conheça A EXPOSIÇÃO
Memórias Negras, Negras Memórias.
O projeto Ocupação Intelectual Preta, pertencente ao PET História da USP, tem a honra de apresentar a exposição “Memórias Negras, Negras Memórias”. A mostra tem como objetivo destacar a mudança no perfil dos estudantes do PET História e de seus colaboradores a partir da adoção das cotas PPI (pretos, pardos e indígenas) e trans. Essa transformação tornou a equipe mais diversa e plural, demonstrando o impacto positivo que a política de cotas exerce sobre a universidade e sobre o programa.
VISITE A EXPOSIÇÃO
data: 31/09
local: Auditório Nicolau Sevcenko - FFLCH. Av. Professor Lineu Prestes, 338 (São Paulo/SP)
A exposição reúne documentos, registros e trajetórias que evidenciam momentos importantes da entrada da população negra na universidade, assim como a jornada dos atuais membros do PET História.
A proposta é revisitar conquistas e desafios, mostrando como as cotas ampliaram a representatividade no espaço acadêmico e como isso reverbera na produção de conhecimento e no fortalecimento da Ocupação Intelectual Preta.
sobre o evento
A exposição compõe o evento de comemoração dos 30 anos do PET História e, além de valorizar essa trajetória, também busca dar visibilidade ao processo de adoção das cotas raciais na Universidade de São Paulo.
Outro desdobramento da mostra será o início da produção de um minidocumentário, que registrará essas mudanças e seus impactos na pesquisa, no ensino e na extensão universitária.
O PET-História e a Ocupação Intelectual Preta, convida estudantes, docentes, comunidade externa e futuros ingressantes a participarem dessa celebração. “Memórias negras, negras memórias” reafirma a importância das políticas de ação afirmativa, valoriza a diversidade que compõe o PET e celebra a presença negra na universidade pública.
EXPLORE A EXPOSIÇÃO VIRTUAL
Para aqueles que não puderam visitar a exposição pessoalmente, ou para quem deseja revisitar as trajetórias do PET-História e seus membros, oferecemos uma experiência virtual: uma série de postagens com informações complementares acerca da trajetória escolhidas para a exposição.
AGRADECIMENTOS
Ao público que visitou a exposição, seja presencial ou online. Ao Departamento de História por ter cedido esse espaço para que a exposição fosse elaborada e a todos os colaboradores do evento.