Programa de Desenvolvimento Profissional Docente

FUNDAMENTOS

Considerando:
– O compromisso da Universidade de São Paulo com o desenvolvimento profissional de seus professores, sendo uma de suas prioridades estratégicas explicitadas em sua missão institucional;
– O permanente aperfeiçoamento da Graduação e Pós-Graduação da Universidade de São Paulo passa pela qualificação constante do seu corpo docente, o desenvolvimento de suas estruturas curriculares e o aprimoramento da infraestrutura dos espaços didáticos;
– O desenvolvimento profissional de professores demanda uma nova cultura acadêmica que possibilite: a) potencializar o desenvolvimento autônomo do estudante em um processo de reflexão e pensamento crítico; b) desenvolver metodologias de construção de conhecimentos, considerando o ensino como práxis, integrado à pesquisa e constituinte do processo de investigação, análise, compreensão e interpretação dos dados de realidade; c) estimular o professor a participar dos processos que dizem respeito à elaboração/implementação do Projeto Pedagógico de Curso, bem como às inovações curriculares; d) valorizar a avaliação diagnóstica e formativa como compreensão da atividade pedagógica, superando o caráter excludente da avaliação, enquanto produto; e) ampliar o processo de conhecimento das tecnologias digitais e metodologias ativas que operam como mediadoras do processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva interativa e participativa;
– A necessidade de articular e sistematizar ações acadêmicas entre as Pró-Reitorias da Universidade de São Paulo, em particular as Pró-Reitorias que atuam com a formação de docentes, respeitadas suas atribuições e prerrogativas (Pró-Reitoria de Graduação, de Pós-Graduação e de Cultura e Extensão);
– A necessidade de articular ações (ensino, pesquisa e extensão) envolvendo Universidades, Secretarias de Educação e outras Instituições que se constituam parceiras, e os processos de Formação de Professores; programa de desenvolvimento profissional de docentes
– A necessidade da criação de condições teórico-práticas para a formação e o desenvolvimento profissional universitária de docentes a partir dos princípios explicitados nesta proposta,
Propomos
A criação do “Programa de Desenvolvimento Profissional Docente da Universidade de São Paulo – PDPD”’, associado ao ‘Núcleo Docente de Desenvolvimento Profissional’, com o objetivo de elaborar e implementar políticas institucionais integradas e permanentes de aperfeiçoamento da formação docente.

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Endereço

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