Você está visualizando atualmente Metodologia para atribuição de bolsas

Metodologia para atribuição de bolsas

Metodologia para distribuição dos candidatos indicados a bolsa entre os orientadores que dispõem de bolsas

I – Introdução
As bolsas institucionais disponíveis no momento foram atribuídas para orientadores do programa de forma a balancear o uso de recursos do programa. Há também bolsas de projetos de pesquisa disponibilizadas por orientadores. Os orientadores com bolsas receberão a lista de classificação com CV Lattes e email de contato dos candidatos.

Os candidatos classificados receberão a lista de orientadores com bolas, os respectivos temas e os e-mails para contato. Eles devem entrar em contato com os orientadores pretendidos informando para conversarem.

II – Rodadas de Distribuição

Serão realizadas várias rodadas de distribuição até que todas as bolsas disponíveis sejam preenchidas. Estas rodadas são compostas das seguintes etapas:

Etapa 1. Os candidatos da rodada devem procurar os orientadores com que gostariam de trabalhar e que tem bolsa. No contato, enviem Currículo e Históricos Escolares. Se necessário, os orientadores agendarão reuniões não presenciais.

Etapa 2. Os orientadores devem classificar para cada vaga que tiverem, até três candidatos que o tenham procurado gerando uma lista com a ordem de preferência:
– o aluno que ele preferir;
– o segundo na ordem de preferência;
– o terceiro na ordem de preferência.
Essa lista deve ser comunicada somente à coordenação.

Etapa 3. Os candidatos da rodada devem classificar os professores que tiverem contatado, gerando uma lista com até três professores em ordem de preferência:
– o primeiro o Professor que ele prefere;
– o segundo na ordem de preferência;
– o terceiro na ordem de preferência.
Essa lista deve ser comunicada somente à coordenação.

Etapa 4. Será feita uma análise das listas de preferências da rodada.
A coordenação fará os pareamentos considerando as seguintes premissas:
Regra 1. Os pareamentos em que o candidato e o orientador mostrarem mais interesse um no outro serão preferidos.;
Regra 2. Caso haja empate em relação a uma vaga (por exemplo, o aluno X colocou o orientador A em primeiro e o orientador A o colocou em terceiro, enquanto que o aluno Y colocou o orientador A em segundo e o orientador A colocou o aluno Y em segundo) será dada prioridade para a preferência do orientador (no exemplo acima seria dada preferência ao pareamento Y-A);
Regra 3. Não serão feitos pareamentos em que ou o aluno ou o professor não tenham mostrado preferência um pelo outro;

Caso a rodada termine sem que alguns orientadores e candidatos tenham sido pareados, será feita uma nova rodada.
Mas antes de fazer uma nova rodada:
– o aluno que não tiver dado preferência a nenhum orientador, será excluído das próximas rodadas;
– os alunos que não quiserem participar das próximas rodadas devem se manifestar;
– o orientador que não tenha dado preferência a nenhum aluno também não participará das próximas rodadas;
– serão convidados para participar das rodadas seguintes os alunos por ordem de posição na lista de espera;
– serão convidados os orientadores na ordem de atribuição de bolsas que foi estabelecida.

Os alunos que saírem das rodadas de pareamento continuarão a ocupar as posições originais relativas na lista de espera. Em cada rodada são chamados, seguindo a classificação, um número de candidatos no máximo 50% superior ao número de bolsas disponíveis.

Caso alguma bolsa se libere antes de 10 de Junho de 2022, ela será oferecida ao aluno que ocupar a primeira posição na lista de espera que terá a possibilidade de procurar um orientador que o aceite, passando assim a usufruir da bolsa. Caso ele não aceite ou não consiga, será consultado o aluno seguinte e assim sucessivamente.

III – Primeira Rodada – Término dia 07/03/2022

Participantes serão notificados por e-mail.