13 de agosto de 2018

O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-FFCLRP-USP-CNPq) https://sites.usp.br/lepps/ foi fundado em 1995. Vinculado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, é coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Antônio dos Santos e pela Dra. Érika Arantes de Oliveira-Cardoso. O LEPPS tem como meta a integração de docentes e discentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, além de estabelecer parcerias com docentes e discentes de outros programas e instituições do país e do exterior, com vistas à internacionalização. Caracteriza-se como um laboratório dedicado ao estudo, pesquisa e intervenção psicológica em temáticas relacionadas à Psicologia da Saúde e Diversidade Sexual e de Gênero. A pesquisa se volta à investigação de questões relacionadas à diversidade sexual e de gênero (homossexualidades, transgeneridades, intersexualidades), novas configurações familiares e adoção, bem como narrativas de luto, sofrimento e esperança no contexto das doenças crônicas não transmissíveis (câncer, diabetes mellitus, anorexia nervosa e bulimia, obesidade) e transplante de medula óssea/transplante de células tronco-hematopoéticas. Vinculados ao LEPPS encontram-se os grupos: VIDEVERS0 – Grupo de Ação e Pesquisa em Diversidade Sexual e de Gênero, https://sites.usp.br/lepps/videverso-2-2/; LUTE – Lutos e Terminalidades: Grupo de Pesquisa e Intervenção, @luteusp; e o Grupo Masculinidades, https://sites.usp.br/lepps/masculinidades/ Os integrantes do LEPPS são docentes, alunas(os) da graduação de diversos cursos, pós-graduandas(os), pós-doutorandas(os) e profissionais da área de saúde, contempladas(os) com bolsas de agências de fomento (CNPq, FAPESP, CAPES), além de auxílios de programas como Aprender com Cultura e Extensão e Projeto Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação (PUB) da Universidade de São Paulo. As(os) pesquisadoras(es) desenvolvem projetos nas vertentes de ensino, pesquisa, cultura e extensão, contribuindo para o expressivo número de pesquisas que são realizadas, em diferentes contextos e temáticas, e que já resultaram em mais de 600 artigos científicos, além de livros e capítulos.

O Laboratório possui parcerias com instituições nacionais e internacionais, como com o INSERM (França), University of Alabama (EUA), National Cancer Institute do National Institutes of Health- NCI/NIH (EUA), Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP. Os projetos científicos desenvolvidos pelos pesquisadores vinculados (em nível de iniciação cientifica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) têm obtido reconhecimento por meio de premiações no âmbito interno (Prêmio Tese Destaque USP 2013, Pré-Reitoria de Pós-Graduação da USP) e em eventos científicos nacionais e internacionais (American Psychosocial Oncology Society Conference 2017, , Reunião Anual da SBP, Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, Congresso Brasileiro de Transplante de Medula Óssea, SIICUSP,).