100Orpheu

Vídeo Apresentação:

Breve histórico:
O Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100Orpheu comemorou o centenário da revista Orpheu e, por consequência, do modernismo português. O evento foi preparado desse 2012 no âmbito do convênio estabelecido entre o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL), e o NELLPE, da USP. A organização começara em 2012 e 2013, com os Seminários Preparatórios do Congresso 100Orpheu, na Universidade de São Paulo, de modo que o Congresso em 2015 se deu nas duas Universidades, com um intervalo de 2 meses (25 a 28 de março na Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Cultural de Belém, e 25 a 28 de maio na USP, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e na FFLCH da USP). Reuniu os especialistas mais expressivos no âmbito mundial no que se refere aos estudos do modernismo português, tanto na literatura quanto nas artes plásticas. Para acessar a programação completa do evento, vide http://www.100orpheu.com/programacao.
O público-alvo do Congresso esteve discriminado nas modalidades de inscrições que publicamos no site do evento: alunos de graduação e pós, professores em geral – do ensino médio e superior -, pesquisadores dos estudos literários relativos ao modernismo e à lusofonia. A categoria de “ouvintes” permitiu englobar a comunidade interessada, mesmo que externa à academia.
Com relação à participação internacional, foram recebidos pesquisadores europeus e americanos. Destaque para as pesquisas vindas de Portugal, Espanha, Itália e Suíça, Estados Unidos da América e Colômbia. Dentre conferencistas e oradores, contamos com a presença de: Richard Birk Zenith (renomado tradutor e editor da obra pessoana); Fernando Manuel Cabral Martins (Professor Associado com Agregação / Doutor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); Jerónimo Pizarro Jaramillo: (Universidad de los Andes / Equipa Pessoa); Rosa Maria Martelo Fernandes Pereira (Professora associada com Agregação / Doutora Faculdade de Letras / Universidade do Porto); Maria Teresa Rita Lopes (Professor Catedrático jubilada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); Antonio Cardiello (Doutor do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa / Equipa Pessoa); Carlos Paulo Martínez Pereiro (Professor Catedrático / Universidade da Corunha – Espanha); Dionísio Dagoberto Meneses Vila Maior (Professor Doutor da Universidade Aberta de Portugal); Piero Ceccucci (Professor / Doutor Universidade de Florença); Steffen Dix (Doutor do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa; Faculdade de Ciências Humanas); Maria Ana Gassmann-Ramos (Professora Doutora Universidade de Zurique); José Carlos Quiroga Díaz Professor Doutor Universidade de Santiago de Compostela); Annabela Rita (Professora com agregação / Doutora Universidade de Lisboa); Jorge Alberto Uribe Lozada Doutor UFMG / Universidade Nova de Lisboa); Duarte Nuno Drumond Braga (Doutor USP/ Universidade de Lisboa); Ricardo Jorge da Silva Mateus Fonseca de Vasconcelos (Doutor San Diego State University); Nicolás Barbosa (Doutor, Universidad de los Andes), dentre outros.
O evento reuniu pesquisadores das cinco regiões do país. Professores, pesquisadores e ouvintes dos Estados de Santa Catarina e Paraná representaram a região sul; da região sudeste, houve a participação de público, comunicadores e convidados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais; do Centro-Oeste, convidados do Mato Grosso do Sul e comunicadores do Distrito Federal e Mato Grosso; o Nordeste se fez representado por professores de Ceará e Piauí, além de ouvintes oriundos da Bahia; por fim, o Norte aquilatou o Congresso com pesquisas produzidas no Pará e em Rondônia.
Cabe ainda ressaltar que do estado de São Paulo, o evento acolheu representantes – entre público, comunicadores e convidados – das três universidades estaduais (USP, UNESP e Unicamp), da UNIFESP e das instituições privadas Mackenzie e PUC-SP, dentre outras.
Dos convidados nacionais, dentre conferencistas e oradores, contamos com a presença de: Maria Helena Néry Garcez (USP); Franklin Leopoldo e Silva (USP); Annie Gisele Fernandes (USP); Caio Gagliardi (USP); Clécio Quesado (UFRJ); Eduíno José Orione (UNIFESP); Emerson Inácio (USP); Fernando Gebra (UFFS / CLEPUL); Flávia Corradin (USP); Francisco M. Silveira (USP); Frederico Canuto (UFMG); Geraldo Augusto Fernandes (UFC); Izabela Guimarães G. Leal (UFPA): Madalena Vaz Pinto (UERJ); Marcia Arruda Franco (USP); Márcio Muniz (UFBA); Maria Heloísa Martins Dias (UNESP); Maria Lúcia Outeiro Fernandes (UNESP- Araraquara); Maria Teresa Salgado (UFRJ); Orlando Nunes de Amorin (UNESP); Paola Poma (USP); Paulo Motta (USP); Patrícia Cardoso (UFP); Rosana Zanelatto (UFMS), Stélio Furlan (UFSC), dentre outros.
E Congresso brasileiro estendeu suas atividades para além da exposição dos textos acadêmicos: realizou a projeção e discussão (mediada pela Profa. Dra. Aparecida de Fátima Bueno, do Programa de LP), de obra cinematográfica referente ao tema geral do evento – o filme Conversa Acabada – em debate com o Prof. Dr. Fernando Cabral Martins, da Universidade Nova de Lisboa, que, além de premiado crítico da obra pessoana, foi também ator e participante na concepção do filme que João Botelho realizara em 1982; duas exposições de artes plásticas e documentos de época, reunidas sob o título geral de Poesia e Pintura no Centenário de Orpheu que, juntamente com a projeção de duas estações de vídeo (que projetaram, em looping, 3 entrevistas feitas a especialistas homenageados e outra com uma produção cinética de poema modernista), estiveram abertas à visitação pública durante um mês (de 25 de maio a 25 de junho) na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, situada no Campus da USP; uma mesa de debate de poetas contemporâneos que discutiram o legado do modernismo do ponto de vista de produtores de poesia; e o lançamento de livros referentes à efeméride, acompanhado de debate com o público.
As duas estações de vídeos que integraram a exposição contaram com entrevistas concedidas pelos professores e críticos homenageados do Congresso: Eduardo Lourenço (Fundação Calouste Gulbenkian); Carlos Felipe Moisés (USP); e Cleonice Berardinelli (PUC-RIO).
O painel de poetas foi mediado por Horácio Costa (USP), e contou com a presença de poetas que também são professores e críticos para discutir o legado do Orpheu. Foram eles Carlos Quiroga (Galiza); Leonardo Gandolfi (UNIFESP): e Luis Maffei (UFF-RJ).
As duas exposições reunidas na mostra Poesia e Pintura no Centenário de Orpheu trouxe 42 aquarelas de Alfredo Margarido inspiradas em poemas de Fernando Pessoa (cedidas pelo CEDAE, da UNICAMP e por colecionadores particulares), ao passo que da Casa Fernando Pessoa, de Portugal, conseguimos a licença de montagem de uma exposição itinerante a ser realizada, pela primeira vez, na USP, cujo título era Nós, os de Orpheu. Essa exposição contou com a pesquisa de conteúdo de Antonio Cardiello (Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa e membro da Equipa Pessoa) e de Sílvia Laureano Costa (investigadora do Instituto de Estudos da Literatura e da Tradição (IELT), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa) foi composta de 25 painéis que imprimimos e montamos, com a ajuda especializada de curadoria, projeto expográfico, transporte e montagem. A curadora geral Profa. Dra. Gênese Andrade (Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP) reuniu documentos que enriqueceram as duas exposições, e que contaram com o apoio de documentação do Acervo Artístico e Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo,
Biblioteca Central Florestan Fernandes (FFLCH-USP); Biblioteca Mário de Andrade; Biblioteca Nacional de Portugal (Lisboa); Biblioteca Segismundo Spina (Unifieo, Osasco); Casa Fernando Pessoa (Lisboa); Casa de Portugal (São Paulo); Cedae (IEL-Unicamp, Campinas); Clube Português (São Paulo); Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP); e de pesquisadores e colecionadores particulares, como Berta Waldman, Rui Moreira Leite, Vilma Arêas e Yara Frateschi Vieira.
A mostra ficou aberta à visitação durante todo o Congresso e se estendeu por mais um mês na Sala BNDS da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Universidade de São Paulo.
Ainda, como extensão do Congresso, no dia 29 de maio, realizou-se o Sarau Orpheu na Casa das Rosas, numa parceria USP-Casa das Rosas, com exibição de um curta-metragem em homenagem a Fernando Pessoa, poeta da heteronímia, e um recital de poemas feito por atores, escritores e professores de Literatura Portuguesa (participantes do Congresso Internacional 100 Orpheu). O evento contou também com uma performance teatral e execuções de peças musicais. A curadoria foi feita pela Dra. Mariella Augusta, egressa do Programa de Literatura Portuguesa da USP.
Programação do Sarau
Curta
Lisbon revisited de Samir Abujamra
Declamação:
  • Profa. Dra. Maria Helena Nery Garcez (USP)
  • Prof. Dr. Carlos Felipe Moisés (USP)
  • Profa. Dra. Lilian Jacoto (USP)
  • Prof. Dr. Dionísio Vila Maior (Maestro e Professor da Universidade Aberta /Portugal)
  • Edmara Barbosa (escritora de teledramaturgia)
  • Eriberto Leão (ator)
  • Performace teatral
  • Jorge Vaz Nande (Portugal)
  • Música
  • Ênio Antunes (maestro/violinista)
  • Flávio Villar Fernandes (compositor/pianista)
  • Rafael Amadeo Barbosa Luperi (pianista)
  • Michi Ruzitschka (violonista/ sete cordas – Áustria)
  • Susana Travassos (cantora – Portugal)
Sobre os resultados quantitativos, o Congresso 100Orpheu contou com um público de mais de 250 inscritos, sendo cerca de 70 como público externo, 130 alunos de pós-graduação e mais 50 pesquisadores convidados nacionais e internacionais – estes números excetuam as diversas comissões do congresso que somaram mais 70 envolvidos, entre professores e funcionários da Universidade de São Paulo, outros professores de instituições de ensino superior nacionais e internacionais e alunos da graduação e pós-graduação da FFLCH-USP; nesta contabilidade também não se arrolam os quase 50 monitores voluntários, alunos do curso de Letras da FFLCH, que atuaram nos quatro dias de evento.

Dentre os resultados qualitativos, publicou-se, no site do evento – www.100orpheu.com

 –, o caderno de resumos de todas as apresentações, a programação dos eventos português e brasileiro, além de informações de eventos relacionados à efeméride do centenário do Orpheu nos dois países.

O conteúdo das conferências foi publicado, em sua maior parte, na Revista Desassossego – Revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da Universidade de São Paulo (http://www.revistas.usp.br/desassossego), cujos números 14 e 15 foram dedicados ao tema, de modo que, pelo processo normal de submissão, avaliou e publicou parte da produção do evento, além de editar e disponibilizar as 3 entrevistas que integraram a exposição realizada.
Dessa exposição, publicamos uma reedição comemorativa das 33+9 Aquarelas de Alfredo Margarido, sob o título Pintura e Poesia: Fernando Pessoa por Alfredo Margarido, com novos textos críticos e nova apresentação. A edição foi uma parceria das Editoras da USP e da UNICAMP.
Cumpre lembrar que o site do evento permaneceu aberto a novas contribuições de estudos do modernismo e em colaboração com outros sites e instituições cujos representantes se fizeram presentes no Congresso, como o Instituto Camões, a Casa Fernando Pessoa, o site Estranhar Pessoa, o CLEPUL (Universidade de Lisboa) e outros.
Para além do site do Congresso (www.100orpheu.com), criamos também a página no Facebook (https://www.facebook.com/congresso.orpheu/), que foi constantemente atualizada com as atividades que se realizam noutras instâncias acadêmicas, dentro e fora do Brasil até dezembro de 2020.
Sobre valores, o Congresso arrecadou R$ 9.889,44 com as inscrições, deduzidas as tarifas bancárias decorrentes dos boletos. Este valor foi recebido e movimento pelo setor financeiro da FFLCH-USP, seu direcionamento foi, prioritariamente, para o pagamento de passagens aéreas dos convidados internacionais.
Recebemos um apoio substancial da CAPES, R$ 22.000, que cobriram boa parte dos custos com hospedagem dos convidados de outros Estados e países, e foi decisivo para a montagem das exposições de artes plásticas e documentos de época, desde o projeto expográfico à curadoria da exposição e produção de vídeos, através de profissionais especializados. Contamos também com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU – USP), que nos concedeu uma bolsa para monitoria no valor de R$ 2.400,00; da verba PROAP (R$ 20.700,00) e do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP (R$16.000,00).

Programação – Congresso 100Orpheu [A3]