LAPROFAR

Este site apresenta um histórico, bem como as linhas de pesquisa e produção científica do Laboratório de P&D em Processos Farmacêuticos (LAPROFAR), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP), coordenado pelo Prof. Dr. Wanderley Pereira de Oliveira.

De maneira geral, os estudos realizados no LAPROFAR têm sido direcionados ao desenvolvimento tecnológico da secagem e aglomeração de processos farmacêuticos e biotecnológicos. Exemplos representativos dessas pesquisas incluem revestimento e aglomeração de produtos farmacêuticos em estado suspenso (leitos fluidizado e de jorro); micro e nanoencapsulação de produtos farmacêuticos, óleos voláteis e extratos vegetais; secagem de proteínas e enzimas; e tecnologia fitofarmacêutica, com ênfase no desenvolvimento e padronização de fitofarmacêuticos, caracterização de produtos e avaliação da estabilidade de extratos fluidos e secos de plantas medicinais e aromáticas. Os ensaios de atividade biológica dos produtos de engenharia também são realizados em cooperação com outros grupos de pesquisa intra e interinstitucionais.

As pesquisas desenvolvidas pelo grupo LAPROFAR recebem forte apoio financeiro da FAPESP, de agências federais de fomento (CNPq, CAPES) e da USP. Essas intervenções incluem bolsas de pesquisa, fornecimento de infraestrutura, equipamentos multiusuários e projetos de jovens pesquisadores, além de várias bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado, de pesquisa e de pós-doutorado. Os notáveis ​​recursos financeiros concedidos até o momento permitiram a implementação de uma infraestrutura de pesquisa robusta e inovadora em termos de área física, equipamentos de pesquisa, suprimentos e pessoal tecnicamente qualificado.

Os resultados dos trabalhos são apresentados em importantes reuniões científicas da área e publicados em revistas científicas nacionais e internacionais de alto impacto, capítulos de livros e anais de conferências; o que tende a fortalecer a visibilidade e o reconhecimento nacional e internacional do grupo de pesquisa. Isso é evidenciado pelo crescimento consistente no número de citações da produção bibliográfica do LAPROFAR por grupos de pesquisa do Brasil e do exterior.

Foto: Lista de várias plantas medicinais e aromáticas investigadas no LAPROFAR.