PARA ALUNOS
Informações acadêmicas para alunos
Aluno aprovado em processo seletivo de ingresso pode solicitar a primeira matrícula como aluno regular dentro da validade do resultado do processo seletivo. A matrícula pode incluir disciplinas a serem cursadas ou ser uma matrícula “de acompanhamento” para atividades de pesquisa. A primeira matrícula deve ser feita em papel na secretaria do PEQ-EPUSP, enquanto as demais matrículas podem ser feitas eletronicamente pelo sistema Janus. Disciplinas podem ser incluídas somente nas datas de “Matrícula dos alunos regulares novos e alunos especiais (fora da internet)”. Fora destas datas é permitida apenas a “matrícula de acompanhamento”. Vide Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.
Para primeira matrícula, entregar na secretaria do PEQ-EPUSP:
- Requerimento de matrícula.
- Plano de Atividades (modelo).
- Documentos que não tenham sido entregues na inscrição do processo seletivo: a) Certificados de conclusão de graduação e/ou de mestrado; b) Certificado válido de proficiência em inglês; c) Para estrangeiros, cópia do passaporte com visto.
Após a primeira matrícula, o aluno será inserido no Sistema Janus e fará as matrículas seguintes, seja em disciplinas ou de acompanhamento, eletronicamente de acordo com as datas para “Pré-matrícula dos alunos regulares (pela internet)” no Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.
Alunos especiais são aqueles matriculados apenas em disciplinas isoladas, sem estar cursando o mestrado ou o doutorado. A matrícula como aluno especial pode ser realizada somente nas datas de “Matrícula dos alunos regulares novos e alunos especiais (fora da internet)”, conforme Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.
O interessado em cursar disciplinas como aluno especial deve entrar em contato com o docente responsável pela disciplina para pedir autorização para cursar a disciplina, justificando seu interesse.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
Requerimento de matrícula com assinatura do docente responsável ou com uma carta de autorização.
- Caso seja a primeira matrícula como especial, são necessários:
a) Cópia de documentos: carteira de identidade; CPF; quitação com serviço militar; título de eleitor. Se estrangeiro: cópia do passaporte válido com visto temporário ou permanente.
b) Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso de graduação.
c) Cópia do histórico escolar de graduação.
d) Cópia do histórico escolar de pós-graduação, caso tenha.
e) Currículo, preferencialmente no formato Lattes-CNPq.
O pedido será analisado pela CCP.
Aluno aprovado em processo seletivo de ingresso e que esteja matriculado na condição de aluno especial, pode solicitar a mudança para a condição de aluno regular, desde que dento da validade do resultado do processo seletivo.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário
- Cópia do resultado do processo seletivo no qual foi aprovado.
- Plano de Atividades (modelo).
- Documentos que não tenham sido entregues na inscrição do processo seletivo: a) Certificados de conclusão de graduação e/ou de mestrado; b) Certificado válido de proficiência em inglês; c) Para estrangeiros, cópia do passaporte com visto.
O pedido será analisado em reunião da CCP.
O aluno regular pode solicitar aproveitamento de créditos referente a disciplinas cursadas como aluno especial nos últimos 36 meses anteriores ao início da contagem do prazo (esta consta na Ficha do Aluno no Sistema Janus).
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário
- Cópia da Ficha do Aluno Janus (especial) com as disciplinas requeridas.
O pedido será analisado em reunião da CCP.
Alunos regulares devem fazer a inscrição para o exame de qualificação, com anuência do orientador:
- Mestrado – até 18 meses do início e ter obtido no mínimo 32 créditos.
- Doutorado – até 27 meses do início e ter obtido no mínimo 16 créditos.
- Doutorado direto – até 33 meses do início e ter obtido no mínimo 32 créditos.
Verifique na Ficha do Aluno do Sistema Janus sua data limite para inscrição e o total de créditos obtidos. Verifique qual a data de fechamento de pauta da reunião da CCP anterior à sua data limite, pois a inscrição é avaliada em reunião.
A realização do exame de qualificação deve ocorrer até 90 dias a contar da data de inscrição.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário de inscrição preenchido e assinado pelo orientador, com a sugestão de membros para a banca.
- Texto de qualificação. O texto pode ter formato de Dissertação/Tese com no máximo 70 páginas (não considerando elementos pré-textuais, lista de referências bibliográficas, apêndices ou anexos), ou pode ter o formato de manuscrito para submissão a um periódico científico. A Ficha do Aluno no Sistema Janus e o Currículo Lattes atualizado devem ser introduzidas como anexos ao texto de qualificação, dentro do mesmo PDF, pois são elementos importantes para a avaliação.
Em casos excepcionais a inscrição sem o texto de qualificação pode ser avaliada em uma reunião da CCP e o texto ser avaliado na reunião seguinte da CCP, o que acaba reduzindo em pelo menos 30 dias o prazo para realização do exame.
Membros da banca devem estar cadastrados no Sistema USP. Caso necessário, preencher o Cadastro de professor (português ou inglês) e enviar DOC para pos.pqi.poli@usp.br.
A realização do exame de qualificação deve ocorrer até 90 dias a contar da data de inscrição. Após inscrição, verifique na Ficha do Aluno do Sistema Janus a data limite para realização do exame.
O exame de qualificação consiste na apresentação oral pública, de 20 a 30 minutos, perante a Comissão examinadora, de forma fundamentada e crítica, da pesquisa referente à dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado do candidato.
Após a apresentação oral, haverá arguição pelos membros da Comissão examinadora, pelo tempo máximo de 3 horas. Ao término, a Comissão examinadora deve registrar em ata suas recomendações, aprovando ou não o candidato.
A realização pode ser no formato híbrido, sendo obrigatória a presença do candidato e um membro examinador docente do Programa na USP (presidente da banca). A CCP e a CPG poderão autorizar, em casos excepcionais, mediante apresentação de justificativa pelo aluno e orientador, a realização totalmente remota do exame de qualificação.
Para o agendamento do exame, o orientador deve entrar em contato com os membros da Comissão examinadora que foram indicados pela CCP, e encaminhar eletronicamente ou em papel o texto de qualificação, bem como o regulamento do programa sobre a qualificação.
O aluno deve fazer a reserva de sala e levar, no dia do exame:
– Ata de Exame de Qualificação.
Após a realização do exame, o aluno deve entregar na secretaria a ata do exame e também, para assinatura pela coordenação, as declarações de participação dos membros que necessitarem:
– Modelo de declaração de participação em comissão examinadora de exame de qualificação.
O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá se inscrever para repeti-lo apenas uma vez, devendo realizar nova inscrição no prazo de 30 dias após a realização do primeiro exame. O segundo exame deverá ser realizado no prazo de 90 dias após a inscrição.
O aluno regular de mestrado pode solicitar, com anuência do orientador, a mudança para o curso de doutorado direto.
Enviar a documentação em formato PDF para pos.pqi.poli@usp.br
- Ficha do aluno Sistema Janus.
- Comprovação de proficiência em inglês para nível de doutorado de acordo com o mais recente processo seletivo de ingresso.
- Síntese do trabalho desenvolvido no Mestrado até aquele momento e projeto de pesquisa de Doutorado.
- Carta de justificativa do orientador, fundamentada no mérito e na originalidade da proposta do trabalho, no desempenho do aluno no curso e na maturidade científica do aluno.
O pedido será analisado em reunião da CCP, que constituirá uma banca examinadora para avaliação do pedido de mudança de nível.
Alternativamente, a comissão examinadora de qualificação de mestrado pode sugerir a mudança de nível.
Na EPUSP, as disciplinas de pós-graduação são oferecidas em três períodos. A matrícula em disciplinas de um aluno regular deve ser feita pelo Sistema Janus nas datas para “Pré-matrícula dos alunos regulares (pela internet)”. A primeira matrícula de um novo aluno deve ser feita nas datas de “Matrícula dos alunos regulares novos e alunos especiais (fora da internet)”. Vide Calendário Escolar Pós-graduação EPUSP.
O Calendário apresenta também datas para “Inclusão e exclusão de disciplinas (fora da internet)” para os 3 períodos. Para isto, entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário de inclusão e exclusão de disciplinas, com assinatura do ministrante das disciplinas e orientador.
Alunos regulares podem solicitar créditos especiais pela realização de algumas atividades complementares à sua formação científica, tais como publicações, patentes e estágio PAE. Estes créditos entram no histórico escolar e são somados aos créditos de disciplinas.
O número máximo de créditos especiais é de 8/12/16 para Mestrado/Doutorado/Doutorado Direto, obedecendo também aos números máximos por tipo de atividade de acordo com o Regulamento do Programa.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário de pedido de créditos especiais.
- Comprovação documental da atividade realizada.
O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.
O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino PAE destina-se a alunos de Pós-Graduação da USP e seu objetivo é aprimorar a formação do pós-graduando para atividade didática de graduação. Consiste em duas etapas: Preparação Pedagógica e Estágio Supervisionado em Docência. Visite o site institucional para mais informações. Bolsistas CAPES têm obrigatoriedade de participação em atividades PAE.
Disciplinas cursadas fora da USP poderão ser aceitas para contagem de créditos, até o limite de um terço do valor mínimo exigido, que é de 40 no mestrado, 24 no doutorado e 48 no doutorado direto. aluno não poderá utilizar a mesma disciplina no curso de Mestrado e no curso de Doutorado para o cômputo total de créditos.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário de aproveitamento de créditos.
- Comprovação documental da atividade realizada.
O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.
Verifique no Sistema Janus seu prazo para depósito da dissertação ou tese. Fique atento a esta data. Recomenda-se realizar o depósito digital com pelo uma semana de antecedência, para acomodar pedidos de correção realizados após análise pela secretaria.
O documento final em PDF deve ser submetido no Sistema Janus em “Aluno Regular / Depósito Digital”. As diretrizes para confecção do documento da dissertação ou tese podem ser encontradas na Biblioteca Digital de Teses da USP. Diretrizes específicas da EPUSP, como a FICHA CATALOGRÁFICA e a menção “VERSÃO ORIGINAL”, podem ser encontradas no site do Serviço de Pós-graduação.
No depósito digital será necessário anexar alguns documentos digitalizados a partir dos originais, como RG ou RNE, diploma de graduação e diploma de mestrado (para doutorado).
Os modelos da ‘Ficha Cadastral de Dados Pessoais’ e do ‘Termo de originalidade’ constam no site do Serviço de Pós-graduação.
Deve ser anexada também, para mestrado, a comprovação de “submissão de pelo menos 1 (um) trabalho em congresso científico de repercussão nacional ou internacional reconhecido pela comunidade, ou indicador de produção científica que seja considerado equivalente pela CCP. Este trabalho deve ser em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na Dissertação e submetido durante o respectivo curso”. Para doutorado, comprovante de “submissão de pelo menos 1 (um) trabalho a periódico científico indexado no ISI Web of Science ou Scopus, ou indicador de produção científica que seja considerado equivalente pela CCP. Este trabalho deve ser em coautoria com o orientador, no tema desenvolvido na Tese e submetido durante o respectivo curso.”
Para os arquivos ‘Autorização de Depósito’ e ‘Termo de entrega’, use o mesmo formulário – form-deposito-tese-pqi.docx.
Para o “Relatório de Plágio (PDF)”, deve ser gerado, com auxílio do orientador, o Relatório de Similaridade por meio da ferramenta Turnitin. Cabe ao aluno e ao orientador interpretar qualitativamente as similaridades identificadas e, caso necessário, revisar o texto antes do depósito. Retirando os elementos pré-textuais e a parte de referências bibliográficas, o nível máximo admissível de similaridade é de 20%, lembrando que as fontes das informações devem ser devidamente referenciadas no texto. Caso algum capítulo já tenha sido publicado, este deve ser retirado como uma fonte para a análise no Turnitin e o orientador deve introduzir ao relatório de similaridade uma carta explicando a situação. Instruções adicionais.
Antes ou logo após o depósito, o orientador faz o pedido de banca de defesa junto à CCP. O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG. Após aprovação da banca, a defesa deve ocorrer em até 105 dias.
Após a defesa, pode ser necessário o depósito da versão revisada da dissertação ou da tese, em até 60 dias. Esse deposito é realizado no Sistema Janus em “Depósito Digital” e as instruções constam no site do Serviço de Pós-graduação.
Em casos excepcionais e devidamente justificados, alunos regulares podem solicitar prorrogação por até 120 dias para o depósito da Dissertação ou Tese. A data limite para depósito consta na Ficha do Aluno no Sistema Janus.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Carta do aluno, dirigida à CCP, solicitando prorrogação.
- Versão atual da Dissertação ou Tese com cronograma de atividades a serem desenvolvidas no período de prorrogação.
- Carta de justificativa do orientador com parecer sobre o estágio atual da Dissertação ou Tese.
O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.
A data da reunião da CPG deve ser anterior à data de depósito.
O aluno regular pode requerer, mediante justificativa, o trancamento de matrícula, por prazo não superior a 365 dias, quando estiver impossibilitado temporariamente de manter suas atividades acadêmicas.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Requerimento do aluno contendo o motivo do trancamento, sua duração em dias e a data de início, que pode ser anterior à data da solicitação quando o motivo perdurar.
- Comprovação documental do motivo do trancamento. Estes podem ser: saúde pessoal, saúde na família, ou profissional. Em caso de motivo profissional, anexar carta do empregador informando o período de afastamento.
- Carta do orientador com parecer sobre o andamento do curso e cronograma atualizado de atividades de acordo com o novo prazo para depósito.
O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG. Em casos de saúde, a CPG poderá encaminhar o pedido para deliberação no CoPGr (Pró-reitoria).
O aluno regular poderá usufruir de licença-maternidade (até 6 meses) ou paternidade (até 20 dias), com suspensão da contagem dos prazos regimentais.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Requerimento do aluno, duração em dias e a data de início, que deve ver a data de nascimento ou adoção.
- Comprovação documental: certidão de nascimento ou de adoção.
- Carta do orientador com parecer sobre o andamento do curso e cronograma atualizado de atividades de acordo com o novo prazo para depósito.
O pedido será analisado em reunião da CCP e encaminhado para a reunião da CPG.
Ao aluno é facultada a mudança de orientador com anuência do orientador atual e do novo orientador.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário de mudança de orientador.
O pedido será analisado em reunião da CCP.
O aluno regular pode solicitar o desligamento do programa de pós-graduação.
Entregar na secretaria do PEQ EPUSP:
- Formulário de desligamento
O pedido será analisado em reunião da CCP.
O aluno desligado sem a realização de defesa e que for aprovado em novo processo seletivo terá seu reingresso considerado como “nova matrícula”.
A solicitação de “nova matrícula” deverá ser encaminhada à CCP durante a realização do processo seletivo de ingresso com os seguintes documentos:
- Carta de justificativa do interessado com anuência do orientador;
- Plano de trabalho aprovado pelo orientador;
- Histórico escolar do antigo curso.
O pedido será analisado em reunião da CCP.
Semestralmente a CCP consultará os orientadores sobre o desempenho acadêmico e científico de seus orientados e a necessidade de entrega de relatório de atividades por estes. Após consulta, os alunos indicados pela CCP deverão entregar em 15 (quinze) dias um relatório de atividades, conforme formulário específico, que será analisado pela CCP em até 30 (trinta) dias.
- Formulário Relatório de Atividades