LUTE

24 de março de 2024

Lute – Lutos e Terminalidades.
Grupo de pesquisa e intervenção.

O Grupo de Estudos e Intervenções em Lutos e Terminalidade da Universidade de São Paulo (LUTE-USP) foi criado em 2020 junto ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (LEPPS-FFCLRP-USP-CNPq), sob a coordenação da Dra Érika Arantes de Oliveira-Cardoso, juntamente com os psicólogos Jorge Henrique Correa dos Santos, Juliana Tomé Garcia e Pamela Perina Braz Sola.

O nascimento do LUTE coincidiu com o advento da pandemia da COVID-19, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a emergência sanitária global em decorrência da disseminação do vírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Apesar de ser um projeto concebido e gestado anteriormente (com ações desde 2000), este marco histórico foi o propulsor da criação do LUTE.

O LUTE-USP se insere em uma proposta de ensino, pesquisa e extensão universitária que tem como missão social oferecer cuidados psicológicos à população menos favorecida e promover o aprimoramento da formação de graduandos e pós-graduandos em Psicologia de uma instituição de ensino superior de natureza pública. Atualmente, o LUTE é composto por 17 psicólogos (dois docentes da FFCLR-USP, e 15 psicólogos(as).

O LUTE oferece cerca de 50 vagas de atendimentos anuais, com modalidades de intervenções grupais e individuais, colabora com disciplinas da pós-graduação e graduação do curso de Psicologia da FFCLRP-USP e se dedica à produção e divulgação de conhecimento científico, seja com publicações acadêmicas ou organizações de eventos científicos e divulgação em redes sociais virtuais. A experiência acumulada mostra a importância de articular intervenções em questões de luto e terminalidade, mediante ações coordenadas em diferentes frentes que interligam ensino, pesquisa e extensão universitária