zyro-image (1)

Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração Responsável

Pesquisadores Associados

ALEXANDRE ORLANDI PASSOS

 

Mestre em Engenharia Mineral pelo Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015) e Graduado em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1988). Foi analista de sistemas, chefe de equipe sísmica na Amazônia, geólogo de mina, coordenador regional de mineração, gerente de fábrica e gerente operacional Brasil de uma das maiores empresas de mineração do País. Profissional com mais de 30 anos de experiência nas áreas Industrial e de Mineração, com atuação local e corporativa, estruturando áreas, sistematizando processos e definindo estratégias e diretrizes operacionais, com elevado foco em resultados e pessoas. Coordenou a elaboração do Capítulo de Mineração Sustentável para a Força Tarefa do Governo de Minas Gerais para o Desastre da Samarco e tem liderado projetos da I9 Mining no Mining Hub associados ao monitoramento de barragem e ao aproveitamento de rejeitos. Atualmente atua em desenvolvimento tecnológico aplicado, onde além de desenvolver projetos próprios, coordena a área de inovação e sustentabilidade do NAP.Mineração/USP no apoio às empresas na estruturação de setores de PD&I e desenvolvimento de projetos de inovação e mineração sustentável.

 

Currículo Lattes

MARJO DE THEIJE

 

Antropóloga e professora associada do Departamento de Antropologia Social e Cultural da VU University Amsterdam. Recebeu seu Ph.D. em Ciências Sociais na Universidade de Utrecht em 1999. Membro do conselho editorial da ERLACS, European Review of Latin American and Caribbean Studies. Atualmente também é diretora acadêmica do Programa Acadêmico VU Brasil na VU University e coordena vários projetos internacionais de pesquisa.

Área de Atuação: Aspectos culturais, sociais, econômicos e ambientais da mineração de ouro em pequena escala na região amazônica, especialmente no Brasil e nas Guianas, mas também na Bolívia, Colômbia e Peru. No Suriname e na Guiana Francesa, trabalha com os mineiros migrantes brasileiros e com a população quilombola Aluku e Ndjuka nas minas de ouro.

Currículo Lattes – ORCID

MARCELLO VEIGA

 

Engenheiro metalúrgico, com mestrado em geoquímica ambiental e PhD em processamento mineral pela University of British Columbia, Canadá. Foi professor titular do Instituto Norman B. Keevil de Engenharia de Minas da University of British Columbia até dezembro de 2020 e hoje atua como professor emeritus. Sua pesquisa e ensino são focados em temas técnicos, sociais, econômicos e políticos para melhorar a imagem da mineração como um todo, mais especificamente da mineração artesanal, assunto no qual trabalha por mais de 40 anos em 35 países. De 2002 a 2008, ele trabalhou como especialista e gerente chefe do Projeto Global de Mercúrio para a Organização das Nações Unidas, em Viena. Dr Veiga tem mais de 300 artigos técnicos publicados internacionalmente, 4 livros, 3 patentes e orientou diretamente 45 Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado.

 

Currículo Lattes – ORCID

 

ANTONIO CARLOS DA COSTA MARTINS

 

Doutor em Engenharia Mineral pelo Departamento de Engenharia de Minas e Petróleo da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, graduação em Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em lavra, atuando principalmente na utilização de software de mineração em projetos de lavra e na aplicação de métodos geofísicos no apoio ao planejamento de lavra. Atualmente, apoiando o projeto “Estudos da Mineração de Pequena Escala por meio da integração de dados geológicos e modelagens geofísicas para aprimorar a exploração limpa e sustentável”. Docente nos cursos de Engenharia de Petróleo, Ambiental no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU.

 

 

Área de Atuação: Geofísica, Mineração, Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo.

 

Currículo Lattes  –  LinkedIn  –  ORCID

 

 

DENNIS TRAVAGINI CREMONESE

 

Engenheiro de Minas (USP/2010), Mestrado em Engenharia Mineral (USP/2014), MBA em Logística e Operações (UNISA/2015), Doutorado em Engenharia Mineral (USP/2019) e Black Belt em Lean Six Sigma (CAE/2021). Possui experiência em Projetos Industriais e Otimização de Lavra, Usina de Beneficiamento, Ferrovias e Portos. Participou de projetos com minérios de ouro, cobre, bauxita, amianto, níquel, ferro e nióbio, agregados, granel vegetal (soja e açúcar), fertilizantes e granéis líquidos. Seu conhecimento envolve otimização de ativos, dimensionamento, seleção e especificação de equipamentos, estudo de confiabilidade e simulação dinâmica, sendo um Professor Doutor na área. Atualmente é Pesquisador do NAP.Mineração e Sócio Fundador da empresa Dynamine Consultoria em Engenharia, atuando no gerenciamento e desenvolvimentos de Projetos para todos os portes de empresas e de Sistemas focados para liderar as minerações de pequeno e médio porte para a Indústria 4.0.

Área de Atuação: Simulação Dinâmica; Estudo de Confiabilidade; Lavra; Beneficiamento; Lean Six Sigma; Projetos; Mineração; Ferrovia; Terminais Portuários; Processo; Mecânica.

Currículo LattesLinkedInORCID

HÉLIO ALEXANDRE LAZARIM

 

Profissional com mais de 25 anos de carreira na indústria de mineração tendo atuado em cargos executivos em empresas de grande porte como Vale, Mineração Rio do Norte e Anglo American. Foi gerente geral e head de áreas operacionais e de planejamento estratégico, onde liderou a implantação de projetos de inovação e desenvolvimento sustentável nas empresas em que atuou. Atualmente é pesquisador colaborador na Universidade de São Paulo e trabalha em parceria com o DPI (Development Partner Institute) no Brasil. Além disso, atua como membro do Projeto Gold Matters para o desenvolvimento de mineração responsável em pequena escala na América do Sul e África. As principais linhas de trabalho tem por objetivo fomentar, atráves da inovação, o desenvolvimento de discussões multi-stakeholders em setores industriais e a implantação de projetos que visam assegurar a sustentabilidade em áreas operacionais.

 

Currículo Lattes

JACOPO SECCATORE

 

Engenheiro civil pela Politécnica de Torino, Itália (2008), M.Sc. pela mesma Politécnica em Geoengenharia (2010), Ph.D. em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo (2014). Professor de Engenharia de Minas e diretor do iUAI Mining Center na Universidade Adolfo Ibañez, Chile. Fundador do Projeto Mina Experimental da Universidade de São Paulo. Tem experiência específica em Engenharia de Explosivos para Mineração e Aplicações Civis, Túneis e Espaços Subterrâneos, Mineração a Céu Aberto e Subterrânea e Pequena Mineração. Consultor da Politécnica de Torino (Itália), da Universidade de British Columbia (Canadá), do World Gold Council (UK), do CIRDI (Canadá) e de várias empresas e administrações públicas em todo o mundo. Membro Titular da Ordem dos Engenheiros, Itália, desde 2010, da Sociedade Internacional de Engenheiros de Explosivos, EUA desde 2010, do Instituto Australasiano de Mineração e Metalurgia, Austrália, desde 2015, da Sociedade de Professores de Mineração (Societät der Bergbaukunde) – SOMP desde 2016. Membro fundador e ex-membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Engenharia de Explosivos. Editor Associado da Revista Escola de Minas – REM.

 

 

 

Área de atuação: Lavra de Minas, Engenharia de Explosivos, Pequena Mineração sustentável.

 

 

Currículo Lattes  –  LinkedIn  –  ORCID

 

TATIANE MARIN

 

Engenheira de Minas pela USP (2005), Engenheira de Segurança pela EPUSP (2008), MSc em Engenharia Mineral pela USP (2009), Ph.D. em Engenharia Mineral (2015). Atualmente é pesquisadora senior do NAP.Mineração, pós-doutoranda do projeto Min_AO². As áreas de especialidade incluem governança de lavra, modelagem geológica, planejamento de lavra e desenho de minas a céu-aberto e subterrâneas, mapeamento de processos de lavra e simulação de lavra.

 

 

Currículo Lattes

 

ADEYINKA O. OMOTEHINSE

 

Professora do Departamento de Engenharia de Minas da Federal University of Technology Akure na Nigéria. Ela concluiu seu doutorado pela Universidade de São Paulo, Brasil, em 2020. Ela publicou diversos artigos em revistas científicas. É revisora do Journal of Cleaner Production and Natural Resources Research. Ela é uma palestrante experiente com um histórico comprovado de trabalho na indústria de mineração e metais principalmente nas seguintes especialidades: planejamento de lavra; economia mineral; mineração sustentável e software de mineração. Dr. Omotehinse é membro registrada do Australasian Institute of Mining and Metallurgy (AusIMM); Conselho para a Regulamentação da Engenharia na Nigéria (COREN); e um membro registrada do Conselho de Engenheiros de Minas e Geocientistas da Nigéria (COMEG).

 

Área de Atuação: Professor universitário.

 

Currículo  – LinkedIn  –  ORCID