tempo, refletindo a diversidade cultural e humana. A teoria que desenvolvemos de forma autoral se fundamenta na ideia de inflação cósmica, pois postula que as trocas musicais ocorrem por meio da densificação de parâmetros musicais, mas principalmente a partir de gestualidades, logo “Teoria das Gestualidades Inflacionárias”. Dentre os diversos projetos de pesquisa que emanam dessa abordagem, destacam-se os estudos decoloniais da música e as análises de significado relacionadas ao repertório da tradição erudita europeia no contexto brasileiro.” Diósnio Machado Neto
O Laboratório de Musicologia da EACH-USP é um espaço dedicado à pesquisa da música em suas dimensões sócio-históricas, com ênfase na música da tradição ocidental. Atualmente desenvolve duas linhas de investigação: (1) os processos discursivos da música no Brasil colonial (na área de significação musical); (2) música e bandas no Estado de São Paulo.
As linhas de pesquisa do Laboratório são:
- Estudos de Significação Musical
- Estudos Discursivos na Músical do Brasil colonial
- Estudos dos processos pedagógicos da música
- Estudos sobre Bandas de Música no Brasil
O Lamus também busca desenvolver material didático para o ensino da História da Música, trabalhando na produção de e-videos para as disciplinas de Música Brasileira e História da Música. Em seu quadro, o Lamus conta com pós-doutorandos, doutorandos, mestrando e alunos de graduação. Está localizado na Escola de Artes, Ciência e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)