Aspectos Desenvolvimentais da Cognição Humana
Nesta linha, temos desenvolvido estudos nos seguintes projetos:
1) formação e manutenção de classes de equivalência com estímulos verbais em populações clínicas e não clínicas de idosos;
2) o desenvolvimento de repertórios verbais em crianças pré-escolares;
3) fatores intervenientes nos processos de aprendizagem e manutenção de repertórios verbais em crianças com desenvolvimento típico e atípico.
Boa parte dos projetos de pesquisa desenvolvidos sobre essas temáticas são de natureza básica, e enfocam processos específicos envolvidos na aprendizagem de repertórios verbais por crianças com desenvolvimento típico e atípico, e na perda de linguagem em idosos saudáveis e com transtornos neurocognitivos. Atualmente, estão sendo conduzidas pesquisas aplicadas (com foco no desenvolvimento de intervenções), tanto para crianças em situação de risco, como para idosos com comprometimento cognitivo e seus cuidadores.
Estudos do Comportamento de Animais Não Humanos, com Ênfase em Processos de Aprendizagem
Nesta linha de pesquisa temos estudado o comportamento de escolha de ratos (machos e fêmeas), especialmente o comportamento de tomada de risco em diferentes tipos de contingências. Iniciamos, também, o estudo do efeito do estresse moderado e crônico sobre processos de aprendizagem espacial em ratos.