Site da USP
Fale conosco

Sobre o Projeto

A pandemia COVID-19 nos obriga a reorganizar modos de vida e conviver com a apreensão e as dores ligadas às consequências diretas e indiretas da doença. Preocupados com as dificuldades psicológicas que surgem neste momento, o Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo está oferecendo, de modo público e gratuito, o atendimento pelo “Apoio Psicológico Online”.

Após o cadastro pelo formulário, cujo link segue abaixo, você deverá ser contatado em até 2 dias úteis por um psicólogo da nossa equipe que agendará um dia e horário para um atendimento, preferencialmente via videoconferência.

Sublinhamos que o projeto propõe um atendimento pontual, uma única ou, eventualmente, poucas sessões, com o objetivo de auxiliar na travessia das dificuldades psicológicas deste período, diferenciando-se assim de um tratamento psicoterapêutico.

Nesta fase do projeto atenderemos exclusivamente a comunidade USP, visite o site regularmente para atualizações sobre o público alvo. A equipe de colaboradores de atendimento online é composta por psicólogos ou psicólogas já formados que possuem algum vínculo com o Instituto de Psicologia da USP, tais como alunos de pós-graduação strictu e lato sensu, pós-doutorandos, pesquisadores, docentes e psicólogos contratados pelo instituto.

Para solicitar o atendimento, preencha : Inscrição para atendimento

Fale conosco pelo email: psi.online@usp.br

 

Histórico

O Projeto de Apoio Psicológico Online do IPUSP começou a ser formulado em meados de Março a partir da mobilização do plantão psicológico (LEFE) e de membros do Conselho Gestor do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) preocupados com a suspensão dos plantões e do grupo de acolhimento durante a pandemia do Covid-19. Além destas preocupações, o projeto possui uma parceria específica desde seu início com o Hospital Universitário da USP.

O projeto começa a receber inscrições no dia 1o de abril de 2020. Em um primeiro momento o projeto é aberto ao público em geral, mas logo se torna restrito a comunidade USP por conta do volume de solicitações, sendo efetivado o controle desta condição somente ao final do mês de abril. Posteriormente são estabelecidas algumas parcerias, como a parceria com o Hospital Mário Gatti em Campinas e com o cursinho pré-vestibular da Psicologia que permitem estender um pouco o público alvo. Importante notar que todos que já foram atendidos pelo projeto em algum momento podem procurá-lo novamente.

A partir de maio, o projeto investe na interlocução com outros projetos e serviços públicos e privados sem fins lucrativos, buscando difundir os conhecimentos acumulados e potencializar ações de enfrentamento aos efeitos psicológicos da pandemia de Covid-19. Nesta perspectiva, já foram desenvolvidas ações com secretarias de saúde, movimentos sociais, peritos judiciais, etc.

É necessário possuir um email @usp ou @alumni.usp.br, um CRP ativo e registro no e-psi (ao menos com cadastro em andamento) para realizar atendimentos pelo projeto. Alunos de graduação e outros profissionais executam importantes funções na gestão do projeto. De modo geral, participam docentes, funcionários(as), graduandos(as), pós-graduandos(as) e ex-alunos(as) do Instituto de Psicologia e da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto nas atividades fins meio do projeto.