zyro-image (1)

Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração Responsável

Conselho Executivo

GIORGIO DE TOMI – DIRETOR

Engenheiro de Minas pela Universidade de São Paulo, com PhD pelo Imperial College (UK) e MSc pela Southern Illinois University (EUA). É Professor da Escola Politécnica da USP e dirigente do Núcleo de Pesquisa para a Mineração Responsável da USP (NAP.Mineração/USP). Entre 2015 e 2019 atuou como Chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da EPUSP. Possui qualificação internacional como QP (Qualified Person) e CP (Competent Person), atua como assessor da UNIDO e PNUMA e coordena projetos junto ao Banco Mundial na área de sustentabilidade na mineração. É Chartered Engineer (CEng) pelo Engineering Council (UK), Fellow do Institute of Materials, Minerals and Mining (FIMMM), pesquisador PQ nível -D do CNPq, conselheiro e membro do comitê técnico da CBRR (Comissão Brasileira de Recursos e Reservas), membro do conselho da Unidade EMBRAPII Tecnogreen e atua no conselho editorial dos periódicos Mining Technology e Brasil Mineral.

Área de Atuação: Planejamento de lavra, avalição econômica de empreendimentos de mineração, automação para a indústria mineral, gestão da cadeia de valor mineral, com ênfase na disseminação de práticas responsáveis para o setor mineral. Tem experiência na indústria, tendo atuado como engenheiro de minas e chefe de produção na empresa Goiás Estanho (Brasil, anos 80), como Diretor e membro do conselho da Datamine International (UK, anos 90) e Diretor e membro do conselho administrativo da Devex SA (Brasil, até 2010).


Currículo Lattes  –  LinkedIn


ARTHUR PINTO CHAVES – CONSELHEIRO

Arthur Pinto Chaves. Engenheiro metalurgista de formação. Mestre, doutor, livre-docente e professor titular de Tratamento de Minérios, todos pela EPUSP. Além de lecionar atuou na iniciativa privada em empresas de mineração, de projetos e em consultoria de engenharia de Tratamento. Aposentado pela Universidade continua lecionando, orientando e desenvolvendo pesquisa. Especializado em Tratamento de Minérios e Manuseio de Sólidos Granulados.


Área de Atuação: Tratamento de Minérios / Manuseio de sólidos granulados


 Currículo Lattes

JORGE SILVA BETTENCOURT – CONSELHEIRO

Graduado em Geologia pela Universidade de São Paulo (1961), doutorado (1972) e livre-docente (1992) pela Universidade de São Paulo. É professor titular colaborador do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, desde 2000. Experiência nas áreas de exploração mineral e modelos de depósitos minerais, atuando como geólogo de exploração mineral e como consultor. Interesse atual em pesquisa, mais dirigido à metalogenia e à exploração mineral, tem como foco os temas: craton Amazônico e Bacia do São Francisco, evolução crustal proterozóica e modelamento metalogenético de depósitos minerais -metais raros e metais não ferrosos- com ênfase em isótopos estáveis e inclusões fluídas. É pesquisador de produtividade do CNPq – nível 1A. Co-Chairman do IGCP-426: Granite Systems and Proterozoic Lithospheric Processes (UNESCO/IUGS, 1998-2003). Tem o Barlow Memorial Medal outorgada, em 2002, pelo Canadian Institute of Mining, Metallurgy and Petroleum (CIM) e, em 2004, recebeu a Medalha José Bonifácio de Andrade e Silva da Sociedade Brasileira de Geologia.
 

MAURÍCIO BERGERMAN – CONSELHEIRO

Possui graduação em Engenharia de Minas pela Universidade de São Paulo(2003), mestrado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo(2009) e doutorado em Engenharia Mineral pela Universidade de São Paulo(2013). Trabalhou por 7 anos na Vale S.A. nas minas do Sossego, Pico e na área de novos projetos de cobre, sempre na área de processo. Trabalhou como Professor Adjunto da Universidade Federal de Alfenas entre 2011 e 2014. Desde 2014 é Professor Doutor no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Universidade de São Paulo. Possui experiência em projetos de minérios de cobre, ferro, zinco, chumbo, fosfato, vanádio, titânio e materiais para construção civil e reciclagem de resíduos, tendo desenvolvido seu mestrado na área de moagem semi-autógena e o doutorado sobre remoagem com moinhos verticais. Atua também na área de pré-concentração, tendo desenvolvido estudos para avaliar diferentes minérios de depósitos do Brasil. Possui um pedido de patente pelo desenvolvimento de uma rota inovadora para retirada de urânio de um minério sulfetado de cobre.

Área de Atuação: Tratamento de Minérios

Currículo Lattes  –  LinkedIn

 

VAGNER ROBERTO ELIS – CONSELHEIRO

Graduado em Geologia (1990), Mestrado em Geociências e Meio Ambiente (1993) e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Livre Docente pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é Professor Associado 1 e Chefe do Departamento de Geofísica do IAG/USP. Tem experiência em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: geofísica aplicada, geofísica rasa, métodos geoelétricos, investigação ambiental, geofísca aplicada a hidrogeologia, geofísica aplicada a mineração.

Currículo Lattes – LinkedIn

 

JORGE LUIS PORSANI – CONSELHEIRO

Possui graduação em Geologia pela UFBA (1987), mestrado em Geofísica pela UFPA (1991), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro (1999) e pós-doutorado em Geofísica pela Western Michigan University, Estados Unidos (2005). Professor do Depto. de Geofísica do IAG desde 1998, Professor Associado de 2009 a 04/2015. Desde 05/2015 é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Pesquisador do CNPq desde 2007, Pesquisador 1D de 2010-2018 e atualmente é Pesquisador 1C. Foi chefe do Depto. de Geofísica do IAG/USP entre 05/2009 e 05/2013. Atualmente é o Presidente da Comissão de Pesquisa do IAG/USP. Implantou em 2002 o Sitio Controlado de Geofísica Rasa-SCGR-I do IAG/USP com apoio da FAPESP e implantou em 2016 o SCGR-II com apoio da COMGÁS. Fez consultoria para a PETROBRAS, ANEEL, METRÔ-Consórcio Via Amarela, PETROGAL e COMGÁS. Coordenou Projetos de P&D para o CNPq-PVE e FAPESP. Orientou vários projetos de pesquisa em Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Atuou em trabalho geofísico humanitário para otimizar as buscas na região afetada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, MG. Tem dezenas de artigos publicados em revistas arbitradas. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada a estudos geológicos, geotécnicos, ambientais, hidrogeológicos, exploração mineral, planejamento urbano e arqueologia. Atua nos temas: GPR-Ground Penetrating Radar, TDEM-Time Domain Electromagnetic, MT-Magnetotelúrico e Eletrorresistividade.

LattesORCID