Livros

25 de outubro de 2021

TV Digital

A experiência da UCB que mobilizou estudantes, professores e funcionários de várias áreas de conhecimento lançou no universo da radiodifusão do público da TV Aberta mais de 700 jovens da geração somente acostumada ao consumo de conteúdo distribuído pelas redes de computadores. Os resultados instigantes e interessantes desta experiência estão nos relatos presentes neste livro Digital que também contam a força e o poder da mobilização social como meio de mudança massiva e adaptação a novas tecnologias. Não menos provocadores são os resultados da pesquisa de recepção que ouviu telespectadores que têm a TV aberta como sua fonte principal de acesso às informações e ao entretenimento. Uma realidade ainda muito expressiva entre a população brasileira e latino-americana que merece reflexão e um olhar mais dedicado da academia, do Estado e do setor privado. São narrativas, são relatos que marcam um momento singular na história dos meios de comunicação de massa, da radiodifusão e da televisão no Brasil. (Texto de Alexandre Schirmer Kieling – Coordenador do projeto na UCB)  Clique aqui, para acessar o livro.

TV Digital e Educação Básica

O livro TV Digital e Educação Básica: a televisão como meio pedagógico, a escola como meio de comunicação”, sobre uma pesquisa aplicada em escolas da rede pública municipal e estadual da região metropolitana de Belo Horizonte. O livro é fruto de um convênio entre a EAD/Seja Digital e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, do qual também colaboraram pesquisadores do Centro Universitário UNA e da Universidade Estadual de Minas Gerais. Clique aqui, para acessar o livro.

Teletube

As atuais mudanças nos processos de recepção e produção dos conteúdos ficcionais pretendem assegurar a sobrevivência das narrativas televisivas de ficção na era da convergência midiática. A partir de tal conjetura, o livro TELETUBE: TV transmídia, ficção e fãs online propõe a discussão de métodos de análise da narrativa transmídia por meio do estudo de telenovelas e séries portuguesas. A proposta da obra é também observar os comentários dos fãs no YouTube. Assim, de forma resumida, a proposta é: (1) observar a migração dos conteúdos televisivos para multiplataformas; (2) analisar se as ficções com maior audiência na TV aberta podem ser classificadas como transmídia; (3) analisar qual o impacto desse processo na recepção de conteúdos na internet, em especial no YouTube. Em termos teóricos, conceitos como transmedia storytelling, fãs online e redes são fundamentais, bem como os métodos mistos de análise são importantes para o desenho metodológico. Assim, este livro pretende oferecer o seu contributo às ciências da comunicação, trazendo ao leitor questionamentos teóricos a respeito da articulação entre novas tecnologias e conteúdos televisivos. Estão presentes exemplos práticos dos comportamentos dos fãs de ficção no YouTube, marcados por diferentes identidades, pela aprendizagem coletiva acerca das narrativas e pelo fortalecimento da ideia de cultura do conhecimento com a reunião de saberes compartilhados na internet. “Fruto de uma pesquisa realizada em Portugal, este livro constitui um claro exemplo da importância das redes de pesquisa como o Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva (OBITEL) para o campo da comunicação no Brasil.” Maria Immacolata Vassallo de Lopes Centro de Pesquisa de Telenovela Universidade de São Paulo ECA/USP “A bibliografia consultada, portuguesa, latino-americana e anglo-saxónica, permite a comparação dos diferentes contributos teóricos e metodológicos, atribuindo ao livro uma validade de leitura universal.” Isabel Ferin Cunha Universidade de Coimbra.

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Televisão Digital Terrestre

A TV digital representou um momento histórico para o Brasil. Além de estudar, testar e desenvolver tecnologias, posteriormente exportadas para mais de 20 países, o país mostrou uma forma única de se organizar. Os consórcios da TV digital, que juntaram 79 instituições de ensino e pesquisa e mais de 1. 200 pesquisadores, formaram uma rede de pensamento científico e tecnológico única em nossa história. Este livro apresenta tecnicamente a TV digital, sua história e o paradigma da alta definição. Além disso, agrega uma visão econômica da cadeia de valor, as linguagens de produção e consumo, focadas na interatividade e na proposta de um programa-piloto em TV digital interativa, fechando, assim, o ciclo comercial, tecnológico, social e comunicacional da TV digital. Resumindo, o estudo de Almir Almas é uma visão abrangente do desafio que foi a definição do SBTVD e do acerto nas escolhas tecnológicas, especialmente da alta definição e do H. 264.

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TV Aberta no Brasil

A obra TV aberta no Brasil: que televisão queremos ter? analisa os importantes desafios que as novas tecnologias de distribuição de conteúdo audiovisual e as transformações na sociedade pós-industrial estão impondo à TV Digital brasileira e ao seu modelo de negócios. Este livro tem como principal objetivo realizar uma reflexão sobre a viabilidade financeira das emissoras abertas com a chegada da TV digital. Para tanto, analisa o modelo de negócios anterior, da TV analógica, baseado nos comerciais de 30 segundos e como essa forma poderá ser afetada inviabilizando a estrutura de produção e distribuição de conteúdo pelas emissoras abertas digitais. Busca, ainda, evidenciar demais fatores que contribuem para a migração da audiência para outras plataformas de distribuição de conteúdo, refutando o senso comum de que o acesso à internet banda larga é a principal causa da queda dos índices de audiência. Este estudo utiliza-se de uma ampla bibliografia que extrapola o campo específico da Comunicação e amplia o olhar sobre a indústria televisiva aberta no Brasil, enumerando fragilidades do setor e apontando possíveis estratégias para que a televisão brasileira possa adaptar-se à nova estrutura da comunicação que está se formando em nosso país.

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