Histórico do NELLPE

A história do NELLPE descreve três desdobramentos de um projeto de pesquisa

Literatura e Ética I (2007 a 2012)
Estudos da Subjetividade e Alteridade

Projeto-piloto fundado em 2007, cujo objetivo geral tem sido a discussão de textos literários da lusofonia na perspectiva teórica da Ética. São de seu interesse questões relativas à constituição ética do sujeito político e autoral, bem como as configurações da ipseidade e da alteridade na Literatura Portuguesa contemporânea. Vinculados a este, os projetos dos alunos mantêm o foco sobre séculos XX e XXI, e dialogam com pesquisadores de outras literaturas vernáculas dentro e fora do Brasil.

O Projeto encontra-se abrigado na linha de pesquisa Textos. Contextos. Intertextos. do Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da USP e envolve alunos da Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de contar com a participação de colaboradores externos e egressos do Programa.

A partir de 2012, o NELLPE passou a fazer parte do LEPEM (Laboratório de Estudos de Poéticas e Ética na Modernidade). A partir de então, a proposta do grupo de estudos se conjuga com as metas do Laboratório, no que tange aos eventos, cursos e publicações programadas.

Em seu novo contexto, o grupo dedicou-se à produção de vários eventos preparatórios para a comemoração do centenário do modernismo português (1915 – 2015). Mantendo o foco na temática axial do projeto (os estudos da subjetividade e alteridade), o Grupo modernista do Orpheu – que produziu a Revista Orpheu de 1915 –  acabou por ser um campo de observação compartilhado com uma rede de eventos e comemorações em âmbito mundial a discutir as vanguardas do século XX e suas repercussões na contemporaneidade.

Ainda nesta primeira fase do projeto, realizamos o primeiro evento internacional antecipatório do que viria a ser o congresso de 2015 – o 100Orpheu :

“Escritas do eu, do outro, escritas do comum”, em setembro de 2012, na FFLCH – USP (evento realizado pelos grupos de pesquisa POEM e NELLPE, ambos no âmbito do LEPEM)

Participantes:

Doutorado
Cibele Lopresti Costa
Fernanda Maria Romano
Lucilene Costa (DTLLC)
Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz

Mestrado
Alzira Pires
Eliane Limonti da Fonseca
Fiorella Ornellas de Araújo
Juliana de Campos Florentino
Regina Cláudia Kawamura

Iniciação Científica
Alessandra Batista
Camila da Silva Oliveira
Lídia dos Santos Sousa
Luiz Fernando Queiroz Melques
Natanael Peres Fernanades

Participante externo
Eduíno José Orione (UNIFESP)
Gisele Cândido (Filosofia USP)

 

Literatura e Ética II (2013 a 2018)
Estudos da comunidade

No módulo II, o projeto Literatura e Ética dedicou-se às comunidades interpretativas agenciadoras de sentido dentro do universo da ficção, como as que Fernando Pessoa, Maria Gabriela Llansol e Gonçalo M. Tavares criaram, e que servem a um paradigma autoral e crítico aos escritores da atualidade. Também as relações entre criação e crítica, no âmbito dessas comunidades fictícias, tornaram-se objetos de estudos dos pesquisadores que integram o grupo.

Paralelamente a isso, e dando continuidade às ações programadas desde 2012, o grupo realizou os seguintes eventos, no âmbito do LEPEM:

 “Pessoa e seus mestres”, realizado em outubro de 2013, na FFLCH – USP.

No ano de 2014 recebemos o Prof. Dr. Dionísio Vila Maior, da Universidade Aberta de Portugal, para ministrar o curso de extensão “Fernando Pessoa: uma poética da mi(s)tificação” à comunidade USP e público em geral.

O Congresso Internacional Luso-Brasileiro 100Orpheu se deu no ano de 2015 (25 a 28 de março em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Cultural de Belém; e 25 a 28 de maio na Universidade de São Paulo, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e na FFLCH da USP).

O Projeto esteve abrigado na linha de pesquisa Textos. Contextos. Intertextos. do Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da USP e envolveu alunos da Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de contar com a participação de colaboradores externos e egressos do Programa.

Participantes:

Doutorado
Cibele Lopresti Costa
Danilo Bueno
Juliana Florentino Humpel
Roberta Almeida Prado de Figueiredo Ferraz

Mestrado
Alessandra Batista
Felipe Marcondes da Costa
Luiz Fernando Queiroz Melques
Natanael Peres Fernandes
Orivaldo Rocha da Silva

Iniciação Científica
Raphael Mendonça Fortin
Vitória Auer Monteiro

Participante externo
Lucilene Costa (UEM)

 

Literatura e Ética III (desde 2019)
Estudos do contemporâneo: criação e crítica

No módulo III, o projeto Literatura e Ética tem se dedicado aos topoi da filosofia contemporânea que servem à problematização dos estudos literários de expressão portuguesa, mantendo o foco nas transformações que a arte vem operando sobre a conjuntura pós-humanista, da mesma forma que os novos saberes também deslocam e  ampliam a matéria literária, como é o caso dos efeitos que a ecosofia, a antropologia social, a etologia, a ecocrítica e outros vêm exercido sobre as formas de representação. 

Neste módulo, a perspectiva analítica da ética é complexificada pela visão do universo humano como emparedamento na linguagem e na relação agonística que mantém com o planeta. Nesse contexto, a literatura (e suas associações com outras artes e saberes) cumpre o papel de dar a perceber o mundo para além de uma compreensão antropomórfica – trazendo ao centro de suas preocupações o humano em confronto com uma alteridade radical e heterônoma.

Num contexto em que linguagem e realidade se transformam mutuamente, bem como se multiplicam as formas de abordagem às novas instâncias do real, o atual projeto acolhe estudos sobre as relações entre criação e crítica – perspectivas ora aliadas, ora conflitantes nos embates do texto com seus limites e resistências. 

Os atuais projetos podem constituir os seus corpora tanto num âmbito individual – no caso de autores e/ou críticos deslocadores do cânone e ampliadores da percepção imaginativa desse desse novo real – como no âmbito das comunidades fictícias, igualmente heterônomas, como as apontadas na segunda fase do projeto geral do NELLPE.

Uma vez ampliado seu escopo para a ênfase nas práticas autorais em que criação e crítica estejam auto-implicadas, o projeto encontra-se atualmente abrigado na nova linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa da USP – Criação literária e crítica criativa e envolve alunos da Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de contar com a participação de colaboradores externos e egressos do Programa.

Participantes:

Doutorado:
Maria Catarina Bozio
Felipe Marcondes da Costa

Mestrado:
Fernanda Duduch
Natanael Peres Fernandes
Luciana D’Ingiullo
Lucas Negri
Raphael Mendonça Fortin

Iniciação Científica:
Victor Ávila Ferrasso

Egressos:
Luiz Melques
Roberta Ferraz
Cibele Lopresti Costa

Participantes externos:
Lucilena Costa (UEM)
Fábio Abreu