Plano de desenvolvimento urbano-ambiental para Itaipuaçu, Maricá – RJ
Lorem Ipsun
Projetos de urbanização no Estado de SP : Universidade, Sociedade e as Cidades
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Banhado: plano popular de urbanização e regularização fundiária
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Plano de urbanização e regularização fundiária do banhado: Jaridm Nova Esperança – São José dos Campos-SP
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Projeto de vizinhança hospitalar: Hospital do amor Barretos-SP
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Experiências Urbanísticas no Brasil contemporâneo: planejamento e projeto em diferentes escalas
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Projeto urbanístico da Vila-Praça (Brasil): alternativa de tecido urbano sustentável para cidades brasileiras
Projeto urbanístico da Vila-Praça (Brasil): alternativa de tecido urbano sustentável para cidades brasileiras
REDE – Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 56-67, dez. 2019. ISSN 1982-5528.
ENANPUR 2023: Perspectivias Multiescalares para o desenvolvimento sustentável: expectativas urbanísticas e metedologias de planejamento em territórios com conflitos urbano regionais
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ENANPARQ 2022: Práticas urbanísticas e o papel da universidade: Experiências integradas de ensino, pesquisa e extenão em três cidades do Estade de São Paulo.
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Título: “Infraestrutura e planejamento no processo de urbanização de Uberaba-MG”
Autor: Mariana Fernandes Minaré
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Dispersão Urbana, Centralidade, Planos Diretores, Infraestrutura Urbana, Uberaba.
Título: “Rodovia e cidade: a rodovia BR-262 em Minas Gerais e seus aspectos urbano-regionais”
Autor: Marília Gaspar de Souza Lima
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Regionalização, Metropolização, Dispersão Urbana, Rodovias, Eixos.
Título: “Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto: formação e conflitos em infraestrutura”
Autor: Thiago Pizzo Scatena
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Aeroporto Leite Lopes, Ribeirão Preto, Desenvolvimento Urbano e Regional, Conflitos, Infraestrutura.
Título: “Represas hidrelétricas e cidades: análise dos impactos da UHE de Três Marias no Rio São Francisco no sistema de cidades e no processo de urbanização”
Autor: Janaina Matoso Santos
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
Palavras-chave: Infraestrutura, Represa Hidrelétrica, UHE de Três Marias, Rio São Francisco, Impactos Territoriais.
Período de elaboração: 2022-2026
Resumo: As infraestruturas, enquanto meio físico de suporte a fluxos de pessoas e produtos, produzem impactos diretos e indiretos que se manifestam de maneira distinta em diferentes escalas. No que tange a hidroeletricidade, ao mesmo tempo que se observa o impulso ao desenvolvimento econômico mediante expansão da produção energética, a constituição de grandes represas para a geração de energia elétrica culmina no alagamento de extensas áreas, produzindo impactos ambientais e sociais, mas também significativas transformações territoriais. Esta pesquisa tem como objetivo compreender esses impactos territoriais multiescalares impulsionados por infraestruturas hidroelétricas, para isso, investiga a reverberação dessas infraestruturas na constituição de sistemas de cidades e no processo de urbanização. Como objeto de estudo, adota-se a Represa de Três Marias, localizada na região central do estado de Minas Gerais, a usina foi implantada na década de 1960 pela Comissão do Vale do São Francisco, autarquia federal responsável pela elaboração de um plano de desenvolvimento econômico para a Bacia do Rio São Francisco. Essa infraestrutura regional desencadeou imediatas transformações locais, já descritas por pesquisas anteriores, como o surgimento da cidade de Três Marias nas imediações do canteiro de obras, alagamento de áreas agricultáveis, mudanças das conexões viárias e isolamento de comunidades rurais. Passadas seis décadas de sua implantação, há indicativos de que está em curso um novo processo no qual essa infraestrutura também é imperativa: apesar de os municípios apresentarem redução no crescimento populacional desde os anos 2000, há intenso aumento no número de domicílios ocasionais (segundas residências), que coincide com o surgimento de parcelamentos nas áreas rurais próximas à represa, impulsionadas pelo turismo relacionado à água.
Título: “Região Metropolitana de Ribeirão Preto: Processos e Formulações Territoriais”
Autor: Fabiana Miano Mori
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
Palavras-chave: Região Metropolitana de Ribeirão Preto, Planejamento Urbano, Planejamento Regional, Sistema Aquífero Guarani, Infraestrutura.
Período de elaboração: 2023-2027
Resumo: Esta pesquisa se insere, do ponto de vista metodológico, no campo do planejamento urbano, tendo como objeto a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), no decênio 2012-2022, e como problematização a indagação a respeito da existência de um padrão de desenvolvimento urbano-regional na RMRP, à luz de um sistema de cidades. Busca-se verificar de que forma os elementos estruturais territoriais, entendidos como estrutura institucional, recursos naturais e infraestrutura de transportes, interferem na constituição da RMRP, no ordenamento do tecido urbano e consequentemente na morfologia metropolitana, considerando a Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), no decênio de 2012-2022; tendo em vista a RMRP enquanto um sistema de cidades. Ressalta-se a necessidade de apresentar aspectos relevantes sobre o processo de institucionalização da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) e sua estrutura organizacional formal; conferir as principais características do Sistema Aquífero Guarani (SAG) e consequentemente as diretrizes da Macrozona de Proteção do Aquífero Guarani (MSAG). Ademais, identificar a influência da rede ferroviária, rodoviária e dos equipamentos aeroportuários na Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP), considerando sua interação com a infraestrutura urbana com a intenção de diagnosticar um padrão de expansão/dispersão urbana que caracteriza sua morfologia urbana
Título: “Relação entre cidades costeiras e mudanças climáticas: Estudos sistêmicos em Marica – RJ e São Vicente – SP”
Autor: Carlos Vinícius Silva
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Urbanização, Mudanças Climáticas, Infraestrutura, Meio Ambiente, Maricá-RJ, São Vicente-SP.
Período de elaboração: 2024-2026
Resumo: Os impactos das mudanças climáticas em cidades costeiras afetam a dinâmica urbana e, principalmente, áreas de vulnerabilidade social e ambiental. Compreendê-las de maneira sistêmica é essencial para construir alternativas e proporcionar condições sustentáveis de desenvolvimento. Buscando compreender as dinâmicas urbanas e suas relações com as alterações climáticas na Orla de Itaipuaçu, município de Maricá, Rio de Janeiro, e no conjunto habitacional México 70, município de São Vicente, litoral de São Paulo, este estudo realizará levantamento de dados bibliográficos de bases de pesquisa científica, bancos de dados normativos e municipais, pesquisa de campo e plano de ações mitigadoras a eventos extremos. Maricá e São Vicente sofrem com eventos climáticos extremos provocados pela urbanização costeira, o que produz impactos no uso do solo e na infraestrutura. Como procedimento metodológico será efetuado uma pesquisa exploratória, que visa compreender um tema, fenômeno ou problema por meio de uma abordagem inicial e indutiva. Esse método envolve mapear e investigar o cenário de pesquisa, o que ajuda na formulação de hipóteses. Dentro do cenário de pesquisa será apresentado como se formou ambas cidades, através do contexto regional, infraestrutura de transporte e as características ambientais. Também serão discutidas as ferramentas e instrumentos de planejamento que atuam nas tomadas de decisões, como incidem sobre a Orla de Itaipuaçu e no conjunto habitacional México 70 e como as infraestruturas municipais se relacionam com os eventos extremos. Com esta pesquisa busca-se discutir as questões que circulam os processos de urbanização e os eventos de mudanças climáticas através dos campos de pesquisa ambiental, planejamento urbano, infraestrutura, socioeconômicas e territoriais. A pesquisa busca evidenciar que a população mais atingida pelos eventos extremos está concentrada nas regiões de risco ambiental e com baixa distribuição de renda. Através dos dados ambientais, do planejamento, das regiões mais atingidas serão discutidos mecanismos que possam mitigar os problemas ambientais dentro de cada município através da resiliência e transformação dos processos de urbanização.
Título: “Infraestrutura Ferroviária e o Tecido Urbano: Sistema de cidades do Interior Paulista”
Autor: Beatriz Kopperschmidt de Oliveira
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: infraestrutura ferroviária; tecido urbano; sistema de cidades;conflitos; planejamento.
Período de elaboração: 2022-2024
Resumo: A pesquisa possui como foco o estudo da relação entre ferrovia e tecido urbano, a partir da conformação de sistemas de cidades.O trabalho evidencia a natureza interescalar da infraestrutura ferroviária, caracterizado pela conformação de polos na escala regional e a formação de centralidades na escala local. A ferrovia, como uma infraestrutura de natureza regional, possui um raio de influência. No entanto, a implantação dessa infraestrutura regional, inserida no tecido urbano e participando do processo contínuo de produção da cidade, coloca uma série de questões ao planejamento urbano, que serão evidenciados nessa pesquisa por meio da análise de seis cidades. O objetivo da pesquisa é discutir a relação entre a infraestrutura ferroviária e o tecido urbano por meio de sistemas de cidades no interior paulista. O estudo irá partir de uma abordagem histórica do processo de formação e transformação das cidades selecionadas, evidenciando suas particularidades. Com o panorama traçado, serão identificados os principais conflitos contemporâneos envolvendo as infraestruturas, o território e o meio ambiente, considerando um contexto de novos investimentos e políticas públicas no setor ferroviário, assim como o cenário de intensificação dos impactos das mudanças climáticas. A questão central da pesquisa envolve compreender o que é o ativo ferroviário, e o que ele pode ser em relação à cidade e às mudanças climáticas.
Título: “Cidade e água nos territórios amazônicos: urbanização das áreas inundáveis na cidade de Macapá – AP”
Autor: Ana Paula Cascaes Rodrigues
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Palavras-chave: Planejamento Urbano; Políticas Públicas; Palafitas; Cultura Ribeirinha.
Ano de defesa: 2025
Resumo: As cidades amazônicas apresentam relação singular entre o tecido urbano e as águas, nesse contexto destaca-se o conflito entre a moradia e o rio. Considerando este panorama é importante estabelecer proximidades entre as realidades das cidades amazônicas para apreender a relação cidade e água, pois cria-se uma contextualização da questão, bem como conexões entre estudos de caso que possam viabilizar estratégias conjuntas para lidar com esta peculiaridade. A cidade de Macapá, capital do Amapá, foi escolhida como objeto de pesquisa em função de sua geografia peculiar com a presença das chamadas áreas de ressaca, espaços alagadiços que funcionam como “reservatórios naturais de água, caracterizados por um ecossistema complexo e distinto, sofrendo os efeitos da ação das marés, por meio da rede formada de canais e igarapés e ciclos sazonais da chuva” (Portilho, 2010, p. 3). Em Macapá, a ocupação em áreas úmidas vem crescendo desde a década de 1980, o que resulta em uma série de problemáticas socioambientais como: contaminação dos rios, falta de saneamento, falta de segurança e infraestrutura adequada de mobilidade, precariedade habitacional e inundações causadas pela mudança de regime de chuvas e aterramento de áreas alagáveis. Sendo assim, este trabalho objetiva compreender a forma singular de ocupação que é o habitar sobre as águas, utilizando o caso de Macapá, mas considerando também o contexto regional, uma vez que este processo é um elemento marcante do padrão de urbanização amazônico, que já transcende o aspecto habitacional e se estabelece como uma estrutura de cidade que possui toda uma dinâmica particular de organização, mobilidade e infraestrutura, as conhecidas palafitas, que são marca da adaptabilidade dos povos tradicionais da região amazônica a extensa rede hidrográfica que a caracteriza.
Perspectivas Multiescalares para o desenvolvimento sustentável de Juquitiba-SP
Este relatório técnico sintetiza as principais análises do trabalho Perspectivas Multiescalares para o desenvolvimento sustentável de Juquitiba-SP realizado em 2022 pelo grupo de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo (PExURB), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), em parceria com o Instituto Terra Luminous (Convênio 48161). O objetivo geral dos trabalhos foi buscar alternativas ao desenvolvimento econômico sustentável em condições ambientalmente vulneráveis e restritivas. Para isso, considerou os diferentes níveis que compõem o planejamento incidente no município de Juquitiba-SP, iluminando oportunidades e definindo recortes territoriais para seu desenvolvimento sustentável. Diante da realidade regionalizada do desenvolvimento dos municípios brasileiros, especialmente os paulistas, a presente proposta busca articular diferentes objetos de ação planejadora com o interesse de avançar nas práticas setoriais e escalares. Com isso, pretende-se constituir espaços e agentes de interferência no âmbito local do planejamento, sobretudo durante a revisão do plano diretor municipal.
Infraestruturas urbanas nas cidades brasileiras: Quadro nacional, mudanças climáticas e a agenda para o Ordenamento Territorial – Sumário Executivo
O presente documento é o sumário executivo dos principais resultados de pesquisas relacionadas às políticas públicas urbanas e regionais vinculadas ao planejamento das cidades brasileiras, com foco na infraestrutura e sua relação com o tecido urbano. As pesquisas ocorreram de março de 2019 a março de 2024 e contaram com recursos da FAPESP (Projeto Regular 2018/13637-0 e Projeto Inicial PI – Processo 2022/01583-9), do CNPq (308936/2020-5 e 307498/2023-9) e da Universidade de São Paulo (Programa Unificado de Bolsas-PUB). E o objetivo é apresentar o impacto nas cidades das infraestruturas de mobilidade, de saneamento, de habitação e de urbanização de favelas financiadas pelo governo federal entre 1990 e 2019. Detalha alguns dados e procedimentos apresentados no relatório Síntese Territorial
Os planos e projetos urbanísticos, pós-1988, na dispersão urbana e na metropolização do território brasileiro – Projeto Regular FAPESP 2018/13637-0
Essa pesquisa propôs-se a estudar o processo de urbanização no Brasil a partir da análise dos planos e projetos urbanísticos (nos âmbitos urbano, regional e territorial) e suas repercussões no território. O objetivo principal é verificar os novos paradigmas do ordenamento territorial brasileiro à luz do processo de metropolização do seu espaço. Coordenador: Jeferson Tavares, bolsistas TT1: A Julia C. S. V. C. Rosas, Ivan Machado Galdiano. Período: 01/03/2019 – 28/02/2021.