Publicações

Artigos científicos

Pansarim, V., & Schmidt, A. (2019). Efeitos do estresse crônico e moderado sobre o desempenho de ratos Wistar em tarefas de aprendizagem. Interação em Psicologia, 23, 146-156.  http://dx.doi.org/10.5380/psi.v23i02.58030

Vaz, A. M., & Schmidt, A. (2019). Learning of pseudowords by children of different ages in a shared book reading context. Paidéia, 29, e2912. http://dx.doi.org/10.1590/1982-4327e2912

Bonagamba, C., & Schmidt, A. (2019). Leitura compartilhada de histórias e aprendizagem de palavras em crianças típicas e com Síndrome de Down. Avances en Psicologia Latinoamericana, 37, 73-88. http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.5975

Fontanesi, S. R. O., & Schmidt, A. (2019). Ensino de relações condicionais por pareamento auditivo-visual e exclusão para uma idosa com afasia fluente. Acta Comportamentalia, 27, 73-89.

Bettio, C. D. B., Bazon, M. R., & Schmidt, A. (2019). Fatores de risco e de proteção associados a atrasos no desenvolvimento da linguagem: Uma revisão integrativa da literatura. Psicologia em Estudo, 24, e41889. http://dx.doi.org/10.4025/1807-0329e41889

Resende, F. M., Fonseca, J., & Schmidt, A. (2018). Aprendizagem de relações palavra-objeto por exclusão em crianças típicas e com atraso da fala. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 14, 1-14.  http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v14i1.7154

Langsdorff, L. C., Domeniconi, C., Schmidt, A., Gomes, C. G., & de Souza, D. G. (2017). Learning by exclusion in individuals with autism and Down syndrome. Psicologia: Reflexão e Crítica, 30, 1-10. https://doi.org/10.1186/s41155-017-0064-x

Malerbo, A. C. D. B., & Schmidt, A. (2017). Aprendizagem de relações nome-textura por meio de dois procedimentos de ensino por exclusão. Acta Comportamentalia, 25, 5-23.

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Cippola, N., Domeniconi, C., & Schmidt, A. (2017). Flexibilização de avaliações acerca de profissões após um programa em orientação profissional. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 18, 167-180. http://doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n2p167

Barbosa, B. F., Gomes, G. F., Costa, A. R. A., Schmidt, A. (2016). Aprendizagem de discriminação auditivo-visual a partir de uma única tentativa de exclusão com objetos tridimensionais. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 17, 22-37. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.813

Fontanesi, S. R. O., & Schmidt, A. (2016). Intervenções em afasia: uma revisão integrativa. Revista CEFAC, 18, 252-262. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620161817715

 Schmidt, A., Franco, M. G. O., Loterio, L. S., Gomes, G. F. (2016). Learning name-object relations after a single exclusion trial in 18-to-48-month-old children. The Psychological Record, 66, 53-63. https://doi.org/10.1007/s40732-015-0151-2

Garcia, F. P., Vaz, A. M., & Schmidt, A. (2016). Shared book reading and word learning in preschool children. Temas em Psicologia, 24, 1451-1463. http://doi.org/10.9788/TP2016.4-14En

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Angonese, L. S., Boueri, I. Z., & Schmidt, A. (2015). O Adulto com deficiência intelectual: Concepção de deficiência e trajetória de carreira. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 16, 23-34. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issues&pid=1679-3390&lng=pt&nrm=iso

Langsdorff, L. C., Schmidt, A., & Domeniconi, C. (2015). Aprendizagem de relações auditivo-visuais por meio de tentativas de exclusão. Interação em Psicologia, 19, p. 25-35. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v19i1.33978

Ribeiro, J., & Schmidt, A. (2015). Aprendizagem de relações palavra-objeto por bebês em um procedimento de introdução sucessiva de estímulos. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 11, 70-79. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v11i1.3777

Schmidt, A., Costa, A. R. A., Norberto, M. C., & Voss, A. (2014). Ocorrência de classes gramaticais na fala espontânea de crianças de 18 a 41 meses com pares. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27, 573-581. http://doi.org/10.1590/1678-7153.201427319

Biscouto, K. D., Schmidt, A., & Veiga, D. I. (2014). Seguimento de instruções não correspondentes em crianças de diferentes idades. Interação em Psicologia, 18, 139-153. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v18i2.29428

Antoniazzi, M., Domeniconi, C., & Schmidt, A. (2014). Efeito da pré-exposição ao objeto no desempenho por exclusão e na aprendizagem da relação nome-objeto. Acta Comportamentalia, 22, 23-36.

Souza, M. F., & Schmidt, A. (2014). Responding by exclusion in Wistar rats in a simultaneous visual discrimination task. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 102, 346-352. https://doi.org/10.1002/jeab.106

Schmidt, A., Postalli, L. M. M., Nakachima, R. Y., & de Souza, D. G. (2013). Controle instrucional e classes de estímulos equivalentes que incluem verbos e ações. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26, 136-150. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100015

Souza, D. G., Postalli, L. M. M., & Schmidt, A. (2013). Extending equivalence classes to sentences and to instructional control. European Journal of Behavior Analysis, 14, 105-116. https://doi.org/10.1080/15021149.2013.11434449

Costa, A. R. A., Schmidt, A., Domeniconi, C., & de Souza, D. G. (2013). Emparelhamento com o modelo simultâneo e atrasado: Implicações para a demonstração de equivalência de estímulos por crianças. Temas em Psicologia, 21, 469-482. http://dx.doi.org/10.9788/TP2013.2-13

Veiga, D. I., Schmidt, A., & Biscouto, K. D. (2012). Uma análise das funções de instruções em um procedimento de operante livre com crianças. Acta Comportamentalia, 20, 45-69.

Boueri, I. Z. & Schmidt, A. (2011). A criança com deficiência institucionalizada e o ensino de habilidades sociais. Interação em Psicologia, 14, 185-196. http://dx.doi.org/10.5380/psi.v14i2.15044

Fraresso, A. P. & Schmidt, A. (2008). Educadores de alunos com transtorno invasivo do desenvolvimento: conhecimento e práticas. Revista Universidade Positivo Biologia & Saúde, 1 (2), 56-63.

Veiga, D. I., Bueno, M. G., Belém, M. G., & Schmidt, A. (2008). As habilidades sociais dos jogadores de RPG. Psicologia: Argumento, 26 (53), 159-168.

Araújo, J. P. & Schmidt, A. (2006). Inclusão de pessoas com necessidades especiais no trabalho: A visão de empresas e de instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba. Revista Brasileira de Educação Especial, 12 (2), 241-254. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382006000200007

Kirchner, L. F., Boueri, I. Z., Sartori, J. R., & Schmidt, A. (2005). Autismo infantil e sexualidade: A visão dos pais de adolescentes autistas. Revista Unicenp de Biologia e Saúde, 1(4), supl.1, 44-45.

Lupepsa, M. L., Longo, T. P., Machado, J. C. S., & Schmidt, A. (2005) Separação mãe-filho e auto-regras: O que as mães dizem e fazem quando deixam os filhos na creche. Revista Unicenp de Biologia e Saúde, 1 (1), 46-54.

Schmidt, A. & de Souza, D.G. (2002). Seguimento de instruções em ambiente natural: O papel das consequências no estabelecimento de uma classe generalizada. Acta Comportamentalia, 10(1), 45-64.

 

Capítulos de livro

Schmidt, A. (2019). Aprendizagem de relações condicionais em idosos com transtornos neurocognitivos. In: Paula Suzana Gioia; Marcos Spector Azoubel. (Org.). Estudos em análise do comportamento e saúde (pp. 57-76). Curitiba: CRV.

Schmidt, A. (2017). Procedimentos de ensino de vocabulário para crianças com deficiência. In: S. Silva, & L. Digiampietri (Orgs.), Conhecendo a USP: Contribuições do ensino, da pesquisa e da extensão no campo das deficiências (pp. 57-66). São Paulo.

Schmidt, A. (2016). “Esse não é um pitilics, então só pode ser aquele”: O responder por exclusão e a aprendizagem de repertórios verbais. In: P. G. Soares; J. H. Almeida; C. R. X. Cançado. (Orgs.), Experimentos clássicos em análise do comportamento (pp. 171-185). Brasília: Instituto Walden4.

Schmidt, A., Postalli, L. M. M., & de Souza, D. G. (2014). Equivalência de estímulos e o controle instrucional. In: J. C. de Rose; M. S. C. A. Gil & D. G. de Souza. (Orgs.), Comportamento simbólico: Bases conceituais e empíricas (pp. 309-334). Marília/São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica.

Schmidt, A., & Souza, D. G. (2008). Uma análise de metacontingências na escola inclusiva. In: W. C. M. P. Silva,(Org.), Sobre comportamento e cognição: Análise comportamental aplicada (pp. 267-281). Santo André: ESETec Editores Associados.

Schmidt, A., & de Souza, D. G. (2003). Controle instrucional: discussões atuais. In: C. E. Costa; J. C. Luzia; H. H. N. Sant’Anna. (Orgs.), Primeiros passos em análise do comportamento e cognição (pp. 33-53). Santo André: ESETec.