O NAP.Mineração/USP desenvolve e padroniza técnicas de lavra adequadas para as operações em pequena escala com foco em segurança, na eficiência operacional e na responsabilidade ambiental. Dessa forma, utiliza-se procedimentos consagrados de operação e planejamento de lavra na indústria mineral, sempre que possível automatizando os procedimentos e aplicando com efetividade dentro do ambiente de mineração em pequena escala.
As atividades de lavra na mineração artesanal e de pequena escala possuem características técnicas peculiares devido às limitações de escala e do nível tecnológico dos equipamentos utilizados. Na maioria dos casos, as operações são tão diferentes dos métodos tradicionais de lavra que não permitem a aplicação de abordagens convencionais para avaliar o desempenho da operação.
Essas operações geralmente utilizam equipamentos simples, com escasso nível tecnológico e conhecimento geológico muito baixo. Além disso, pesquisas de campo da equipe do NAP.Mineração/USP revelaram que o uso inadequado de explosivos é uma das principais causas de acidentes na mineração em pequena escala subterrânea, devido ao uso equivocado dos produtos (muitas vezes artesanais) e à falta de conhecimentos técnicos. A tendência da mineração em pequena escala de copiar sem entender os procedimentos desenvolvidos para mineração em escala industrial normalmente resulta em baixa eficiência e altos riscos de segurança em função de instabilidades geotécnicas. De modo geral, um dos principais desafios é o atendimento das necessidades de produção com controle adequado dos riscos associados a instabilidades geotécnicas.