Aspectos Desenvolvimentais da Cognição Humana
Nesta linha, temos desenvolvido estudos nos seguintes projetos:
- Formação e manutenção de classes de equivalência com estímulos verbais em populações clínicas e não clínicas de idosos;
- Desenvolvimento de repertórios verbais em crianças pré-escolares;
- Fatores intervenientes nos processos de aprendizagem e manutenção de repertórios verbais em crianças com desenvolvimento típico e atípico.
Boa parte dos projetos de pesquisa desenvolvidos sobre essas temáticas são de natureza básica, e enfocam processos específicos envolvidos na aprendizagem de repertórios verbais por crianças com desenvolvimento típico e atípico, e na perda de linguagem em idosos saudáveis e com transtornos neurocognitivos. Atualmente, estão sendo conduzidas pesquisas aplicadas (com foco no desenvolvimento de intervenções), tanto para crianças em situação de risco, como para idosos com comprometimento cognitivo e seus cuidadores.
Exposição de crianças pré-escolares a telas: Aspectos gerais e correlação com diferentes domínios que afetam a aprendizagem
A exposição e o uso de telas por crianças têm se tornado uma preocupação em todo o mundo, especialmente depois do advento dos dispositivos móveis (e.g., tablets e smatphones), que facilitam o acesso a múltiplas mídias digitais, muitas vezes sem monitoramento de um adulto. Crianças pré-escolares (com desenvolvimento típico ou não) são as mais vulneráveis, mas sabe-se pouco sobre os efeitos desse uso em diferentes domínios do desenvolvimento nessa faixa etária. No Brasil, há um número reduzido de pesquisas sobre esse tema, e a maioria delas é feita por formulários online, que se restringe a famílias de maior renda e com acesso pleno à internet. O objetivo geral desta pesquisa é levantar informações sobre o uso/exposição a telas por crianças pré-escolares, com desenvolvimento típico e com diagnóstico de DI e TEA, seus pais e professores. Além disso, pretende-se identificar correlações entre a quantidade e o contexto do uso de telas, em contextos familiar e escolar, o desenvolvimento da linguagem e o engajamento escolar de crianças pré-escolares com desenvolvimento típico.