Pesquisa

25/01/2019

A Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), iniciou suas atividades em 2005, porem, a infraestrutura laboratorial necessária para o desenvolvimento das atividades de pesquisa estava em processo de construção e infelizmente o prazo de entrega foi adiado varias vezes. No período de Janeiro 2006 a Dezembro 2008, as atividades de pesquisa foram desenvolvidas no laboratório da Profa. Dra. Sayuri Miyamoto (Instituto de Química), com conhecimento e aprovação da Chefia do Departamento de Bioquímica, IQ – USP.

Na EACH iniciei as atividades de pesquisa com o projeto “Identificação de promotores e elementos cis no genoma de fungos”, com participação do aluno de iniciação científica Tiago Pelicer Lopes de Souza, bolsista da Pró-Reitoria de graduação-Universidade de São Paulo (2006-2007). O projeto pretende identificar os promotores e elementos cis conservados e presentes nos promotores de genes que são co-expressos ou co-regulados no genoma de fungos filamentosos (Trichoderma reesei, Aspergillus nidulans e Neurospora crassa), os resultados foram apresentados no Congresso do SIICUSP-2007. Ainda, orientei a aluna de iniciação científica bolsista da Pró-Reitoria de graduação-Universidade de São Paulo (2006-2007), Patrícia Cristina Stefanutto, na execução do projeto “Bioquímica em movimento” com o objetivo de desenvolver animações que facilitem o entendimento por parte dos alunos dos distintos processos bioquímicos que acontecem na célula.

O desenvolvimento da linha de pesquisa que utiliza como organismo modelo o fungo filamentoso Trichoderma reesei (um organismo que apresenta um sistema de enzimas celulósicas bem descritas na literatura, sendo considerado um dos mais eficientes produtores de enzimas celulases) pretende o estudo de sua habilidade para produção de proteínas homologas ou heterologas e estudo de enzimas com potencial utilização biotecnológica. Em agosto de 2007, foi concedido auxilio pesquisa regular (Processo FAPESP 2007/50567-6), para execução do projeto “Metabolismo de Compostos Aromáticos em Trichoderma reesei).

As atividades de pesquisa foram desenvolvidas com participação do aluno Mauricio Yoshiaki Nishikata, bolsista treinamento técnico nível III (TT-III) – FAPESP (2007-2009). Neste projeto, temos identificado e caracterizado os genes TrNit, TrMnSOD e TrSp1, potencialmente envolvidos no metabolismo de compostos aromáticos. Os genes TrNit e TrMnSOD, codificam proteínas com alta similaridade às enzimas nitrilase e superóxido dismutase manganês, respectivamente. Além disso, o gene TrSp1 codifica uma proteína com similaridade ao fator de transcrição dedo de zinco Sp1, potencial regulador da rede que regula a degradação de compostos aromáticos.

Parte da pesquisa foi desenvolvida no IQ/USP e parte no recém-entregue laboratório na EACH. A estrutura física (sala e bancada, sem armários, mobiliário, material ou equipamento) dos laboratórios de pesquisa da EACH foi entregue no inicio do ano 2009 e apesar da falta de apoio da administração – EACH e das inúmeras deficiências que apresenta o prédio laboratorial (desenho laboratorial inapropriado, limitação de área física, constante queda de energia, bancadas inapropriadas, falta de pontos de tomada de energia, falta de área para atividades dos alunos, entre outras), temos dado continuidade ao desenvolvimento das atividades de pesquisa.

Contando com recursos obtidos através de projetos de pesquisa tem sido possível a implementação do laboratório de “Bioquímica e Biotecnologia de Proteínas” da EACH, sob minha responsabilidade, o qual conta com diversos equipamentos para desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de microbiologia, bioquímica, biologia molecular e outras afins. Assim, contamos com duas câmaras de fluxo laminar biossegurança nível 2, autoclave para esterilização por calor úmido, 03 termocicladores, balanças analíticas e de precisão, centrifugas refrigeradas e não refrigeradas, fornos de secagem e de hibridização, banho maria e banho seco, espectrofotômetro UV/Vis, ultrafreezer – 80ºC, sonicador de ultra-som, medidor de pH, sistema de eletroporação, sistema de purificação de água, sistema de purificação de proteínas AKTA FPLC, sistema de transformação por biobalística, leitor de microplacas UV/Vis, sistema de eletroforeses horizontal e vertical, sistema de transferência de proteínas para análise Western-Blot, incubadoras bacteriológicas tipo estufa e tipo shaker com agitação orbital,  sistemas de agitação com ou sem chapa quente, forno microondas, transiluminador de luz azul, sistema de fotodocumentação, geladeiras, freezers, sistema de informática para análise, armazenamento e impressão de dados, entre outros.

Assim, a capacidade demonstrada na idealização, planejamento, desenvolvimento, participação e integração em atividades de pesquisa tem permitido ser:

– Líder do grupo de Pesquisa CNPq Bioquímica e Biotecnologia de Proteínas (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4341858493092611).

– Pesquisador principal participante do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN) – Divisão de Processo de Fabricação de Biocombustíveis (http://208.67.2.44/index.php/research-29/projects).

– Pesquisador principal participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (INCT do Bioetanol) – Centro de Prospecção de fungos e engenharia de enzimas (http://www.inctdobioetanol.com.br/grupo).

– Pesquisador colaborador do Projeto “The Red Sea marine genomics Project: An enviromental genomics approach for the study of marine organisms in the Red Sea”, desenvolvido com participação de pesquisadores de The American University in Cairo (AUC-Cairo, Egito), King Abdullah University of Science and Technology (KAUST, Arabia Saudita), Instituto de Química/USP e EACH/USP.

– Pesquisador colaborador do Projeto “Patrimônio cultural do vale histórico paulista: análise da vulnerabilidade às mudanças climáticas”. (FAPESP 2011/51016-9, vigência 2012-2014).

A participação nestas atividades tem permitido montar um estruturado grupo de pesquisa, com participação de alunos de iniciação científica e pós-graduação.