Site da USP
Laboratório Multiusuários Salas 433 e 434 Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento

Regras de uso

Orientações gerais de uso dos Laboratórios Multiusuários (salas 433 e 434)

e do Espaço Multiusuários (sala 436)

Responsável: Kelliton J M Francisco

Do acesso às salas:

  • Cada laboratório do BMC possui um cartão próprio de acesso à sala 433 que poderá ser utilizado por seus  colaboradores conforme suas necessidades.
  • A responsabilidade de uso e cuidados com o mesmo é de inteira responsabilidade do respectivo laboratório de origem. Em caso de extravio ou dano físico, cabe ao laboratório de origem providenciar sua reposição e comunicação por e-mail ao setor Multiusuários para desabilitação do mesmo no sistema de acesso.
  • As salas 434 e 436 não possuem, por hora, um acesso eletrônico tal como a sala 433. Portanto, a chave de acesso  estará guardada na primeira gaveta da mesa ao lado da porta de entrada no interior da sala 433.
  • Após o uso, as chaves devem ser imediatamente devolvidas ao local para permitir que outros usuários possam utilizá-las. Ao terminar o uso do laboratório e na ausência de outro usuário, as luzes devem ser apagadas e a porta deve ser trancada.

 

Do monitoramento:

  • As salas que compõe os Laboratórios (salas 433 e 434) e Espaço Multiusuários (sala 436) possuem câmeras de monitoramento, portanto, solicita-se prudência no uso destes espaços.
  • O uso dos espaços supracitados implica na concordância automática da presença dos dispositivos.

 

Dos agendamentos:

  •  Alguns equipamentos e espaços físicos, em virtude do número limitado e potencial demanda de uso, devem ser agendados. Os equipamentos que compõe o Laboratório Multiusuários (salas 433 e 434) possuem sistema de  agendamento próprio online que pode ser acessado à partir do site “sites.usp.br/multibmc”. O link do site estará disponível nos quadros de avisos no interior dos respectivos laboratórios.
  • O agendamento da sala de reuniões e do projetor localizado no Espaço Multiusuários (sala 436) deverá ser feito presencialmente em planilha própria localizada próximo aos respectivos recursos técnicos.
  • Ressalta-se que eventuais mudanças e horários e ou cancelamentos são de inteira responsabilidade dos usuários que fizeram os respectivos agendamentos.
  • Quaisquer necessidades de trocas de horários entre os usuários devem ser feitas diretamente entre os mesmos, cabendo aos mesmos a responsabilidade de alteração nas respectivas agendas.
  • Em caso de uso de conflito de horários de agendamento com usuários não agendados, observa-se a prioridade para o horário previamente agendado conforme a presente orientação.

 

Das responsabilidades de uso:

  • Todos os usuários dos Laboratórios Multiusuários e Espaço Multiusuários são responsáveis por contribuir com  conservação, manutenção e limpeza dos equipamentos e espaços de trabalho.
  • Os usuários dos Laboratórios Multiusuários devem preencher e assinar o formulário contido no site  “sites.usp.br/multibmc/agendas” e/ou “sites.usp.br/multibmc/regras-de-uso” sempre que for agendar a primeira vez um equipamento ou sala de cultura da sala 434.
  •  Ao observar mal funcionamento de quaisquer equipamentos ou problemas de infraestrutura, tal como iluminação, tomadas, entre outros, todo usuário dos Multiusuários é responsável pelo aviso imediato ao  responsável pelo local para que seja providenciado o reparo ou o encaminhamento de solicitação do mesmo para os setores competentes.
  • O uso do equipamento deve ser previamente registrado em seu respectivo caderno. Esta anotação será importante caso outro usuário ou o responsável pelo local, possam identificar e avisar o usuário sobre eventuais problemas durante a utilização.

 

Das regras de Biossegurança e Segurança Química:

 

Dos treinamentos de uso de equipamentos e afins:

  •  Alguns equipamentos requerem treinamento prévio que pode ser feito com algum usuário experiente e  cadastrado no Laboratório Multiusuários ou com o técnico do setor. No entanto, o treinamento de operação das  ultracentrífugas deve ser feito exclusivamente com o técnico do setor.

 

Dos empréstimos de equipamentos e acessórios:

  • É vedado o empréstimo de equipamentos e/ou seus acessórios para uso fora das dependências do Laboratório Multiusuários.

 

Links úteis:

Orientações Gerais de uso do Laboratório Multiusuários e Espaço Multiusuários

Protocolo de situações de emergência segundo às normas de biossegurança

Declaração de uso dos equipamentos

Comissão de Biossegurança do ICB

Comissão de Segurança Química do ICB