Doutora em Turismo pelo PPGTUR-USP. É professora substituta no curso de Bacharelado em Turismo, Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba. Mestra em Artes, Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Piauí (2018). Especialista em Gastronomia Contemporânea pela Faculdade Única (2020). Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Internacional do Delta (2014). Bacharela em Turismo pela Universidade Federal do Piauí (2012). Seus interesses de pesquisa são: Turismo e Patrimônio Cultural; Turismo com ênfase na formação, qualificação e prática docente.
Mestre em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de São Paulo (PPGTUR-USP). Bacharela em Lazer e Turismo pela EACH-USP. Seus interesses de pesquisa são: turismo urbano, cidades globais e mobilidades.
Doutora em Turismo pelo PPGTUR-USP em co-tutela com a University of Groningen (UG). Mestra em Filosofia pelo Programa de Estudos Culturais na Universidade de São Paulo (USP). Bacharela em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Seus interesses de pesquisa são: mobilidades contemporâneas, intercâmbio cultural, hospitalidade, trabalho doméstico, cadeias globais de cuidado e gênero.
Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), Coordenador Acadêmico Eventos e Lazer no SENAC-SP. Seus interesses de pesquisa são: Mobilidades Acadêmicas; Internacionalização Educação; Políticas Públicas; Economia Criativa, Territórios e movimentos culturais/criativos; Eventos e Lazer.
Especialista em bem-estar social através de organizações não governamentais e gestão de projetos sociais. Pesquisador com mais de 20 publicações. 4 anos de experiência em mobilidade global, diplomacia, turismo, sustentabilidade, fundos competitivos, procedimentos legais e relações públicas. Dupla titulação: Administração de Empresas (Peru) e Relações Internacionais (Brasil).
Mestre em Turismo com o tema das mobilidades e migrações. Bacharela em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi. Fez especialização em Formação de Professores – Ênfase Ensino Superior – no IFSP. Atuou como pesquisadora pela Universidade Oxford Brooks no projeto “Agência política, presença migrante e recursos culturais”.
Mestranda em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade de São Paulo (PPGTUR-USP). Bacharela em Lazer e Turismo pela Universidade de São Paulo (2023). Seus interesses de pesquisa são: mobilidades, aeroportos, hospitalidade, marketing turístico e aeromobilidades.
Professor no Departamento de Turismo da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Bacharel em Turismo (PUC-RS), Mestre em Turismo (UCS) e Doutor em Geografia (UFRGS), com doutorado-sanduíche em Western Michigan University, Estados Unidos. Os principais interesses de pesquisa dentro do Turismo envolvem paisagem, cultura, mobilidades e drones.
Doutoranda em Turismo no PPGTUR-USP. Mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e graduada em Transporte Aéreo pela Anhembi Morumbi. Seus interesses de pesquisa são: aeromobilidades, aeroportos, aviação, desigualdades, economia, estudos de gênero, feminismos, mobilidades, sustentabilidade, transportes e turismo.
Mestre pelo PPGTUR-USP. Docente e Coordenadora Pedagógica pelo Centro Paula Souza em Sorocaba/SP. Fez especialização em Administração e Organização de Eventos. Bacharela em Turismo pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio. Licenciatura Plena no Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional em Nível Médio. Guia de Turismo. Seus interesses de pesquisa são: Mobilidades de Políticas, Mobilidades Acadêmicas, Políticas Públicas e Turismo.
João Freitas
Professor na Escola de Turismo da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS-Unirio) e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal Fluminense.
Doutoranda em Turismo pelo PPGTUR-USP. Mestre em Turismo pelo PPGTUR-UFF. Bacharela em Turismo pela FTH/UFF. Seus interesses de pesquisa são: Turismo e Mobilidades, Planejamento de Destinos Turísticos, Trabalho e Trabalhadores do Turismo, Metodologia da Pesquisa em Turismo e Epistemologia do Turismo.
Doutoranda em Turismo pelo PPGTUR-USP. Mestra em Relações Internacionais pela UFRGS. Desempenha desde 2020 a função de Gerente Executiva da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). Atualmente é bolsista do programa The Ryoichi Sasakawa Young Leader Fellowship Fund (Sylff) 2024-2025. Seus interesses de pesquisa são: Turismo, Relações Internacionais, soft power, diplomacia(s) e mobilidade turística internacional.
Bolsista CNPq de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ. Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2022), com período sanduíche no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-ISCTE/IUL), com bolsa CAPES. Mestre (2015) e graduado (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012), tendo cursado um semestre na Universidade de Coimbra, Portugal. Realiza pesquisas nas áreas de mobilidade e migração (mobilidades acadêmicas e estudantis internacionais), políticas científicas, educação superior, antropologia do Estado e das políticas públicas.
Mestre e bacharel em turismo pela UFPR, Mateus tem 12 anos de experiência profissional nas áreas de turismo, gestão de projetos, consultoria, gestão e marketing de destinos, empreendedorismo e educação. Anteriormente, foi Assessor de Gerência na Embratur (2023-2024), atuando nos departamentos de Competitividade Internacional e Projetos Estruturantes. Também já trabalhou como gestor de projetos, com desenvolvimento de microempreendedores em comunidades de baixa renda, atuou em grande multinacional da área do turismo e em uma agência de intercâmbio. Foi Vice-Presidente da Rede de Estudantes de Intercâmbio de Curitiba, recepcionando e apoiando estrangeiros que estudam na capital paranaense. Sempre em busca de estudos, tendências e novidades, realiza pesquisas junto aos Grupos de Pesquisa MobTur USP, TEEM UFPR e LETS UnB.
Doutor em Turismo pela EACH/USP – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (2025). Mestre em Comunicação pela UEL – Universidade Estadual de Londrina (2019). Especialista em Marketing e Gestão de Pessoas pelo INBRAPE-FECEA (2011). Bacharel em Turismo pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana – FECEA (2009). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Labor Movens – Condições de Trabalho no Turismo, vinculado à Universidade de Brasília – UnB; pesquisador do MobTur – Grupo de Pesquisa Mobilidade e Turismo, vinculado à Universidade de São Paulo – USP; membro da associação Alba Sud – investigación y comunicación para el desarollo – Barcelona.
Doutorando em Turismo pelo PPGTUR-USP. Mestre em Turismo pela UFF. Bacharel em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida. Seus interesses de pesquisa são: Turismo Vegano, Mobilidades Turísticas, Mudanças Climáticas, Veganismo e Questões socioambientais.
Mestranda no PPGTUR-USP. Seus interesses de pesquisa estão no universo das Mobilidades Urbanas. Graduada em Gestão de Turismo (IFSP, 2023). Em 2023, atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP, no Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo, com linha de pesquisa em Gestão de Organizações Turísticas, participando do projeto Gestão de operações e o sucesso dos hostels: uma análise latino-americana. Atua como RFP Success Manager na empresa alemã HRS Group. Formada como técnica em Nutrição e Dietética integrado ao Ensino Médio na melhor Escola pública de Santo André, cidade residente (IDEB, 2021) ETEC Júlio de Mesquita em 2019. Possui Inglês nível C1 Avançado (resultado EF SET). Conhecimento intermediário em Excel e Power BI. Possui conhecimento básico em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais).
Líder do Grupo de Pesquisa Mobilidades e Turismo, docente e pesquisador na EACH-USP desde 2016, vinculado ao Bacharelado em Lazer e Turismo e ao Programa de Pós-graduação em Turismo. Graduado em Turismo, Mestre em Integração da América Latina e Doutor em Arquitetura e Urbanismo. Seus interesses de pesquisa estão nas interfaces entre turismo, mobilidades e estudos urbanos.
Mestre em Turismo pelo PPGTUR-USP. Jornalista e servidora do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Pesquisa sobre História do Turismo em acervos públicos, principalmente de jornais e revistas. Autora do livro “O turismo em automóvel nas primeiras estradas paulistas – Comunicação, Mobilidades e Poder”.
Mestranda em Turismo no Programa de Pós-Graduação em Turismo na Universidade de São Paulo. MBA em Relações Internacionais pela Anhembi Morumbi (2017), com o tema: A Crise Humanitária e os Desafios da Política Imigratória. Bacharela em Turismo pela Universidade São Judas Tadeu (2007). Seus interesses de pesquisa são: Mobilidades Acadêmicas; Internacionalização da Educação; Aprendizagem Intercultural e Turismo de Intercâmbio.
Graduanda em Lazer e Turismo pela EACH-USP. Bolsista do Programa Unificado de Bolsas no projeto Mobilidades e Turismo: Teorias, Métodos e Aplicação sob orientação do Prof.Dr. Thiago Allis. Seus interesses de pesquisa são: Mobilidades Turísticas, Parques Urbanos e Turismo, Mobilidades Virtuais e Estudos de Cultura. O Programa Unificado de Bolsas (PUB) tem o objetivo de aprimorar a formação cidadã, acadêmica e profissional dos estudantes da USP com vínculo em três vertentes: Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão. A duração dos projetos é de 12 meses.
Graduanda em Lazer e Turismo na Universidade de São Paulo. Bolsista (2023-2024) no Programa Unificado de Bolsas em Iniciação Científica. O Programa Unificado de Bolsas (PUB) tem o objetivo de aprimorar a formação cidadã, acadêmica e profissional dos estudantes da USP com vínculo em três vertentes: Ensino, Pesquisa e Cultura e Extensão. A duração dos projetos é de 12 meses.
Graduanda em Lazer e Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades – Universidade de São Paulo. Atual diretora do departamento de comunicação da Atlética EACH – USP. Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico dos estudantes de graduação do ensino superior.