Site da USP
Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos Universidade de São Paulo

Infraestrutura

Caverna Digital

A CAVERNA Digital USP faz parte do Laboratório de Realidade Virtual e Aumentada e conta com equipamentos de última geração em realidade virtual, realidade aumentada e computação gráfica, proporcionando um ambiente imersivo ambientado em uma área de 197,80m² composta por cinco telas de três por três metros que envolvem o usuário com imagens estereoscópicas, acionadas por um cluster gráfico.
Veja mais

 

Centro de Prototipagem (SMT)

Para atender à demanda da tecnologia de montagem em superfície (SMT), o LSI dispõe também de uma linha de montagem de última geração, montada em parceria com a LG Eletronics com incentivos da Lei da Informática, para resolver problemas que surgem na transição para soldagem “lead-free” e na montagem de novos tipos de componentes. Atende ainda às demandas de prototipagem para validação de propostas de novos circuitos.

Veja mais

 

Estúdio Multimídia de Alta Definição

O Estúdio Multimídia de Alta Definição do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP (LSI-EPUSP) foi criado em 2008, com infraestrutura e tecnologia para atender as necessidades de produção de material áudio visual em alta definição.

O objetivo é produzir conteúdos associados as atividades de cultura e extensão da USP, destacando as atividades acadêmicas e eventos realizados e organizados pelo LSI-EPUSP.

As produções estão disponíveis nos seguintes canais:

 

Infraestrutura de Virtualização e Alto Processamento

O LSI é responsável pelo Centro de Competência Cell BE, uma parceria LSI-USP / IBM CAS Brasil, que conta com um supercomputador (IBM Blade Cell QS20) e diversos PS3 (Sony) para pesquisa e desenvolvimento. Além disso, o Laboratório conta também com a iniciativa OpenSPARC, visando o Centro de Excelência OpenSPARC da SUN. Esta iniciativa oferece as seguintes facilidades: três workstations Sun Ultra 20, três SunFire T2000 Servers e FPGA Virtex 5 Xilinx e, ainda, o Laboratório de Sistemas Embarcados e Ambientes Inteligentes. Atualmente, o foco na área de Computação de Alto Desempenho (HPC) tem sido em Arquiteturas de Processadores Multicore e Manycore.

Os trabalhos desenvolvidos pelo LSI nessa área são coordenados pelo Professor Doutor da Universidade de São Paulo Sergio Takeo Kofuji e têm tido seu foco em computação distribuída e de alto desempenho, ambientes inteligentes, sistemas embarcados, tecnologia de imageamento avançado e redes de comunicação e segurança da informação.