Apresentação
O Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES) é um grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Criado em 2021, o LIEVES tem como objetivo produzir conhecimento científico sobre diferentes aspectos das relações entre violência e saúde.
Ao longo das últimas décadas a violência se tornou um das principais preocupações da sociedade brasileira. Desde então, é crescente a produção acadêmica sobre o tema, especialmente no campo das ciências sociais. Repercussões da violência na saúde, como a alta mortalidade, a morbidade associada e as demandas aos serviços, fizeram com que a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhecesse a violência como um grave problema de saúde pública no mundo. No Brasil o campo da saúde coletiva vem se debruçando sobre a temática, com avanços significativos, especialmente no que se refere à violência de gênero e por parceiro íntimo. O LIEVES se soma a essas iniciativas com uma abordagem específica: uma preocupação com a violência juvenil e os homicídios, e um interesse em desenvolver pesquisa que subsidiem ações práticas e políticas públicas de prevenção. Para isso o nosso grupo congrega pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, não só da USP mas também da Universidade Federal da Bahia, da Universidade Federal de Uberlândia, e da University College London.
Os nossos objetivos
O LIEVES tem como principal objetivo produzir conhecimento aplicado para subsidiar a formulação de respostas intersetoriais para a prevenção violência entre crianças, adolescentes e jovens. Para isso consideramos fundamental o desenvolvimento de projetos em parceria com o setor publico, e colaborar com o desenvolvimento de planos e propostas de programas e políticas de prevenção. Os projetos do LIEVES pretendem aprofundar o conhecimento sobre fatores de risco e situações de vulnerabilidade para violência juvenil, estudar as repercussões da violência na saúde de adolescentes e os comportamentos de risco na adolescência.