VIDEVERSO

13 de agosto de 2018

Grupo de estudos sobre gênero e sexualidade – VIDEVERSO: reuniões quinzenais, às quartas-feiras, das 12h30 às 14h, nas dependências do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. Para informações sobre o grupo de estudos, encaminhe e-mail para: felipecampelo.psi@usp.br (Felipe Campelo) c/c lepps@ffclrp.usp.br.

Histórico

 

O VIDEVERSO: Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual e de Gênero foi criado em 2005 pelo Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos e por Murilo dos Santos Moscheta, doutorando na época. Também participaram ativamente dos primeiros tempos de atuação do VIDEVERSO a psicóloga Jucely Cardoso Santos e o Prof. Me. José Urbano Brochado Júnior, entre outros psicólogos, professores, pós-graduandos e estagiários do curso de Psicologia que elegeram como objeto de seu trabalho e estudo questões atinentes às diferenças no âmbito da sexualidade e do gênero.

Entre as principais fontes que inspiraram o VIDEVERSO em suas origens está o trabalho do Grupo Corsa – Cidadania, Orgulho, Respeito, Solidariedade e Amor, uma associação civil sem fins lucrativos fundada em 1995 com a missão de defender os direitos civis e humanos da população LGBT, sediado na cidade de São Paulo. Essa organização teve um papel crucial na história do movimento homossexual no Brasil.

Tomaso Bersosi, um de seus líderes, esteve por várias vezes com representantes do VIDEVERSO em Ribeirão Preto-SP auxiliando na organização das atividades do grupo. O Corsa teve uma participação de destaque na 1ª Jornada em Diversidade Sexual, ocorrida em 2006, promovida pelo VIDEVERSO no campus de Ribeirão Preto-SP da Universidade de São Paulo, outras quatro jornadas aconteceriam nos anos subsequentes. Além disso, forneceu apoio e supervisão técnica para a implantação do grupo de casais do mesmo sexo, fundamentado na psicologia sociocomunitária e coordenado pela psicóloga Jucely Cardoso Santos. Esse grupo reunia casais de homens gays e de mulheres lésbicas em encontros quinzenais, realizados aos domingos à tarde na comunidade.

Assim, o VIDEVERSO promovia atividades regulares abertas a todas as pessoas interessadas, principiando com o grupo de casais, no qual eram compartilhadas informações psicológicas, jurídicas e de saúde, e o grupo de mães de filhos com vivência homossexual, no qual eram socializadas experiências entre famílias com membros homossexuais. Conforme mencionado, essas atividades se inspiraram no trabalho desenvolvido pelo Grupo CORSA, assim como na ideia de promover encontros de socialização e exibição/discussão de filmes. O grupo de casais seria posteriormente redimensionado, passando a ser intitulado Grupo da Diversidade, com uma proposta de agregar todas as pessoas interessadas em discutir relacionamentos afetivos e sexuais na contemporaneidade, independentemente de suas orientações sexuais. Em síntese, inicialmente as atividades de extensão voltaram-se para o atendimento à comunidade a partir de grupos de apoio, psicoterapia individual, oficinas, seminários e jornadas.

Objetivos

 

O VIDEVERSO: Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual e de Gênero, desde sua fundação, está formalmente inserido no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-CNPq) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). O VIDEVERSO tem como objetivos:

  • Qualificar o debate contemporâneo no contexto das diferenças relacionadas às relações de gênero e à sexualidade no âmbito da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros).
  • Desenvolver atividades acadêmicas e de intervenção com foco em gênero e sexualidade humana;
  • Criar referências para pautar as práticas psis em moldes não heteronormativos.

Descrição das atividades

 

No campo da pesquisa, o VIDEVERSO agrega alunos de iniciação científica, de mestrado, de doutorado e pesquisadores que realizam estudos sobre gênero e sexualidade.

No âmbito das atividades de extensão universitária conta com reuniões quinzenais sobre gênero e sexualidade abertas à comunidade acadêmica em geral, com programação estabelecida no início de cada semestre letivo. Nessas reuniões, com duração de 1h30, são discutidos artigos científicos, filmes, obras literárias, pesquisas em andamento no LEPPS e aspectos da prática profissional na área da saúde para a população LGBT. As reuniões são coordenadas pelo Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos em parceria colaborativa com os psicólogos Dr. Eduardo Name Risk e Vinícius Alexandre.

Além disso, ainda no âmbito da extensão universitária, o VIDEVERSO contribui para a formação profissional por meio de estágio oferecido aos estudantes de Psicologia. O estágio Intervenções psicológicas inovadoras: Atuação psicológica em diversidade sexual e de gênero é direcionado a alunos(as) do 4º e 5º anos de graduação em Psicologia. Desenvolvido junto à Clínica Psicológica do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA-FFCLRP-USP) e às organizações não-governamentais do município de Ribeirão Preto-SP que atuam na proteção dos direitos da população LGBT, o estágio está alinhado à perspectiva da psicologia sociocomunitária. Atualmente, o estágio contempla atendimento psicoterapêutico às pessoas LGBT. O serviço de atendimento psicológico é coordenado pela Dra. Érika Arantes de Oliveira Cardoso, em parceria colaborativa com a Dra. Lícia Barcelos de Sousa, ambas psicólogas do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP. O estágio conta com a colaboração de psicólogos e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP.