XYZ-MT

04/08/2023

A startup XYZ Molecular Target apresenta um grande avanço em termos de tecnologia e inovação sustentável, ao desenvolver um conjunto de biosensores bacterianos que compõem a plataforma ADP-MoA: Antibiotic Discovery Platform by Mechanism of Action. Tal tecnologia permite a triagem em larga escala de bibliotecas de moléculas naturais ou sintéticas em coleções de extratos, frações e produtos naturais, de grande interesse para a indústria farmacêutica, centros de pesquisa e empresas dedicadas à bioprospecção.

Há uma crise global que envolve crescente resistência a antibióticos, particularmente aos patógenos ESKAPE (espécies bacterianas com resistência aos antibióticos atuais: Enterococcus faecium, Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae, Acinetobacter baumanni, Pseudomonas aeruginosa e espécies de Enterobacter). Sendo assim, torna-se imperativo o desenvolvimento e identificação de novos agentes antimicrobianos. A ausência de ensaios funcionais simples e práticos que determinem, simultaneamente, a atividade antimicrobiana e o alvo de ação molecular do composto putativo é um gargalo importante, uma vez que a descoberta do mecanismo de ação é uma das atividades que demandam maior tempo na etapa pré-clínica (~ 5 anos) para o desenvolvimento de novos antibióticos, porém, é exigido pelos órgãos regulatórios para o lançamento de novos antimicrobianos.

 

A plataforma para identificar moléculas antimicrobianas e, simultaneamente, o mecanismo de ação molecular (dano ao DNA, inibição da síntese de proteínas ou dano à membrana/parede celular), ADP-MoA: Antibiotic Discovery Platform by Mechanism of Action, utiliza biosensores bacterianos, geneticamente modificados, em que a ativação de um promotor específico que responde a um condição de estresse (pSensor) leva à expressão do  gene repórter luminescente Luciferase (lux). Assim, além da identificação da atividade antimicrobiana é possível determinar o mecanismo de ação molecular.