Membros

Coordenação

Lilian Jacoto
Graduação (1988), mestrado (1996) e doutorado (2002) em Letras pela Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1998 nos níveis de graduação e pós na área de Literatura Portuguesa. Pós-doutorado em Estudos Românicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2016) – bolsista FAPESP. Pesquisa voltada para a Literatura Portuguesa moderna e contemporânea e suas relações com a Ética. Coordenadora do Laboratório de Estudos de Literatura e Ética na Modernidade (LEPEM), na Universidade de São Paulo. Suas publicações mais recentes, no âmbito do projeto axial do NELLPE –  Literatura e Ética – é “Lições de escrita”, no livro de sua organização Um Senhor Tavares: ensaios e erros ( 2020), “Para ler o século de Gonçalo M. Tavares”, na Revista Colóquio -Letras, vol. 203 (2020) e o artigo “Como a estrada começa”, Revista ABRIL, v.15, 2023. (http://lattes.cnpq.br/2836610461089202)

 

Pesquisadores 

Doutores

Maria Catarina Rabelo Bozio
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), bacharela em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e mestre em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (2016). Desenvolveu pesquisa em Teoria Literária e Fotografia com bolsa de Iniciação Científica concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o Mestrado. Atuou como Coordenadora e Professora de Redação e Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio no Poliedro Colégio de São José dos Campos. (http://lattes.cnpq.br/9693364451052436)

Cibele Lopresti Costa 

Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo com a tese “A parábola do homem estagnado em Nenhum olhar, de José Luís Peixoto” (2016). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade de São Paulo – PUC/SP – 2004. Graduada em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP – 1987. Professora em cursos de Pós-Graduação, em cursos e oficinas para a formação de professores. Autora de livros didáticos para o ensino fundamental e médio. Mediadora em clubes de leitura. Atua na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Portuguesa, Formação de Professoras, Produção de material didático. Foi coautora, junto com Greta Marchetti, do volume 6 da coleção Geração Alpha Língua Portuguesa, e da obra Segue a trilha EJA: Práticas de Leitura e Escrita, destinada a alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos. Ambas as obras foram aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). (http://lattes.cnpq.br/5243448514327721)

Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz
Graduada em Letras/ Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( 2004) e História pela Universidade de São Paulo ( 2007). É mestre em Literatura Portuguesa, pela USP/SP, tendo defendido a dissertação “Entre Douro-e-Mundo: mito e literatura na revista Nova Renascença” (2008) e doutora em Literatura Portuguesa, com tese defendida sobre Teixeira de Pascoaes: “Teixeira de Pascoaes revisitado, um ensaio sobre literatura e ausência” (USP/2016), sob a orientação da Profa. Dra. Lilian Jacoto. Integra, desde 2017, o grupo de estudos NELLPE/USP (Núcleo de Estudos das Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) e também o laboratório LEPEM/USP (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade). Fundou e coordenou, entre 2009 e 2010, o Espaço Maranus – cursos e astrologia. Ministra aulas de literatura no Instituto Figueiredo Ferraz (IFF). Autora de livro de contos literários Desfiladeiro (Ed. Nativa, 2003); do livro de poesia Lacrimatórios, enócoas (ed. Oficina Raquel, 2009), livro vencedor do Programa Nascente (USP) de 2007; do livro Dioniso e Ariadne (2010, edição do autor); do livro Fio, fenda, falésia (2010, edição de autor) escrito em parceria com Érica Zíngano e Renata Huber, com apoio do ProAc 2009 | Secretaria da Cultura do Estado de SP; e de uma nova versão, totalmente reescrita, de Desfiladeiro (ed. Oficina Raquel, 2011) e de Saturação de Saturno (ed. Oficina Raquel, 2013). (http://lattes.cnpq.br/1310812269510555)

Doutorandos

Felipe Marcondes da Costa
Tem formação em Letras na FFLCH-USP e Dramaturgia na SP Escola de Teatro. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa, com pesquisa sobre o corpo, sob um viés da performance, na obra Antropofagias, de Herberto Helder. Atualmente cursa o doutorado no mesmo Programa, pesquisando o Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares. Transita entre a literatura, a performance e as artes visuais, interesses que se desdobram em texto, crítica, curadoria e performance. Publicou no Brasil o livro de poemas Rezar é juntar palavra com força (Dulcineia Catadora, 2017; 2022) e, em Portugal, Desencapados (maio-maio, 2022). Em 2022, apresentou uma exposição individual no Museu Júlio Dinis, em Ovar, Portugal. Foi curador das exposições Palestina Viva!, no Al Janiah, em 2024, e Negra Arte Sacra, no Axé Ilê Obá, em 2025. Tem textos publicados em periódicos no Brasil e em Portugal.(http://lattes.cnpq.br/2412526775408599)

Fernanda Duduch
Bacharelado  e licenciatura em Letras Português – Hebraico pela Universidade de São Paulo (2017), com período sanduíche (2016) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e fomento Santander-Bolsas Ibero-Americana. Mestrado na Universidade de São Paulo, com o projeto “A memória da Shoah em Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares.” fomentado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e orientada pela Profa. Dra. Lilian Jacoto (2023). Cursa o doutorado na UNIFESP, sob orientação do Prof. Dr. Leonardo Gandolfi. A atual tese tem nome provisório de ‘O dispositivo sexual como veículo de poder no “Reino” de Gonçalo M. Tavares.’ Participa, desde 2018, do grupo de pesquisa NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Trabalha como analista educacional, focada em correções dos grandes vestibulares e como docente de Jovens e Adultos na Prefeitura de Santo André.
(http://lattes.cnpq.br/5712270910369112)

Lucas Rodrigues Negri
Mestrado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu pesquisa sobre a obra de Herberto Helder sob orientação da Professora Doutora Lilian Jacoto. Bacharel em Letras pela mesma instituição (2018), com intercâmbio na Univerzità Karlova (2016, Praga, República Tcheca). Membro do NELLPE  e do CEII (Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia). Tem interesse em literatura e filosofia, pesquisando principalmente as relações entre linguagem, verdade e realidade no pensamento contemporâneo. Em 2023, ingressou no doutorado em Teoria e História Literária na Unicamp, sob orientação do Prof. Dr. Fabio Akcelrud Durão. É bolsista Fapesp e pesquisa a obra de Alain Badiou em diálogo com questões de teoria literária.
(http://lattes.cnpq.br/1592319498064689)

Mestres 

Luciana D’Ingiullo
Licenciada em Letras (2003) pela PUC-SP,  Mestrado no Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da USP. O projeto As cartas das três Marias: poesia, erotismo, revolução teve financiamento da CAPES e pertence à linha de pesquisa Criação Literária e Crítica Criativa do referido Programa. Desde 2018, integra o grupo de pesquisa NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética), coordenado pela professora Dra. Lilian Jacoto.(http://lattes.cnpq.br/7753800230040463)

Luiz Fernando Queiroz Melques
Mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo, seus estudos abarcam principalmente a poesia e a narrativa produzidas por autores de língua portuguesa e espanhola nos séculos XX e XXI. No início de 2018, defendeu uma dissertação sobre os efeitos da presença do poeta místico San Juan de la Cruz na formação de uma comunidade de diferentes nos livros de Maria Gabriela Llansol. Bacharel (2014) e Licenciado (2015) pela mesma instituição, participa desde 2013 dos eventos e discussões promovidos pelo Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética (NELLPE) sob a coordenação da Professora Doutora Lilian Jacoto. Atualmente, tem interesse pelas relações entre teoria literária, crítica e criação, bem como pelos diálogos entre literatura e ética. Além da pesquisa acadêmica, tem experiência nas áreas de revisão, tradução e ensino.
(http://lattes.cnpq.br/5928127214391273)

Natanael Peres Fernandes
Graduado em Letras-Português (2015) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e licenciado em Letras-Português (2019) na Faculdade de Educação da mesma Universidade (FE/USP) e Mestre em  Literatura Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da FFLCH/USP. É integrante do grupo de pesquisa NELLPE/USP (Núcleo de Estudos das Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) e também do laboratório LEPEM/USP (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade). Tem interesse por Literatura Contemporânea, focando seu olhar na obra do autor português Gonçalo M. Tavares, particularmente nas configurações do humano que se estabelecem nos textos desse autor, sendo considerados os aspectos sócio-histórico-culturais e éticos que mediam tais configurações, bem como suas relações com a alteridade. No campo profissional, atua como professor de Língua Portuguesa (Gramática / Literatura / Produção de Textos) no Ensino Médio e trabalha também com a formação socioemocional de adolescentes.
(http://lattes.cnpq.br/2808789129898139)

Mestrando

Victor Ávila Ferrasso
Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Concluiu sua Iniciação Científica, em 2021, orientado pela Profa. Dra. Lilian Jacoto, que recebeu o título de “A máquina de Walser: entre o colecionismo e a urgência de normalidade”. Em 2023, ingressou no Mestrado no programa de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP). Orientado pela mesma professora, desenvolve uma dissertação intitulada “O arquivo dança: memória e imaginação em Gonçalo M. Tavares”, com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na linha de pesquisa “Criação literária e crítica criativa”. É integrante do grupo de pesquisa NELLPE/USP (Núcleo de Estudos das Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) e revisor, desde 2023, do periódico Desassossego. É professor de Literatura e Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental e Médio. (http://lattes.cnpq.br/8509929991234138)

Iniciação CIentífica

Raphael Mendonça Fortin
Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa intitulada “O fim da epocalidade: imagens escatológicas em Gonçalo M. Tavares” . Desde 2018, integra o grupo de pesquisa NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética), coordenado pela professora Dra. Lilian Jacoto. Graduado em Letras – Português (2018) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
(http://lattes.cnpq.br/5024064724932448)

Raphael Mendonça Fortin
Mestrando em Letras no Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve pesquisa intitulada “O fim da epocalidade: imagens escatológicas em Gonçalo M. Tavares” . Desde 2018, integra o grupo de pesquisa NELLPE (Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética), coordenado pela professora Dra. Lilian Jacoto. Graduado em Letras – Português (2018) pela pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
(http://lattes.cnpq.br/5024064724932448)

Iniciação Científica

Victor Ávila Ferrasso
Graduando em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). É professor de Literatura e Língua Portuguesa em turmas do Ensino Fundamental e Médio. Integrante do NELLPE (Núcleo de Estudos em Literaturas de Língua Portuguesa e Ética). Atualmente desenvolve uma iniciação científica na área de Literatura Portuguesa Contemporânea.
(http://lattes.cnpq.br/8509929991234138)

Egressos

Luiz Fernando Queiroz Melques
Mestre em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo, seus estudos abarcam principalmente a poesia e a narrativa produzidas por autores de língua portuguesa e espanhola nos séculos XX e XXI. No início de 2018, defendeu uma dissertação sobre os efeitos da presença do poeta místico San Juan de la Cruz na formação de uma comunidade de diferentes nos livros de Maria Gabriela Llansol. Bacharel (2014) e Licenciado (2015) pela mesma instituição, participa desde 2013 dos eventos e discussões promovidos pelo Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa e Ética (NELLPE) sob a coordenação da Professora Doutora Lilian Jacoto. Atualmente, tem interesse pelas relações entre teoria literária, crítica e criação, bem como pelos diálogos entre literatura e ética. Além da pesquisa acadêmica, tem experiência nas áreas de revisão, tradução e ensino.
(http://lattes.cnpq.br/5928127214391273)

 

Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz
Graduada em Letras/ Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP 2004) e História pela Universidade de São Paulo (USP/SP 2007). É mestre em Literatura Portuguesa, pela USP/SP, tendo defendido a dissertação “Entre Douro-e-Mundo: mito e literatura na revista Nova Renascença” (2008) e doutora em Literatura Portuguesa, com tese defendida sobre Teixeira de Pascoaes: “Teixeira de Pascoaes revisitado, um ensaio sobre literatura e ausência” (USP/2016). Integra o grupo de estudos NELLPE/USP (Núcleo de Estudos das Literaturas de Língua Portuguesa e Ética) e também o laboratório LEPEM/USP (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade). Fundou e coordenou, entre 2009 e 2010, o Espaço Maranus – cursos e astrologia. Ministra aulas de literatura no Instituto Figueiredo Ferraz (IFF). Autora de livro de contos literários “Desfiladeiro” (Ed. Nativa, 2003); do livro de poesia “lacrimatórios, enócoas” (ed. Oficina Raquel, 2009), livro vencedor do Programa Nascente (USP) de 2007; do livro “Dioniso e Ariadne” (2010, edição do autor); do livro “fio, fenda, falésia” (2010, edição de autor) escrito em parceria com Érica Zíngano e Renata Huber, com apoio do ProAc 2009 | Secretaria da Cultura do Estado de SP; de uma nova versão, totalmente reescrita, de “desfiladeiro” (ed. Oficina Raquel, 2011) e de “Saturação de Saturno” (ed. Oficina Raquel, 2013).

Cibele Lopresti Costa
Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (SP) e graduada em Letras pela mesma instituição. Autora de livros didáticos. Atua na formação continuada de professores e na assessoria pedagógica em escolas da rede pública e particular. Atuou ao longo de trinta anos como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio na rede particular de ensino de São Paulo (SP).