Notícias

13 de setembro de 2018

FEVEREIRO DE 2023

PESQUISADOR DO LEPPS CONTRIBUI PARA MATÉRIA SOBRE MASCULINIDADES DA FOLHA DE SÃO PAULO


O membro do LEPPS e do Grupo de Estudos em masculinidades André Villela participou da matéria “Homens sigma, tendência no TikTok, espalham misoginia na rede” da Folha de São Paulo de 28 de fevereiro de 2023. O trecho elaborado pelo pesquisador na matéria fala sobre a como os discursos contidos nas redes misóginas têm apelo para homens inseguros ou com dificuldades de outra natureza:
“‘Não que isso seja uma escusa, ou uma desresponsabilização dessas pessoas. Mas são frequentes os relatos de inseguranças sobre relações amorosas, sobre aparência, relatos de depressão e ansiedade'”, diz o pesquisador. ‘Também são comuns relatos de sofrimento de cunho econômico, desesperança em relação ao próprio futuro, por exemplo: ‘eu nunca tive dinheiro para estudar, tenho 30 anos, não fiz faculdade e tenho um sub-emprego’. Ao mesmo tempo, afirma Santos, há ressentimento e insegurança em relação à conquista de mais direitos e maior ocupação do espaço público pelas mulheres nas últimas décadas. Para essas questões, então, há acolhimento na manosfera. ‘Ela oferece respostas para gente que está completamente perdida. Tem uma lógica distorcida, mas que é coerente internamente’, diz.”.

PESQUISADORES DO LEPPS CONTRIBUEM PARA MATÉRIA SOBRE MASCULINIDADES DA REVISTA VEJA

 

Os membros do LEPPS e do Grupo de Estudos em masculinidades André Villela, Carolina de Souza e Lucas Mascarim contribuíram para a matéria “O macho alfa está em extinção — e isso é ótimo para eles e elas” da Revista Veja de 2 de fevereiro de 2023. O trecho elaborado pelos pesquisadores exibido na matéria fala sobre a naturalização de tipos específicos de masculinidade como hierarquicamente superiores a outros tipos de masculinidades e às mulheres também, “A imagem masculina mais proeminente que temos hoje é resultado de uma série de acontecimentos históricos e de processos sociais e culturais que instalam o homem branco, cis e hétero em uma posição, supostamente natural, de superioridade em relação às mulheres e a outros homens”, afirmaram, em entrevista por e-mail a VEJA, os pesquisadores de psicologia André Villela, Carolina de Souza e Lucas Mascarim da Silva, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Masculinidade da USP”.

Para acesso à matéria completa acesse: https://veja.abril.com.br/comportamento/o-macho-alfa-esta-em-extincao-e-isso-e-otimo-para-eles-e-elas/

ABRIL DE 2021

 

TESE DO LEPPS É ESCOLHIDA PARA REPRESENTAR O PPG Psicologia no Prêmio CAPES de Tese 2021

 

Anualmente, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) realiza o Prêmio CAPES de Tese para reconhecer as melhores teses defendidas em programas de pós-graduação no Brasil. Para concorrer ao Prêmio CAPES de Tese – Edição 2021, a Comissão de Avaliação, instituída pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), selecionou a tese desenvolvida pela psicóloga Marina Noronha Ferraz de Arruda-Colli e orientada pelo Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos, intitulada “Voicing My CHOiCESTM: Adaptação transcultural e validação de um instrumento de planejamento antecipado de cuidado para adultos jovens brasileiros com câncer”, que foi produzida no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS). Parabenizamos a Marina e o Prof. Manoel e desejamos boa sorte.

ABRIL DE 2021

 

Defesa de Mestrado de Elaine Campos Guijarro Rodrigues

 

É com alegria no coração que anunciamos que foi realizada, no dia 26 de abril de 2021, a defesa de mais uma Dissertação de Mestrado produzida em nosso laboratório. Elaine Campos Guijarro Rodrigues, membro do LEPPS, brilhou com seu estudo sobre o sofrimento psíquico de mulheres que enfrentam o câncer de mama. Elaine defendeu sua dissertação intitulada “O imaginário coletivo de mulheres de meia-idade com câncer de mama em tratamento quimioterápico” perante a comissão julgadora, composta pelos membros: Professora Livre-Docente Tânia Maria José Aiello-Vaisberg (IPUSP e PUCCamp), Professor Dr. Rodrigo Sanches Peres (UFU), Professora Dra. Érika Arantes de Oliveira Cardoso (FFCLRP-USP).

Sob orientação do Professor Titular Manoel Antônio dos Santos (FFCLRP-USP), a pesquisa foi conduzida junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) e Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-USP). Foi realizado um estudo longitudinal que acompanhou um grupo de mulheres em três momentos cruciais: (1) antes de iniciar os ciclos de quimioterapia, (2) no meio do processo, (3) imediatamente após completar o esquema terapêutico. A pesquisa teve por objetivo conhecer o imaginário dessas mulheres ao longo do tratamento quimioterápico, uma das opções terapêuticas mais agressivas e invasivas preconizadas para o combate do tumor mamário, privilegiando-se a perspectiva da subjetividade da mulher acometida.

As arguições e contribuições da comissão examinadora foram extremamente enriquecedoras e geraram reflexões para a pesquisadora e demais presentes, que certamente ampliaram as potencialidades de aplicação dos resultados da investigação, refletindo sua importância para a construção de referências que facilitem o acolhimento do sofrimento das mulheres submetidas aos desafios do tratamento oncológico.

Parabéns, Elaine, por essa conquista. É o coroamento de seu percurso de formação como pesquisadora e resultado palpável de sua intensa dedicação à ciência psicológica, que rendeu uma contribuição ímpar à Psicologia da Saúde.

Elaine e a Comissão Julgadora da Dissertação de Mestrado: Professores/as Manoel, Tania, Rodrigo e Érika. Defesa pública realizada em 26 de abril de 2021.

MARÇO DE 2021

 

Grupo Videverso realiza doação de máscaras e álcool em gel para a Aldeia Meio da Mata

 

No último dia 20 de março, o Videverso, grupo de estudos em gênero e sexualidade, realizou uma doação de 200 máscaras descartáveis e 15 litros de álcool em gel para a Aldeia Meio da Mata, aldeia indígena pataxó localizada próxima a cidade de Porto Seguro – BA. Em meio à pandemia de COVID-19 os grupos socialmente vulnerabilizados tornaram-se ainda mais vulneráveis, como é o caso das populações indígenas, que, devido ao isolamento parcial ou total em relação as populações urbanas, possuem menos defesas biológicas para lidar com o vírus. Para quem desejar, ainda é possível ajudar a Aldeia Meio da Mata adquirindo os produtos produzidos pela comunidade. Estão disponíveis produtos como mel, colares e sabonetes. Comprando quaisquer desses produtos você estará valorizando a produção artesanal da comunidade, bem como contribuindo para que ela possa atravessar o período de pandemia de COVID-19.
Para adquirir os produtos basta acessar o Instagram da “Associação Comunitária Indígena Pataxó de Aldeia Meio da Mata”, escolher um produto e solicitá-lo via Direct.

Link: https://www.instagram.com/acipamm/

 

DEZEMBRO DE 2020

Convite de Defesa de Mestrado

Convite de Defesa de Doutorado

Convite de Defesa de Monografia

Convite de Defesa de Mestrado

DEZEMBRO DE 2020

Convite de Defesa de Doutorado

DEZEMBRO DE 2019

 

LEPPS promove o I Seminário Internacional de Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Educação Sexual

Acesse o site oficial do evento: https://www.seminariointernacionalgses.com


1º DIA


Organizado pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde – LEPPS, o evento foi realizado no Anfiteatro André Jacquemin, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). O LEPPS é composto pelo Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual e de Gênero – VIDEVERSO, pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Masculinidades e pelo Laboratório de Psicologia Hospitalar, vinculados ao Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP.

A abertura do simpósio aconteceu às 14h00 do dia 9 de dezembro de 2019 e teve como cerimonialista a psicóloga e mestranda Marina Piran. A mestre de cerimônia agradeceu às instituições e entidades parceiras na organização do evento: INSERM, Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França; ORí, Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade; GRACIAS, Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; Laboratório de Linguagens, Sociedade e Direitos da Universidade Federal do Acre (UFAC); Universidade Federal do Rio Grande (UFRG); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente (GPECCA-EERP); Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem (EERP); Instituto de Estudos Avançados de Ribeirão Preto (IEA); Universidade de Franca (UNIFRAN); Ambulatório de Estudos da Sexualidade Humana (AESH) do Hospital das Clínicas (FMRP-USP). E a todas e todos participantes, que nos prestigiaram com sua presença.

Após os devidos agradecimentos à rede de pesquisa que dá sustentação ao Simpósio, a cerimonialista convidou o Prof. Manoel Antônio dos Santos a tomar seu lugar à mesa. Professor Titular da FFCLRP-USP, o Prof. Manoel é coordenador do LEPPS e nessa mesa de abertura estava representando os integrantes da Comissão Organizadora do evento. Na sequência, foram convidadas a assumirem seus lugares à mesa a Profa. Eucia Beatriz Lopes Petean, Professora Associada da FFCLRP e Chefe do Departamento de Psicologia da FFCLRP-USP; Profa. Ana Paula Soares da Silva, Professora Associada da FFCLRP-USP e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia; e a Profa. Lucila Castanheira Nascimento, Professora Titular, que nessa mesa representou a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, uma das instituições parceiras do Simpósio. Após as falas de boas-vindas das integrantes da mesa, o Prof. Manoel proferiu o Discurso de Abertura do I Simpósio Internacional, conclamando as/os participantes a usufruírem do espaço de encontro e da rede colaborativa que ali se estabelecera para fortalecerem seus laços de cooperação científica e solidariedade humana.

Nessa fala inaugural, o Prof. Manoel lembrou que o clima dominante no país e no mundo contemporâneo cada vez mais é marcado pela polarização ideológica, disputa de narrativas e disseminação programática do ódio visando ao aniquilamento das diferenças: “O discurso da intolerância e do ódio é capaz de interditar a vida na potência de seu acontecimento. Não é à toa que a sensação de impotência tem sido uma das forças dominantes neste 2019, ano que reluta em terminar. A impotência constitui um de nossos ‘afetos tristes’. Segundo Deleuze e Claire Parnet: ‘Vivemos em um mundo desagradável, onde não apenas as pessoas, mas os poderes estabelecidos têm interesse em nos comunicar afetos tristes. Afetos tristes são todos aqueles que diminuem nossa potência de agir’ (Deleuze & Parnet, 1998, In Diálogos, São Paulo: Escuta, p. 75). Como reverter esse cenário antes de termos nossos sonhos triturados? O único modo de reagirmos é sairmos juntos desse silêncio que nos intimida e nos atordoa. A ideia do I Simpósio surgiu desse sentimento de desconforto diante de tantas vidas fragilizadas e dignidades ameaçadas pelo simples fato de serem ‘diferentes’. Propomos aqui um prazer: o de encontrar as vozes de tantas pesquisadoras e pesquisadores em sua máxima potência intellectual, para que possam se unir em um coro uníssono na celebração da alegria de estarmos vivos.

A mesa de abertura foi encerrada com o gesto simbólico que conclamou a união de todas e todos que atenderam ao chamado desse Simpósio, apostando na possibilidade de recuperarmos nossa potência de agir para enfrentar os desafios atuais. Em seguida, o Prof. Manoel se incumbiu da apresentação do conferencista internacional, Dr. Alain Giami, Diretor de Pesquisa e Pesquisador Emérito do INSERM da França. O Prof. Manoel destacou os principais momentos do itinerário de formação intelectual do conferencista e delineou sua longa trajetória de colaboração em diversos projetos desenvolvidos no Brasil nas últimas duas décadas, incluindo o campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em parceria com o Departamento de Psicologia, o LEPPS e o VIDEVERSO.

O Dr. Alain Giami se dirigiu à mesa para dar início à Conferência de Abertura, intitulada: “O dispositivo de construção das situações trans: comparações internacionais Brasil / França / Noruega”. O renomado pesquisador iniciou sua fala discorrendo a respeito de como as ciências sociais e a psicologia em particular têm contribuído para a expansão da pesquisa sobre gênero e sexualidade nos últimos anos, conceitualizando o que entende ser um “dispositivo”, mais especificamente o que ele denomina de dispositivo trans. O Dr. Alain discorreu sobre os objetivos de seu último projeto de pesquisa de âmbito cultural: produzir conhecimento sobre a diversidade de “perfis trans”, situações e processos de afirmação de gênero; quebrar a crença disseminada de que a população trans constitui um grupo homogêneo; romper com a distinção entre transexuais “reais” e “falsos”; identificar as barreiras no acesso aos cuidados de saúde e caracterizar a situação de saúde e as vulnerabilidades apresentadas por essa população. Sumarizou os resultados do componente da pesquisa realizado no Brasil (Rio de Janeiro), que foram publicados recentemente no prestigiado periódico Cadernos de Saúde Pública. O pesquisador comparou os dados obtidos no contexto brasileiro com os achados de outros países (França e Noruega). Por exemplo, com relação a utilizar ou não o nome social, pedir ou não por um diagnóstico para ter direito a tratamento e realizar terapia hormonal sob prescrição médica, e o nível de satisfação após completar o processo transexualizador, entre outras dimensões destacadas. Ao final da apresentação abriu-se um espaço destinado ao debate com o público presente no Anfiteatro André Jacquemin. O Dr. Alain Giami respondeu às perguntas das/dos participantes. Por fim, houve um coffee end que marcou o encerramento dos trabalhos do dia 9.


2º DIA


No segundo dia, terça-feira, 10 de dezembro de 2019, o evento teve início às 9h00 com a mesa temática intitulada “Promovendo saúde sexual: assistência à população trans”. Essa atividade foi coordenada pela Profa. Valéria Barbieri, Professora Associada da FFCLRP-USP e cocoordenadora do LEPPS, e contou com as/os convidadas/os: Dr. Alain Giami (INSERM, França), Dra. Lúcia Alves da Silva Lara (coordenadora do AESH-HCFMRP-USP) e Fernanda Ribeiro Pereira (professora da rede pública de ensino estadual e militante LGBTQIA+), com mediação do Prof. Dr. Fábio Scorsolini-Comin (EERP-USP, coordenador do ORí, Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade).

A Dra. Lúcia Lara proferiu a palestra intitulada: “Cuidado médico à saúde de homens e mulheres trans” e discorreu sobre a incongruência de gênero tal como é identificada no serviço de atendimento especializado na saúde das pessoas trans do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, pautado nos critérios diagnósticos da CID-11. A médica especialista em sexologia falou sobre os tratamentos oferecidos à população trans, como terapia hormonal e cirurgia de redesignação sexual (esta não disponível no contexto local), e os riscos e benefícios da utilização de cada estratégia. Descreveu o serviço que coordena: Ambulatório de Sexualidade Humana (AESH) e o recém-criado Serviço de Incongruência de Gênero, específico para acolhimento da população trans, e se deteve no papel desempenhado pelo médico ginecologista que compõe a equipe multi e interdisciplinar.

Fernanda Pereira apresentou a fala: “O que a população trans necessita e espera encontrar nos serviços de saúde”, e abordou a visão que as travestis e pessoas trans têm sobre os tratamentos e cirurgias mais requisitados pelos homens e mulheres trans. Em uma fala altamente esclarecedora, explicitou os problemas e barreiras encontrados no acesso aos serviços de saúde. Comentou que muitas vezes as pessoas trans têm de recorrer ao “mercado negro” para terem acesso aos hormônios de que necessitam para obterem as alterações corporais, de modo a se adequarem à sua identidade de gênero, e alertou para os riscos de tomar hormônios sem prescrição médica, implantar silicone industrial no corpo e se automedicarem sem supervisão e acompanhamento médico (“uma amiga minha chegou a colocar silicone em uma mesa de cozinha”). Também abordou os riscos iminentes que essas práticas acarretam à saúde de uma parcela expressiva das pessoas trans. E tratou da importância de ter o nome social reconhecido nos serviços de saúde, um dos direitos alcançados nos últimos anos. Também mostrou sua preocupação com os retrocessos observados atualmente nas pautas dos direitos da população LGBTQIA+, com a violação sistemática desses direitos e os índices crescentes de violência que faz do Brasil o campeão em termos de taxa de homicídios.

Por fim, após o coffee break, o Dr. Alain Giami fez sua apresentação na mesa, focalizando o tema: “Vida sexual e satisfação sexual entre mulheres trans”. O pesquisador discorreu sobre um projeto de pesquisa de abordagem quantitativa que coordenou na França, que tratou da identidade de gênero autodefinida pelas pessoas participantes, relacionando-a com o fato de elas terem ou não se submetido à cirurgia de redesignação sexual. Alain comparou os resultados obtidos com outra pesquisa realizada com o uso do mesmo instrumento, porém voltado para uma população cisgênero. Os resultados mostraram que as mulheres trans encontram-se mais frequentemente sem parceria sexual estável e mantêm padrões de atividade sexual com parceiro(a) com menor frequência quando comparadas aos indivíduos cisgêneros. Elas também relatam mais frequentemente dificuldades em alcançar o orgasmo, além de dor durante a relação sexual, apresentando menos frequentemente satisfação com a sua vida sexual. Também se observou com maior frequência relatos de sexo forçado. As pessoas que realizaram a cirurgia de redesignação sexual relataram maior frequência de atividade sexual, estavam mais satisfeitas com sua vida sexual e atingiam o orgasmo com maior regularidade. Ao final de sua fala, Alain problematizou sua posição enquanto homem cis que se dedica a pesquisar a população trans.

Ainda no segundo dia do evento, no período da tarde, realizou-se a Mesa Temática “Pesquisas em Gênero, Sexualidade e Saúde Sexual”, coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Name Risk (UFSCar, membro do LEPPS-USP) e mediada pela Profa. Lucila Castanheira Nascimento (EERP-USP, coordenadora do GPECCA-EERP) e pela Profa. Marta Angélica Iossi Silva (EERP-USP, coordenadora do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem). As/os palestrantes convidadas/os desta mesa, todas/os membros do LEPPS-USP, foram:

1)      graduando João Gabriel Ueked de Alvarenga, bolsista de Iniciação Científica, que apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) intitulada: “Saindo do armário: desafios enfrentados por jovens homossexuais para assumirem sua orientação sexual”, desenvolvida sob orientação do Prof. Manoel e coorientação do Prof. Eduardo Risk;

2)      graduando Vinicius Contin Carabolante, que apresentou resultados preliminares de sua pesquisa de Iniciação Científica, que deverá resultar no seu Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), sob orientação da Prof. Dra. Licia Barcelos de Souza (FFCLRP-USP, co-coordenadora do estágio profissionalizante do VIDEVERSO), intitulado: “HIV, pesquisa e subjetividade”;

3)      graduando Lucas Mascarim da Silva, que apresentou seu projeto de pesquisa de Iniciação Científica, que também deverá resultar futuramente em seu Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), sob orientação do Prof. Manoel, intitulado: “Psicólogo e as masculinidades: tramas identificatórias”;

4)      mestranda Carolina de Souza, com sua pesquisa desenvolvida como Dissertação de Mestrado, concluída sob orientação do Prof. Manoel, com apoio financeiro da FAPESP, intitulada: “Câncer de mama em mulheres lésbicas: significados atribuídos por pacientes e suas parceiras ao adoecimento e ao tratamento oncológico”;

5)      doutorando Yurín Garcêz de Souza Santos, com sua pesquisa desenvolvida como Tese de Doutorado, sob orientação do Prof. Manoel e com apoio da CAPES, intitulada: “Construções subjetivas diversas: performatividades na (homo)sexualidade masculina”;

6)      pós-doutorando Prof. Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira (EERP-USP, membro do LEPPS), que abordou em sua fala o tema: “Gênero e orientação sexual nas pesquisas sobre bullying escolar: efeitos das normas de grupo e padrões sociais”.

Entre as apresentações houve uma pausa para o coffee break e, ao final de todas as falas, foi realizado um amplo debate com a platéia, com questões formuladas às/aos integrantes da mesa.


3º DIA


No terceiro e último dia do evento, quarta-feira, 11 de dezembro de 2019, foi realizada a Mesa Temática intitulada: “Como pesquisamos gênero e/ou sexualidade?”, coordenada pela Profa. Dra. Érika Arantes de Oliveira Cardoso (LEPPS-USP e Laboratório de Psicologia Hospitalar, FFCLRP-USP) e mediada pelo Prof. Dr. Mário Luís Villarruel da Silva (LISOD – Universidade Federal do Acre – UFAC). Os convidados dessa mesa foram o Prof. Dr. Fernando Figueiredo Balieiro (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM), Lucas Pereira de Melo (LASSEn – EERP-USP), Francirosy Campos Barbora (GRACIAS – FFCLRP-USP), Daniela Barsotti Santos (ICHI – FURG e LEPPS) e Flávia do Bonsucesso Teixeira (Universidade Federal de Uberlândia – UFU).

A apresentação do Prof. Fernando versou sobre: “Análise de um pânico moral contra os direitos sexuais na era digital”, na qual o pesquisador evidenciou como programas de direitos humanos são transformados em ameaça às crianças, quando as iniciativas de combate à homofobia são associadas a uma suposta “intenção” de “sexualização infantil” ou “pedofilia”. Para sustentar o argumento central da exposição, o Prof. Fernando apresentou e discutiu quatro episódios específicos ocorridos no cenário brasileiro: a reação e fúria obscurantista, observada em 2011, contra materiais didáticos produzidos pelo Ministério da Educação com vistas ao enfrentamento da homofobia nas escolas; a discussão, entre 2014 e 2015, sobre planos educacionais, na qual se difundiu a noção da assim denominada “ideologia de gênero”; a perseguição obscurantista a exposições e performances artísticas ocorridas em Porto Alegre e São Paulo, no início do segundo semestre de 2017; e, por fim, poucos meses depois, a ruidosa recepção que um grupo minoritário de extrema-direita preparou para hostilizar, de forma inquisitorial, a filósofa Judith Butler e sua esposa em sua última visita ao Brasil.

A Profa. Francirosy Barbosa, em sua apresentação intitulada: “Dos hijabs às taquias: perspectivas (de)coloniais de gênero e sexualidade nas dobraduras do haram e halal”, discorreu sobre sua experiência pessoal ao pesquisar gênero, feminismo e sexualidade no Islam, refletindo sobre a interface antropologia/psicologia. Apontou para um modo de olhar que, muitas vezes, é “desviado”, colonizado pelos ocidentais quando se tratava de pensar mulheres muçulmanas e seu modo de compreender o feminino/masculino. Também tratou de temas sensíveis como casamento, homossexualidade e sexo sob a perspectiva do Islã.

A Profa. Daniela Teixeira apresentou o tema: “Reflexões sobre pesquisas em gênero, sexualidade e saúde”, abordando alguns dos desafios teórico-metodológicos que atravessam as pesquisas desenvolvidas no campo da saúde no qual transita com seu olhar de psicóloga da saúde, pontuando as questões que desafiam a investigação e a intervenção em sua dimensão ética e de compromisso social.

Por fim, Flávia do Bonsucesso Teixeira sumarizou sua experiência de formação como antropóloga, mostrando como, em seu itinerário formativo, se deu seu encontro com a temática trans. Abordou seu trabalho junto à população trans em um serviço especializado localizado em um hospital universitário, destacando temas candentes que interseccionam esse campo, como a questão da (des)medicalização e da (des)patologização das existências trans, e pontou alguns dos desafios que permeiam a assistência em saúde de adolescentes trans.

Novamente, as apresentações foram intercaladas com um coffee break e, ao final, ampliou-se a discussão entre as/os convidadas/os e a audiência. Após a finalização da mesa, o Prof. Manoel Antônio dos Santos e a Profa. Érika Arantes de Oliveira Cardoso foram convidados a proferirem o discurso de encerramento do evento. Ambos registraram o sucesso do I Simpósio e agradeceram às/aos convidadas/os, coordenadoras/es e moderadoras/es das mesas e ao público presente, bem como às instituições apoiadoras, patrocinadores e entidades parceiras. A Dra. Érika destacou a sinergia da equipe do LEPPS, que trabalhou com total dedicação, sob sua coordenação, oferecendo suporte ao evento. Ela solicitou uma salva de palmas em homenagem a todas e todas que colaboraram e não mediram esforços para que o I Simpósio Internacional atingisse o nível de excelência que alcançou. Os participantes irão receber seus certificados de participação no evento por e-mail, lembrando que o simpósio foi totalmente gratuito e de acesso aberto ao público em geral.

NOVEMBRO DE 2019

 

Palestra ministrada no II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos e I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos Pediátricos, a convite da Academia Nacional de Cuidados Paliativos

 

Realizou-se nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2019, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, o II Congresso Paulista de Cuidados Paliativos e I Congresso Paulista de Cuidados Paliativos Pediátricos, promovidos pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). O evento teve como tema “Ampliar acesso e garantir a qualidade”, foi prestigiado por renomados palestrantes e pesquisadores internacionais, e contou com mais de 850 participantes inscritos.

Pela primeira vez em sua história este evento teve uma sala destinada especificamente às discussões do Cuidado Paliativo em Pediatria. A doutoranda Marina Noronha Ferraz de Arruda-Colli, membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde – LEPPS, foi uma das convidadas pela Comissão Organizadora para palestrar neste importante evento científico e abordou o tema “Diretivas antecipadas e planejamento antecipado de cuidados”, integrando a mesa redonda “Adolescente e final de vida”.

Nessa ocasião, a palestrante convidada pôde discutir os desafios colocados pelas comunicações sobre preferências de cuidado de final de vida com pacientes jovens. Marina apresentou os dados preliminares de seu doutorado em andamento, no qual investiga adaptação transcultural de um instrumento de planejamento antecipado de cuidados para pacientes jovens com câncer.

Essa pesquisa está sendo apoiada por Bolsa de Doutorado da FAPESP, processo número 2016/15269-3 e está sendo conduzida por meio de uma parceria entre o LEPPS e o National Institutes of Health, na pessoa da Dra. Lori Wiener. O título do projeto de pesquisa é: “Voicing My CHOiCESTM: Adaptação transcultural e validação de um instrumento de planejamento antecipado de cuidado para adultos jovens brasileiros com câncer”.

(*) Nota elaborada por Marina Noronha Ferraz de Arruda Colli (doutoranda do LEPPS, bolsista da FAPESP)

NOVEMBRO DE 2019

 

LEEPS marca presença na 17ª Jornada Apoiar

 

No último sábado (29), os integrantes do LEPPS, André Villela, Breno da Silva, Lucas Mascarim e Yurín Garcêz estiveram presentes na 17ª Jornada Apoiar no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – IPUSP cujo tema foi Violência social e autoinflingida – propostas de atenção e pesquisas representando diversos outros membros do laboratório que não puderam estar presentes.

Entre os trabalhos apresentados pelo LEPPS estavam “Masculinidades: um diálogo com epistemologias contra-hegemônicas”, de autoria dos quatro membros presentes no evento e orientado pelo professor Dr. Manoel Antônio dos Santos, assim como “Sexualidade e relacionamentos afetivos no autismo”, produzido por Victor Malerba, “‘Você deixa de ser uma pessoa com direitos a partir do momento em que fala que é homossexual”: Violência contra mulheres lésbicas’ e “Discriminação e violência contra mulheres lésbicas nos serviços de saúde” ambos de autoria de Carolina de Souza, “Paternidade, preconceito e interseccionalidade em relatos de homossexuais masculinos com filhos” de Yurín Garcêz, “A violência de gênero transfóbica como produto da insubordinação à heteronormatividade” de Vinícius Alexandre, “Vivenciando o câncer de seus maridos: relatos das esposas”  de Breno da Silva em conjunto com a profª. Dra. Érika Arantes de Oliveira Cardoso e Dr. Manoel Antônio dos Santos, , “Vivendo a terminalidade: a experiência de pacientes com câncer de cabeça e pescoço” de autoria de Marília Gabriela Mosca Mota e orientado pela profª. Dra. Érika Antes de Oliveira Cardoso.

Após a sessão de exposição e avaliação dos pôsteres, houveram mesas de discussão com a temática da violência, com por exemplo a mesa coordenada pela profª. Dra. Helena Rinaldi Rosa sobre violência de gênero com a participação de Ivete Boulos (Núcleo de Assistência à Vítima de Abuso Sexual (NAVIS) do Hospital de Clínicas da FMUSP e Ana Flavia Lucas d´Oliveira  (Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP).

NOVEMBRO DE 2019

 

Defesa de Monografia do João Gabriel Ueked Alvarenga

 

Aconteceu em 25 de novembro de 2019 mais uma defesa de trabalho de conclusão de curso produzido no LEPPS e VIDEVERSO, sob os auspícios do Programa de Bacharelado Especial em Pesquisa da FFCLRP-USP. João Gabriel Ueked Alvarenga, aluno do 5º ano do curso de Psicologia da FFCLRP-USP, defendeu sua monografia intitulada: “Saindo do armário: desafios enfrentados por homens jovens homossexuais para assumirem sua orientação sexual”. Este estudo teve por objetivo compreender o processo de revelar e assumir a homossexualidade na perspectiva de jovens gays. A comissão examinadora foi constituída pelo orientador, Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos, Profa. Dra. Marta Angélica Iossi da Silva, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, e Profa. Dra. Iara Falleiros Braga, da Universidade Federal da Paraíba. Estiveram presentes na audiência membros do LEPPS, como Marina Piran, pai, mãe e irmã do João e várias(os) colegas de turma.

NOVEMBRO DE 2019

 

Pós- graduando do LEPPS participa de evento

 

Nos dias 20, 21, 22 e 23 de Novembro o mestrando Vinícius Alexandre participou do XIV Encontro Ibero-americano de Educação, ocorrido na cidade de Araraquara. Na ocasião ele apresentou o trabalho, na modalidade oral, intitulado “Insubordinação heteronormativa como ato de resistência em tempos de neo-conservadorismo: um estudo de caso de um casal cis-trans.”

NOVEMBRO DE 2019

 

LEPPS promove palestra

No dia 13/11/2019 o Prof. Dr. Wanderlei Oliveira proferiu a palestra “Técnica DELPHI: caracterização e potencialidades” no Grupo de Orientação Coletiva do LEPPS. A Técnica DELPHI foi inspirada nos mitos sobre o Oráculo de Delfos (Grécia Antiga) e se refere a um método com grande potencial em termos de ferramenta metodológica, amplamente usado em pesquisas no exterior, mas ainda pouco utilizado no Brasil. Em termos gerais, segundo o Prof. Oliveira, “o Método Delphi se caracteriza como uma maneira de buscar consenso entre especialistas ou juízes sobre determinados temas em instrumentos ou propostas de intervenção”. No grupo ficou claro que é pertinente ampliar a discussão sobre as potencialidades da técnica na validação de instrumentos de coleta de dados para pesquisas qualitativas, pois ela pode subsidiar a validação de conteúdo e fidedignidade das investigações.

NOVEMBRO de 2019

 

Grupo VIDEVERSO promove palestra

 

No dia 06/11/2019 o grupo VIDEVERSO teve o prazer de promover, via web conferência, a palestra intitulada “Gênero, infância e periferia”, ministrada pelo antropólogo João Rodrigo Vedovato Martins. João apresentou suas reflexões sobre questões relativas à performatividade de gênero de meninos e meninas que estudam em uma escola da periferia de São Paulo. Estas reflexões são frutos de seu mestrado e que encontram-se condensadas no livro “É de menina ou de menino? Gênero e Infância na periferia”, publicado pela editora Multifoco. As discussões trazidas pelo palestrante foram inovadoras para o grupo e suscitaram reflexões que integrarão os atuais e futuros projetos de seus membros.

O livro “É de menina ou de menino? Gênero e Infância na periferia” podes ser adquirido no seguinte link: https://editoramultifoco.com.br/loja/product/e-de-menina-ou-de-menino-genero-e-infancia-na-periferia/

OUTUBRO DE 2019

 

Qualificação da mestranda Elaine Campos Guijarro

 

No dia 24/10/2019 foi realizado o Exame de Qualificação de mais uma aluna de mestrado membro do LEPPS, com orientação do Prof. Titular Manoel Antônio dos Santos. Elaine Campos Guijarro Rodrigues defendeu seu trabalho intitulado “A imagem corporal no imaginário coletivo de mulheres com câncer de mama em tratamento quimioterápico” perante a banca composta pelos professores: Professora Livre-Docente Tânia Maria José Aiello-Vaisberg (IPUSP e PUCCamp), Professor Dr. Fábio Scorsolini-Comin (EERP-USP) e Professor Titular Manoel Antônio dos Santos (FFCLRP-USP).
Os diálogos foram enriquecedores para a aluna e para os presentes.

OUTUBRO DE 2019

 

Despedida

 

Na quarta-feira, dia 30 de outubro, dois importantes membros do LEPPS se despediram do grupo para se juntarem a importantes centros de ensino e pesquisa em psicologia do país.

Wanderlei Abadio de Oliveira, colaborador de longa data do laboratório e pesquisador com elevado grau de excelência, se junta ao Departamento de Psicologia da PUC-Campinas. Eduardo Name Risk, que coordenou o laboratório e contribuiu para o seu constante aperfeiçoamento, ruma para a UFSCar, onde integrará o Departamento de Psicologia.

A despedida em tom de homenagem se deu de forma celebrativa, contando com depoimentos tanto dos membros que permanecem no LEPPS quanto dos que se despedem. Os agradecimentos ocorreram também através da leitura de um texto escrito especialmente para a ocasião, sessão de fotografias, e até da entoação da música Quem Me Levará Sou Eu de Dominguinhos.

OUTUBRO DE 2019

 

Pós- graduando do LEPPS participa de evento

 

No dia 26 de Outubro o mestrando Vinícius Alexandre participou do 2° Congresso Regional da APSP, ocorrido na cidade de Ribeirão Preto. Na ocasião ele apresentou o trabalho, na modalidade oral, intitulado “A atuação do psicólogo em um ambulatório escola que atende à população trans: um relato de experiência.”

 

OUTUBRO DE 2019

 

Pós- graduando do LEPPS participa de evento científico na área de psicologia hospitalar

 

No dia 25 de Outubro o mestrando Vinícius Alexandre participou da VIII Jornada de Psicologia Hospitalar do Hospital São Francisco e VI Simpósio  de Psicologia e Saúde da Inclinare, que aconteceram na cidade de Ribeirão Preto. Na ocasião, foi apresentado o trabalho, na modalidade oral, intitulado “Um relato de experiência sobre a atuação do psicólogo no contexto de um ambulatório que assiste à população trans”.

 

OUTUBRO DE 2019

 

Grupo Videverso promove roda de conversa

 

No dia 23/10/2019 o grupo VIDEVERSO teve o prazer de receber para uma roda de conversa o coordenador da ONG ASGATTAS, Washington Ricardo. Washington é publicitário, ativista político, aluno do RenovaBr e pós-graduando em ciências políticas. As falas do convidado auxiliaram o grupo a refletir sobre o trabalho com a população LGBTQIA+ em situações vulnerabilidade além de permitir com que seus membros tomassem conhecimento sobre a realidade desta população no contexto da cidade de Ribeirão Preto.

 

OUTUBRO DE 2019

 

Palestra sobre questões metodológicas atuais da Pesquisa Qualitativa

 

 

Realizou-se no dia 21 de outubro de 2019, no Anfiteatro André Jacquemin, a palestra “Pesquisas qualitativas: das ciências humanas para as ciências da saúde – ganhos e obstáculos da migração entre paradigmas”, ministrada pelo Prof. Dr. Egberto Ribeiro Turato (FCM-UNICAMP).

O evento foi promovido pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-FFCLRP-USP) e pelo ORÍ – Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade (EERP-USP), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP.

O público que prestigiou o evento foi diversificado, constituído por alunos de pós-graduação e graduação, funcionários e docentes de diferentes formações, como Psicologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, dentre outras áreas da saúde, além de Pedagogia, Ciências Sociais e Geografia. A participação de pessoas com diferentes formações e bagagens científicas variadas contribuiu para enriquecer as reflexões sobre o status atual da pesquisa qualitativa e as peculiaridades do fazer científico na área de saúde.

A palestra teve tradução simultânea para Libras (Língua Brasileira de Sinais), a cargo de um profissional contratado especialmente para possibilitar a inclusão de uma aluna do Programa de Pós-Graduação em Pedagogia. Tivemos a satisfação de contar com a presença das parceiras do LEPPS: Profa. Lucila Castanheira Nascimento e Profa. Kelly Graziani Giacchero, ambas da EERP, bem como da Profa. Daniela Barsotti Santos, da Universidade Federal do Rio Grande (RS).

A Comissão Organizadora do evento foi constituída pelos integrantes do LEPPS: Adriana Saur, Eduardo Risk, Marina Arruda-Colli, Victor Malerba, Vinicius Alexandre, Lucas Mascarin, André Villela, Érika Arantes de Oliveira-Cardoso, além dos Profs. Fabio Scorsolini-Comin (EERP) e Wanderlei Abadio de Oliveira (EERP).

Nota elaborada por Marina Noronha Ferraz de Arruda Colli (doutoranda): noronha.ma@gmail.com 

OUTUBRO DE 2019

 

Defesa de Mestrado de Carolina de Souza

 

No dia 21/10/2019 o LEPPS ganhou mais uma mestra. A aluna do Prof. Dr. Manoel Antonio dos Santos, Carolina de Souza, defendeu sua dissertação de mestrado intitulada “Câncer de mama em mulheres lésbicas: significados atribuídos por pacientes e suas parceiras ao adoecimento e ao tratamento oncológico”. A banca, composta pela Profa. Dra. Daniela Auad (UFJF), pelo Prof. Dr. Egberto Turato (UNICAMP) e pela Profa. Dra. Marislei Panobianco (EERP-USP), proporcionou diálogos muito enriquecedores para a aluna e para todos os presentes.

 

OUTUBRO DE 2019

 

DEFESA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE LUCAS DOS SANTOS LOTÉRIO, SOB ORIENTAÇÃO DA DRA. ÉRIKA ARANTES DE OLIVEIRA-CARDOSO

No dia 3 de outubro de 2019, o aluno Lucas dos Santos Lotério defendeu sua Dissertação de Mestrado intitulada: “Qualidade de vida de pacientes com doença falciforme que foram submetidos ao transplante de células-tronco hematopoéticas: Um estudo longitudinal”, sob orientação da Dra. Érika Arantes de Oliveira-Cardoso, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – FFCLRP-USP.

A banca foi composta pelo Prof. Dr. Rodrigo Sanches Peres, professor adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Profa. Dra. Maria Carolina de Oliveira Rodrigues, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e Dra. Lícia Barcelos de Souza, psicóloga do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP).O projeto contou com apoio da CAPES, por meio de bolsa de mestrado concedida ao alunos.

O mestrando teve sua Dissertação enfaticamente elogiada pelos membros da banca, que sublinharam a originalidade do tema investigado e a contribuição singular do estudo para pacientes que convivem com uma condição crônica limitadora do viver. Depois da apresentação do aluno e das arguições, a dissertação foi aprovada por unanimidade e Lucas fez juz ao título de Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP).

Parabéns ao Lucas, à Dra. Érika e ao Laboratório de Psicologia Hospitalar (LEPPS-USP-CNPq).

Redação do texto: Lucas Lotério e Manoel Antônio dos Santos

JULHO DE 2019

 

LEPPS (Departamento de Psicologia) tem trabalho premiado em 1º lugar no II Congresso Luso-Brasileiro sobre o Luto e I Congresso Brasileiro sobre o Luto

 

O trabalho intitulado “Luto antecipatório em pacientes com indicação para o Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas”, da mestre Juliana Tomé Garcia Mareze e integrante do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde – LEPPS, foi laureado como melhor trabalho apresentado no II Congresso Luso-Brasileiro sobre o Luto e I Congresso Brasileiro sobre o Luto, realizado em São Paulo de 22 a 24 de julho de 2019.

Do 1o congresso sediado em Portugal, nasceu a proposta de se repetir a cada dois anos, alternando entre Portugal e Brasil. Em 2019, o evento foi promovido pelo Laboratório de Intervenções e Estudos sobre o Luto, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  O evento deu voz àqueles que promovem reflexão e mudança, sobretudo a partir de vivências de perdas que levaram a uma busca de significado e de ações que propiciassem atenção e cuidados a pessoas em situação de luto. Este foi o compromisso, ao realizar o 2o Congresso Luso-Brasileiro sobre o Luto e o 1o Congresso Brasileiro sobre o Luto. Por isso, o nome Construir memórias e projetos: vivendo os luto. Foram abordados temas do luto nas diferentes formas do morrer, nas fases do desenvolvimento, as intervenções em diferentes contextos, a presença e função da mídia, a equipe de saúde e a família, comunicação, os cuidados paliativos, formação do terapeuta, espiritualidade e bioética.

O evento foi oferecido a 600 participantes, entre médicos, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. O evento recebeu 102 trabalhos, dos quais 60 foram selecionados para apresentação em forma de pôster, e apenas 20 foram selecionados previamente para apresentação em comunicação oral, incluindo o estudo do LEPPS premiado (fotos encontram-se em anexo).

O LEPPS parabeniza os autores Juliana Tomé Garcia Mareze e Érika Arantes de Oliveira pelo trabalho premiado e agradece por representarem o nome do Laboratório e da Universidade de São Paulo, destacando o mérito da Psic. Me Juliana Tomé Garcia Mareze pela premiada apresentação.

JULHO DE 2019

 

Foi realizado no dia 3 de julho de 2019 o mini-curso intitulado “Revisão Integrativa (RI): passos metodológicos e avanços recentes”, ministrado pela Dra. Karina Dal Sasso Mendes, promovido pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-FFCLRP-USP). O evento contou com a participação de 17 integrantes do grupo de pesquisa, incluindo a Dra. Érika Arantes de Oliveira Cardoso. Além de abordar os fundamentos teórico-metodológicos da revisão integrativa, foram discutidos aspectos práticos e ferramentas disponíveis para auxiliar na realização desse tipo de estudos.

MAIO DE 2019

 

O trabalho intitulado “Interações familiares de meninos e meninas relacionadas ao bullying entre adolescentes”, do pós-doutorando Wanderlei Abadio de Oliveira (bolsista PNPD-Capes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCRP-USP) e integrante do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde – LEPPS, foi laureado como melhor tema livre apresentado no 15º Congresso Brasileiro de Adolescência, realizado em São Paulo de 23 a 25 de maio de 2019.

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pelo Comité de Adolescencia de la Asociación Latinoamericana de Pediatría. Trata-se de um evento bienal que estimula o debate sobre as mais recentes pesquisas e as tendências na abordagem da saúde do adolescente. Em 2019 o tema central do congresso foi “Os adolescentes do Século XXI: mudaram eles ou mudamos nós?”. Foram abordados temas como comportamentos, nutrição, transtornos alimentares, saúde mental, diversidade sexual e saúde na era digital. Dentre os temas de destaque nessa edição do Congresso se destaca a palestra “Corpo, roteiros sexuais e adolescência: uma reflexão sobre educação para sexualidade” e a mesa redonda “Mães da Diversidade”.

O evento reuniu cerca de 500 participantes, entre médicos pediatras e hebiatras, psicólogos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. Cerca de 240 trabalhos foram apresentados, sendo que apenas 13 foram selecionados previamente para apresentação em comunicação oral, incluindo o estudo do LEPPS premiado (ver fotos em anexo).

O LEPPS parabeniza os autores Wanderlei Abadio de Oliveira, Manoel Antônio dos Santos, Jorge Luiz da Silva, Claudio Romualdo, Marta Angélica Iossi Silva e a Profa. Dra. Simona Caravita (Milão/Itália) pelo trabalho premiado e agradece por representarem o nome do Laboratório e da Universidade de São Paulo, destacando o mérito do Prof. Dr. Wanderlei Oliveira pela premiada apresentação.

MARÇO DE 2019

 

No dia 27 de Março, o grupo Videverso teve o prazer de receber o ativista Fábio de Jesus Silva para uma tarde de debate. Fábio é coordenador nacional da rede gay Brasil, presidente do conselho municipal de atenção à diversidade sexual de Ribeirão Preto, além de ser presidente da ONG Arco-Íris, também de Ribeirão Preto. O tema abordado no debate foi: “Desafios das políticas públicas da comunidade LGBT e os retrocessos em tempos de dificuldades em nível nacional, estadual e municipal.”

A tarde foi extremamente proveitosa e permitiu aos alunos presentes na reunião abranger suas visões sobre a realidade brasileira vivenciada pela população LGBT atualmente. Conhecer essa realidade, que inclui políticas públicas, serviços de atenção e suporte à população e ações de natureza política, é de fundamental importância na prática dos profissionais de saúde das mais diversas áreas, incluindo a psicologia, que entende a saúde mental como estando intrinsecamente ligada com o contexto social onde os indivíduos estão inseridos.

FEVEREIRO DE 2019

 

Esse mês o LEPPS ganhou mais uma doutora. A aluna do Prof. Dr. Manoel Antonio dos Santos, Élide Dezoti Valdanha Ornelas, defendeu sua tese de doutorado entitulada “Funcionamento psíquico e vivências familiares nos transtornos alimentares na perspectiva de pais, mães e filhas.”

Élide recebeu duplo título de doutorado, pela sua co-tutela realizada com a Prof. Dra. Claire Squires, da Universidade Paris 7, na França, onde Élide passou um ano desenvolvendo sua pesquisa.

21-24 DE NOVEMBRO DE 2018

 

Participação no VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos

Entre os dia 21 e 24 de novembro o LEPPS marcou presença no VII Congresso Internacional de Cuidados Paliativos: consolidando conquistas/rompendo fronteiras, realizado na cidade de Belo Horizonte. A doutoranda Andréa Carolina Benites expôs seu trabalho, na modalidade pôster, intitulado “A experiência de cuidadores familiares de pacientes com câncer em situação de final de vida no contexto hospitalar”.

23 DE NOVEMBRO DE 2018

 

Participação na 16ª Jornada Apoiar

No dia 23 de novembro o LEPPS marcou presença na 16ª Jornada Apoiar: Adolescência e Sofrimento: na atualidade, realizada no Instituto de Psicologia da USP em São Paulo. Representantes do laboratório participaram expondo pôsteres relativos aos seus estudos e atuando como avaliadores de pôsteres.

 

14-18 DE NOVEMBRO DE 2018

 

Participação no V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão

Entre os dias 14 e 18 de outubro o LEEPS marcou presença no V Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, realizado na cidade de São Paulo. O evento acontece a cada 4 anos e reúne psicólogos de todo o Brasil. O membros do laboratório participaram expondo pôsteres e conduzindo apresentações orais, além de compor mesas – redondas. Os trabalhos apresentados encontram-se discriminados na guia “Participação em Eventos”.

 

 

8 DE OUTUBRO DE 2018

 

Participação no XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação  em Psicologia da FFCLRP – USP – Ribeirão Preto

No dia 8 de outubro de 2018, o LEEPS marcou presença na mesa-redonda intitulada “Psicologia e diferenças: gênero e sexualidade”, atividade realizada dentro do XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação  em Psicologia da FFCLRP – USP – Ribeirão Preto. O mestrando Vinícius Alexandre apresentou a fala intitulada “O papel do pesquisador diante dos estudos da diversidade sexual e de gênero: uma perspectiva queer”. Após o primeiro momento das falas o coordenador do laboratório Dr. Manoel Antônio dos Santos se juntou à composição da mesa para o segundo momento de debate com o público presente. A mediação da mesa ficou por conta do Dr. Eduardo Name Risk, também membro do laboratório.

5-8 de SETEMBRO DE 2018

 

Participação em evento na cidade do Porto/Portugal

O doutorando Mário Augusto Tombolato participou do 9th Congress of the European Society on Family Relations “Families through the lens of diversity”. O evento foi realizado na Universidade do Porto, Portugal, entre os dias 5 e 8 de setembro de 2018. Mário apresentou dois estudos relacionados à sua pesquisa de doutorado que tem apoio da FAPESP: 1) Brazilian same-sex families: the voices of parents and their children; 2) Prejudice and discrimination against same-sex couples with children in Brazil.

  • Adicionar ao Dicionário
    • Não há listas de palavras para Espanhol -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar
  • Adicionar ao Dicionário
    • Não há listas de palavras para Espanhol -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar