Lançamento de Livro – Programação Matemática para Otimização de Processos

O livro Programação Matemática para Otimização de Processos, de autoria do Prof. Jorge A. W. Gut da Escola Politécnica da USP foi lançado pela Edusp em Junho de 2021!

A programação matemática é uma poderosa ferramenta para a tomada de decisões e a otimização de processos. Baseia-se na representação matemática de um sistema mediante o uso de variáveis contínuas e discretas e na subsequente busca pela solução ótima em um espaço de alternativas, visando a um sistema mais eficiente e viável, com menor custo.

Esta obra apresenta a alunos de graduação e pós-graduação em engenharia, com linguagem clara e direta, os fundamentos e as técnicas de otimização por programação matemática. A teoria é exposta de forma didática, por meio de exemplos numéricos em vez de deduções matemáticas formais, facilitando a compreensão das bases que norteiam os algoritmos de otimização.

O livro avança de forma gradual, começando por conceitos básicos de cálculo e álgebra linear e passando por programação linear (LP), não linear (NLP) e inteira mista (MILP e MINLP). Tem o intuito de capacitar o leitor a formular modelos de otimização com variáveis contínuas e binárias, resolvê-los manualmente ou por meio de programas comerciais e interpretar os resultados.

Problemas que envolvem, por exemplo, programação de produção ou projeto ótimo de processos são resolvidos e ilustrados passo a passo, incluindo o emprego dos programas Gams, Lingo e Excel Solver, com ênfase nos aspectos práticos. O leitor pode escolher que programas adotar, o que contribui para a abrangência e a versatilidade da obra.

ISBN 13: 9786557850336
Peso: 0,679 kg