zyro-image (1)

Núcleo de Pesquisa para Pequena Mineração Responsável

TRATAMENTO DE MINÉRIOS

 

O NAP.Mineração/USP desenvolve rotas de processo adequadas para o tratamento de minérios nas áreas selecionadas para as operações piloto. Para atingir esse objetivo, é feito um esforço específico para incentivar e divulgar os benefícios das técnicas sustentáveis de recuperação mineral adaptadas para a mineração em pequena escala.


O tratamento de minérios é um aspecto fundamental da mineração e é um dos fatores críticos de sucesso da sua evolução para operações responsáveis. A ausência de assistência técnica em áreas garimpeiras é a causa principal da precária condição de trabalho e de vida dessas comunidades. Em geral, os garimpeiros copiam os processos de seus vizinhos sem questionar adequação, impactos e eficiência. Em função dessa falta de planejamento de adequação dos processos produtivos, apenas 25% do ouro presente nos depósitos é recuperado pelos garimpeiros, normalmente por meio de processos gravimétricos rudimentares ou utilizando formas variadas de amalgamação com mercúrio.


Técnicas sustentáveis e eficientes de recuperação de ouro e outros minerais já existem. O maior desafio para o tratamento de minérios consiste em adaptar tais processos (como a cianetação intensiva de concentrados gravimétricos ou a flotação) para a pequena escala de produção, e incentivar e divulgar os benefícios da adaptação dessas alternativas, eliminando a utilização de mercúrio na recuperação do ouro.