zyro-image (1)

Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração Responsável

Projeto Gold Matters

 

O objetivo do Projeto GOLD MATTERS é considerar se poderia ocorrer, e de que forma, uma transformação social em direção a um futuro sustentável para a mineração artesanal ou em pequena escala de ouro no Brasil, Suriname, Guiana Francesa, Gana, Burkina Faso, Guiné Conakry e Uganda. Isto inclui uma reflexão crítica sobre o tipo de sustentabilidade que estaria envolvida, para quem, e como.

 

O componente brasileiro do projeto conta com a participação de pesquisadores do NAP.Mineração/USP e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Unicamp, visa investigar se e como a transformação social e tecnológica em direção a futuros sustentáveis pode ocorrer na MAPE na Amazônia brasileira, a partir de uma pesquisa em profundidade em três regiões:

 

i) o município de Peixoto de Azevedo, no norte do Estado do Mato Grosso;

ii) a região do Tapajós, no estado do Pará;

iii) o distrito de Lourenço do município de Calçoene, no estado do Amapá.

Para responder a essas indagações, os integrantes do Consórcio Internacional Gold Matters participam de uma pesquisa transdisciplinar de 4 anos (2018-2022) com uma equipe que inclui pesquisadores de diferentes disciplinas e artistas. Esta pesquisa faz parte do Gold Matters International Consortium for the NORFACE and Belmont Forum Transformations to Sustainability Joint Research Programme.

 

Este projeto é financiado pelo Belmont Forum/FAPESP (Processo nº 2018/50033-6).

 

Para mais informações:

http://gold-matters.org

e a exposição virtual do projeto

https://www.exhibitiongoldmatters.com/.