Pesquisadores

Andréia Schmidt

Coordenadora do LEBAC. Docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Psicóloga (UFPR), mestre em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Psicologia Experimental (USP). Desenvolve estudos sobre aprendizagem e recuperação de repertórios verbais em crianças (típicas ou não) e idosos (saudáveis ou com transtornos neurocognitivos). É membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino e orienta projetos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (USP-RP).

http://lattes.cnpq.br/3886712611757992

Ana Carolina Arruda Miranda

Formada em psicologia pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Mestra em ciências pelo Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. No mestrado, sob orientação da professora Dra. Andreia Schmidt, realizou pesquisas com professoras e crianças pré-escolares, voltadas para aprendizagem de palavras a partir de Leitura Compartilhada de Histórias. Atualmente é doutoranda do mesmo programa, também sob orientação da professora Andreia, e realiza pesquisas com professoras voltadas para o ensino de habilidades básicas para crianças pré-escolares com Deficiência Intelectual.

http://http://lattes.cnpq.br/2856842250034245

 

 

 

Claudia Daiane Batista Bettio

TRAJETÓRIAhttp://http://lattes.cnpq.br/2856842250034245

 

 

 

Maria Elisa Kusano

Maria Elisa Kusano, formada em Terapia Ocupacional pela Centro Universitário de Araraquara -UNIARA, especialista em Terapia de Mão pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- HCFMUSP, especialista em análise do comportamento aplicada ao autismo pelo Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social – IEPSIS, acreditada pelo BCBA, fez mestrado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo no laboratório de psicofísica do Programa de Pós Graduação em Psicobiologia (USP-RP) e atualmente realiza doutorado sob orientação da Profa. Dra. Andréia Schmidt sobre estímulos sensoriais na aprendizagem de crianças com Transtorno Do Espectro Autista – TEA. Maria Elisa atualmente atua como coordenadora na Clínica Entremeio Intervenção Comportamental e é docente na pós graduação latu sensu Análise do comportamento aplicada ao autismo do IEPSIS.

http://http://lattes.cnpq.br/5955641169873775

 

 

 

Sara Tamiris Cirilo Fernandes

TRAJETÓRIA

http://http://lattes.cnpq.br/0258662941150098

 

 

 

Vinícius Warisaia

TRAJETÓRIA

http://http://lattes.cnpq.br/7447002498406025

 

 

 

Maryam Furlan Ayoub

TRAJETÓRIA

http://http://lattes.cnpq.br/3765142298834071

 

 

 

Vitor Pansarim

Formado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Realizou Iniciação Cientifica no LEBAC e encontra-se no mestrado no mesmo laboratório pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia (USP-RP). Realiza pesquisas, sob orientação da Profa. Dra. Andréia Schmidt, na área de estudos do comportamento de animais não humanos. Em específico, investiga o efeito de modelos de estresse crônico sobre o desempenho de ratos em tarefas de aprendizagem.

http://http://lattes.cnpq.br/5696686440887713

 

 

 

Yara Luana Pereira de Souza

Formada em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo em 2019. Realizou três projetos de Iniciação Científica: estudo sobre Qualidade de Vida de Pacientes Trombofílicos, estudo sobre Vivência de Pacientes recém diagnosticados com doenças onco-hematológicas, e estudo sobre as Dificuldades de Cuidadores Informais de Idosos com Transtornos Neurocognitivos. Atualmente realiza mestrado no PPG em Psicobiologia sob a orientação da Profª. Drª. Andréia Schmidt, na área de estudos de gerontologia comportamental. Em específico investiga a eficácia de uma intervenção multicomponente com cuidadores informais no manejo de comportamentos problemas de idosos com transtornos neurocognitivos.

http://http://lattes.cnpq.br/3863454845943442

 

 

 

Amanda Gabriele Cruz Carvalho

TRAJETÓRIA

http://http://lattes.cnpq.br/5729643030091353

 

 

 

Ana Beatriz do Prado Schiavone

Graduanda em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Realiza Iniciação Científica no LEBAC, sob orientação da Profª Drª Andreia Schmidt e colaboração da Ms. Ana Carolina Arruda Miranda, relacionada a estratégias de leitura compartilhada de histórias e engajamento de crianças pré-escolares.

http://http://lattes.cnpq.br/5539761919202481

 

 

 

Lara Saizaki Ueno

TRAJETÓRIA

http://http://lattes.cnpq.br/6642778377435153

 

 

 

Marcos Barbosa Junior

Graduando em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Realiza Iniciação Científica no Laboratório de Estudos Básicos e Aplicados em Análise do Comportamento (LEBAC), sob orientação da Profª Drª Andreia Schmidt, com o título de “Expansão de classes funcionais por meio do desempenho por exclusão:
Comparação entre Crianças e Universitários”.

http://http://lattes.cnpq.br/2859730498990140