Site da USP

Uma mensagem de fim de ano

Em meados de março, com a perspectiva de um isolamento iminente, o plantão psicológico do LEFE e conselho gestor do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) começaram a desenhar um projeto de atendimento psicológico online. Ninguém imaginava, no entanto, que este projeto seria o movimento inicial da construção de uma rede de trabalho coletivo que hoje conhecemos mais intimamente como PAPO.

Com diversos serviços sendo incrementados ao longo do ano, em pouco tempo nosso projeto passou a ser mais do que uma solução passageira frente à carência dos atendimentos presenciais e se tornou uma referência de atendimento online no contexto da pandemia. Apesar de toda a tragédia do ano de 2020, oferecemos a possibilidade de uma ação prática frente aos acontecimentos pandêmicos para todos(as) que se envolveram e se envolvem com o PAPO. Estamos cada vez mais perto da marca de 1500 pessoas atendidas e, junto ao trabalho de apoio psicológico, realizamos aulas com diversos(as) profissionais e professores(as), desenvolvemos atividades de reflexão sobre o momento em que vivemos, fechamos parcerias e ações conjuntas com outras instituições, como a colaboração com o Hospital Mário Gatti em Campinas, com o cursinho pré-vestibular da Psicologia, com secretarias de saúde, movimentos sociais, peritos judiciais, etc.

Por tudo isso, gostaríamos de deixar registrado nosso muito obrigado(a) para todos os colaboradores e colaboradoras! Graças a vocês criamos um dispositivo de atendimento à distância em um curtíssimo espaço de tempo e estamos contribuindo diretamente na vida de diversas pessoas!

Desejamos a todos(as)  um 2021 mais tranquilo e um merecido descanso no recesso. Esperamos que, no ano que vem, possamos deixar as construções do PAPO como um legado para o IP e para comunidade USP.

BOAS FESTAS!