2024
O livro apresenta uma proposta de ordenamento territorial para o município de Salesópolis-SP baseado no desenvolvimento polinuclear por distritos hídricos. A formulação da proposta foi motivada pela demanda de regularização de cerca de 38,87% dos moradores que apresentam incompatibilidades de ocupação em relação às regulações estaduais e municipais. A cidade de Salesópolis-SP está situada na franja da Região Metropolitana de São Paulo e em área de grandes conflitos urbano-ambientais, condição acentuada por ser o local da nascente do rio Tietê, o maior e principal rio paulista. Sua importância, além de estratégica na preservação, também é simbólica e representativa do modo como a urbanização relaciona-se com o meio ambiente. A irregularidade foi objeto de ações civis públicas originadas no Ministério Público do Estado de São Paulo, que colocaram as famílias em risco de perder o acesso à terra urbanizada. Diante do impasse e dos conflitos, foi organizada uma atuação conjunta entre a Defensoria do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar Ambientalista pela Defesa das Águas e do Saneamento, a Prefeitura Municipal de Salesópolis-SP, o Grupo PExURB do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP) e a comunidade local. Essa ação teve o objetivo de buscar soluções ao impasse das ocupações irregulares. No IAU-USP, as atividades envolveram debates com especialistas, pesquisas de campo e bibliográficas, diálogos com gestores, com defensores públicos e com a comunidade local culminando na elaboração de planos e projetos. No conjunto, as atividades envolveram cerca de 265 pessoas ao longo dos anos de 2022 e 2024. Como resultado, foi elaborada e aprovada uma proposta piloto de urbanização para o Núcleo Barra. Em termos metodológicos, essa proposta pode ser aplicada nos demais núcleos irregulares como estratégia de ordenamento territorial para o município. A formulação e a proposta seguem na estrutura de capítulos e a metodologia, para facilitar a leitura, está no anexo final. O texto da obra é bilíngue apresentado nos idiomas português (Brasil) e inglês. Download [pt] e [en]
Notas introdutórias sobre infraestruturas e mudanças climáticas
São inegáveis as ocorrências de eventos extremos causados pelas mudanças climáticas que impactam sobre as infraestruturas. Por outro lado, também são de amplo conhecimento alguns esforços para evitar os riscos, mitigar os danos, criar condições resilientes para enfrentar essas transformações e proporcionar adaptação às infraestruturas. Essas reflexões estão neste livro com o objetivo de oferecer ao leitor uma aproximação inicial ao assunto para colaborar com seu entendimento crítico e dsfazer interpretações superficiais. Os textos reúnem pesquisadores, acadêmicos e gestores públicos que apresentam experiências e estudos consolidados sobre as mudanças climáticas e suas relações com as infraestruturas. Resultado de um ciclo de disciplinas acadêmicas realizadas entre 2018 e 2021 no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e em parceria com o Ministério dos Transportes, o livro converge visões de diferentes áreas de conhecimento num diálogo multidisciplinar. Alternando escalas, setores e funções, os capítulos oferecem um panorama do debate atual sobre infraestrutura e mudanças climáticas, e posiciona algumas pautas e agendas necessárias para a academia e gestão pública. O objetivo é ampliar o repertório sobre o tema e propiciar um ambiente de debates e integração de esforços. Afinal, é preciso discutirmos quais as alternativas para um processo de adaptação das infraestruturas frente às mudanças climáticas. Download [pt]
Infraestruturas urbanas nas cidades brasileiras: quadro nacional, mudanças climáticas e a agenda para ordenamento territorial. Síntese Territorial
A infraestrutura interfere diretamente na qualidade de vida dos seus usuários e induz as transformações no seu entorno. Sua ausência acarreta problemas de saúde, dificulta a oportunidade de emprego, provoca desconforto e prejudica o bem estar social. Este documento apresenta a síntese dos principais resultados de pesquisas relacionadas às políticas públicas urbanas e regionais vinculadas ao planejamento das cidades brasileiras, com foco na infraestrutura e na maneira como as cidades crescem e se relacionam com as mudanças climáticas. O objetivo foi apresentar o impacto das infraestruturas de mobilidade, de saneamento, de habitação e de urbanização de favelas financiadas pelo governo federal entre 1990 e 2019. Download [pt]
2023
Urbanistic experiments in contemporary Brazil: planning and project at different scalesExperiências Urbanísticas no Brasil contemporâneo: planejamento e projeto em diferentes escalas/
Experiências Urbanísticas no Brasil Contemporâneo é resultado de trabalho coletivo da rede de pesquisadoras e pesquisadores Laboratório de Experiências Urbanísticas (LEU) e tem por objetivo discutir a experimentação técnica, política e reflexiva de planos e projetos. No livro, são apresentadas nove experiências desenvolvidas por oito universidades públicas em doze municípios distribuídos em todas as cinco macrorregiões do país. O conteúdo está organizado em três seções de modo a proporcionar leituras independentes de cada uma delas. Na Seção 1, o leitor poderá conhecer detalhes de cada uma das nove experiências por meio de fichas técnicas; na Seção 2, são apresentados seis capítulos que problematizam os principais temas comuns a cada uma das experiências; e na Seção 3, encontram-se diálogos críticos com pensadores, pesquisadores, gestores e acadêmicos que trazem importantes dados e conclusões sobre políticas públicas urbanas e regionais, nacionais e internacionais. A finalidade é proporcionar uma leitura cujo percurso seja definido pelos próprios interesses do leitor, dada a diversidade de assuntos decorrente da dimensão continental brasileira. Download [pt] e [en]
Plano de desenvolvimento urbano-ambiental para Itaipuaçu, Maricá – RJ
O Plano de Desenvolvimento Urbano-Ambiental para Itaipuaçu, Maricá-RJ consiste em trabalho de extensão realizado no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) que envolveu parceiros da Universidade de São Paulo (USP), agentes da sociedade civil, poder público, iniciativa privada, organizações sociais e grupos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo foi elaborar planejamento e projeto urbanístico, ambiental, jurídico e econômico de desenvolvimento do distrito de Itaipuaçu, localizado no município de Maricá-RJ. O resultado é um plano de ações para o bairro que cria a oportunidade de desenvolvimento comunitário para os próximos quarenta anos, confere segurança jurídico-fundiária aos atuais moradores e constrói condições de sustentabilidade econômica e de qualidade sócio ambiental. Download [pt]
2022
Projetos de urbanização no Estado de SP : Universidade, Sociedade e as Cidades
Urbanization projects in the State of São Paulo: university, society and cities
Este livro apresenta três projetos de urbanização no estado de São Paulo elaborados em rede, por um circuito de ações simultâneas e a partir de novas perspectivas dos pressupostos territoriais. O objetivo da obra é proporcionar a difusão dos trabalhos, mas também instigar debates sobre as maneiras de integrar pesquisa, ensino e extensão universitárias na melhoria social e ambiental das cidades brasileiras. Pois, embora o que motive esta publicação sejam as experimentações no campo do urbanismo, essas são exploradas a partir da universidade como importante nicho de inovação junto dos tomadores de decisões. Os resultados apresentados, bem como os procedimentos, etapas e discussões são fruto de intenso trabalho coletivo entre docentes, discentes, gestores públicos, organizações sociais e comunidades. Essa particularidade afasta os projetos de uma autoria individual e os aproxima a uma prática coletiva de reflexão e críticas propositivas, comprovando a existência de alternativas para se enfrentar as questões habitacionais, ambientais e urbanísticas de forma integrada e dentro das políticas públicas interfederativas e intersetoriais. Download [pt]Download [en]
Projeto urbanístico de Nova Centralidade. Vizinhança hospitalar em Lagarto-SE: complexo nordeste do Hospital de Amor
New centrality : urban Project. Hospital neighborhood in Lagarto-SE : northeast complex of hospital
O projeto urbanístico para Nova Centralidade em Lagarto-SE foi o resultado de trabalho interdisciplinar entre o Grupo PExURB (IAU-USP), a Fundação Pio XII e a prefeitura municipal de Lagarto-SE para a implantação da vizinhança hospitalar do Complexo Nordeste do Hospital de Amor. O Convênio 45996 firmado entre a Fundação Pio XII e o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) possibilitou o desenvolvimento do projeto que envolveu docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, gestores públicos, especialistas em saúde e atendimento oncológico entre os meses de fevereiro/2020 a agosto/2021. O projeto foi criado com a colaboração de cerca de quarenta especialistas das áreas de arquitetura e urbanismo, das ciências sociais, da saúde, da engenharia civil, do meio ambiente, do direito, da assistência social e da gestão pública. O processo levou em conta a complexidade da lógica hospitalar e o diálogo com a natureza, com os fatores econômicos, com a cidade, com a região e com sua população. Download [pt] Download [en]
2020
Banhado: plano popular de urbanização e regularização fundiária
Diante da iniciativa de remoção de 460 famílias assentadas no Banhado, o grupo de Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo (PExURB) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-UP) coordenou a elaboração de um plano de urbanização e regularização fundiária como estudo sobre a viabilidade de permanência segura da comunidade. Nesse plano, priorizou-se a valorização da água, o uso intensivo de infraestruturas e as diferentes escalas da inserção do trabalho na sociedade, articulando os interesses sociais aos ambientais. A parceria entre a academia e a comunidade na elaboração do Plano resultou na articulação interdisciplinar entre as áreas de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e ambiental, planejamento urbano e regional e direito urbanístico, com intensa participação popular. As soluções, em síntese, buscam garantir uma infraestrutura ramificada orientada pelo zoneamento ambiental e pelos instrumentos legais de regularização fundiária que ordenam uma rede de serviços e atividades produtivas. O Plano se consolida como uma ponte entre a universidade e a sociedade para promover ensino e ação política pelo conhecimento técnico.Download [pt]
Plano de urbanização e regularização fundiária do banhado: Jaridm Nova Esperança – São José dos Campos-SP
O Plano de Urbanização e Regularização Fundiária do Banhado é uma experiência urbanística consolidada como instrumento técnico-político para a permanência segura e com qualidade de 460 famílias que residem no Jardim Nova Esperança, localizado no Banhado, região central do município de São José dos Campos-SP. A partir do Plano deve-se iniciar o processo de regularização fundiária e o desenvolvimento do projeto básico e executivo de urbanização da comunidade. O objetivo é consolidar o Jardim Nova Esperança na área central de São José dos Campos-SP por meio da apropriação da comunidade como estratégia de proteção ambiental da APA do Banhado, de permanência das atividades produtivas rurais em área urbana e da integração com o centro da cidade. O Plano foi elaborado conjuntamente pelos (as) Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP), Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP-USP), cursos de Engenharia Ambiental (EESC-USP) e de Engenharia Civil (EESC-USP), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Grupo Pitá, Veracidade, Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Associação Comunitária do Banhado e Comunidade Jardim Nova Esperança. Download [pt]
Projeto de vizinhança hospitalar: Hospital do amor Barretos-SP
Hospital neighborhood project: Hospital de Amor, Barretos-SP
O Projeto de Vizinhança Hospitalar é o resultado de um projeto de pesquisa e extensão realizado por meio do convênio (n. 44735) entre o IAU-USP e a Fundação Pio XII (responsável pelo Hospital de Amor), elaborado por equipe interdisciplinar do Grupo PExURB (Práticas de Pesquisa, Ensino e Extensão em Urbanismo). O objetivo central do Projeto é atribuir qualidade ao entorno do Hospital de Amor, localizado no bairro Doutor Paulo Prata (zona sul do município de Barretos-SP), com a finalidade de constituir espaços públicos inclusivos. Destina-se aos cidadãos usuários da vizinhança hospitalar e especialmente aos pacientes e seus acompanhantes, aos funcionários do hospital, aos comerciantes ali instalados e a todos os visitantes. Download [pt] Download [en]
2023
TAVARES, J. Planejamento federal dos anos 1930 aos anos 1970: funções regionais das cidades e a organização do território nacional In: FELDMAN, Sarah. Instituições de Urbanismo no Brasil, 1930-1979, ed.1. São Paulo: Annablume Editora, 2023, p. 143 – 184. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1070
2022
TAVARES, J. Métodos para Projeto de Urbanização ou Reflexões sobre a prática do Urbanismo. In: BARROS, Mariana Cicuto. Formas Precárias de Habitação em Cidades do Interior Paulista, ed.1. São Paulo: Associação Projeto Gerações, 2022, p. 206 – 223. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/153csFAAbKhGuXOPKCwVKdUxor_L7vVG1/view
2021
TAVARES, J. Os desafios para as cidades brasileiras e as alternativas para o mundo pós-pandemia In: Benini, Sandra Medina; Dias, Leonice Seolin; Silva, Allan Leon Casemiro da; Américo-Pinheiro, Juliana Heloisa Pinê; Pasquitto, Geise Brizotti; Nascimento, Ana Paula Branco do; Ribeiro, Andreza Portella; Gulineli, Érica Lemos; Biernath, Karla Garcia; Andrade, Karina. Pandemia do Coronavírus: abordagem multidisciplinar, ed.1. Tupã-SP: ANAP, 2021, p. 21 – 28.
2018
TAVARES, J. Urbanismo, infraestrutura e participação social nas políticas públicas no Brasil: uma análise do PAT-Prosanear, entre 2000 e 2007 In: ALVES, Silvana Aparecida; ENOKIBARA, Marta; GOMES, Samir Hernandes Tenório. Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Contexto Contemporâneo e Desafios: Políticas Públicas, ed.1. Bauru-SP: Cultura Acadêmica Editora, 2018, p. 58 – 98.
2025
TAVARES, J. La expansión urbana. Transformaciones en el tejido urbano de las ciudades brasileñas y su relación con el cambio climático. Limaq, n.15, 2025. DOI: https://doi.org/10.26439/limaq2025.n015.6961
TAVARES, J.; MORI, F. M. Região metropolitana sem metrópole: o caso de Ribeirão Preto e seus fatores estruturantes. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 359-373, 2025. DOI 10.5935/cadernospos.v25n1p359-373
2024
TAVARES, J. Metropolization in Brazil: State, Planning, and Infrastructures, Espacialidades. v.14, n.1, p.37-58. Disponível em: http://espacialidades.cua.uam.mx/1185-2/
TAVARES, J. Trajetórias da infraestrutura no Brasil. Concepções, operacionalizações e marcos conceituais em perspectiva. Cadernos Metrópole, v.26, p.443 – 464, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6003
TAVARES, J. Ordenamento territorial como estratégia de desenvolvimento de municípios de pequeno porte no Brasil. Cidades, Comunidades e Territórios, v.01, p.01 – 14, 2024. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/33872
TAVARES, J. Concurso para o Plano Piloto de Brasília, 1927-1957: projetos dialéticos. Revista Registros, v.20, p.63 – 86, 2024. Disponível em: https://revistasfaud.mdp.edu.ar/registros/article/view/632
2023
TAVARES, J.; MINARE, M. F.; SANTOS, J. M. Projeto urbanístico da Vila-Praça (Brasil): alternativa de tecido urbano sustentável para cidades brasileiras. AUS – Arquitectura Urbanismo Sustabilidad, v.2, p.117 – 126, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4206/aus.2023.n34-13
2022
TAVARES, J. Compreendendo padrões regionais da morfologia urbana no Brasil. Revista de Morfologia Urbana, v.10, p.1 – 16, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47235/rmu.v10i2.235
TAVARES, J. Capacidades territoriais do planejamento. Estado e sua influência no processo de urbanização brasileiro. P@ranoá, v.1, p.1 – 18, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/42720/34854
2021
TAVARES, J.; GONCALVES, A. V. S.; ROSSI, A. L. P.; SCAPOL, C. B.; LIMA, M. G. S. Projeto urbanístico e a cidade como infraestrutura de saúde: o caso da Nova Centralidade de Lagarto-SE. Cadernos do Observatório, v.IX, p.133 – 164, 2021. Disponível em: https://observatoriodefortaleza.fortaleza.ce.gov.br/revista/article/9/3
TAVARES, J. C.; FANTIN, M.; ALMEIDA, D. Impasses da urbanização e regularização fundiária. Quem tem o poder de veto? Cadernos Metrópole, v.23(50), p.155 – 176, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2021-5006
RIBEIRO, J. C. D.; MELO, B. M.; FANTIN, M.; TAVARES, J. C.; PEDRASSOLI, J. C.; MARTINES, M. R. Plataforma de Monitoramento e Suporte à Decisão para o Planejamento Territorial do Circuito das Águas Paulista. Engenharia Urbana em Debate, v.2(1), p.110 – 123, 2021. Disponível em: https://engurbdebate.ufscar.br/index.php/engurbdebate/article/view/13 https://doi.org/10.59550/engurbdebate.v2i1.13
TAVARES, J. Os Planos Plurianuais (PPAs) e o planejamento urbano e regional, no Brasil: aspectos do desenvolvimento territorial. Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, v.10, p.413 – 437, 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbpd/article/view/11515
TAVARES, J.C. Interfaces metropolitanas e regionais do urbano. Reconhecendo nós territoriais no Brasil. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. v.19, p.1 – 18, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/175960/172279
TAVARES, J.C. Regionalização e regiões na estruturação do território brasileiro no século XXI. REVISTA POLÍTICA E PLANEJAMENTO REGIONAL, v.08, p.140 – 160, 2021. Disponível em: https://www.revistappr.com.br/artigos/publicados/artigo-regionalizacao-e-regioes-na-estruturacao-do-territorio-brasileiro-no-seculo-xxi-.pdf
ROSSI, A. L. P.; TAVARES, J. C.; MOREIRA, T.; FANTIN, M.; GOMEZ, R. S. Planejamento Regional Turístico em sala de aula: o Circuito das Águas Paulista como objeto de estudo. Revista Turismo & Cidades, v.3(5), p.29, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/15832
2020
TAVARES, J. C. Formação da Macrometrópole no Brasil: processo de urbanização e a constituição de uma Região Ganhadora. Ambiente & Sociedade, v.23, p.1 – 20, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1809-4422asoc201901221r1vu2020L2DE
TAVARES, J. C. Infraestrutura na construção do território nacional, décadas de 1930 a 1970: arquitetura, urbanismo e as redes. Óculum Ensaios, v.17, p.1 – 19, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4319
TAVARES, J. C. Urbanização do Banhado. Portal Vitruvius – Projetos, v.238, p.01, 2020. Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/20.238/7912
2019
TAVARES, J. C. Por uma Escola Política do Território. Diálogos Socioambientais na Macrometrópole Paulista, v.03, p.15 – 17, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufabc.edu.br/index.php/dialogossocioambientais/issue/view/24
TAVARES, J. C.; FANTIN, M.; FIGUEIREDO, A. L.; OYAMA, A. C.; TAMANAKA, N.; GOMEZ, R. Conflitos socioambientais e o Plano Popular do Banhado como instrumento de resistência técnica e política. Revista Indisciplinar, v.05, p.138 – 164, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/indisciplinar/article/view/31371
TAVARES, J.C.; FANTIN, M.; PEDRASSOLI, J. C.; COELHO, I. L. F.; OYAMA, A. C.; MELO, B. M. Cartografias Contra-Hegemônicas como Ferramentas de Efetivação de Direitos: o caso da Comunidade do Banhado, São José dos Campos-SP. REDE: Revista Eletrônica do PRODEMA, v.13, p.56 – 67, 2019. Disponível em: http://www.revistarede.ufc.br/rede/article/view/585
2018
TAVARES, J. C. Formação da Macrometrópole no Brasil: construção teórica e conceitual de uma região de planejamento. EURE Revista Latinoamericana de Estudios Urbano Regionales, v.44, p.123 – 142, 2018. Disponível em: http://www.eure.cl/index.php/eure/article/view/2644/1112
TAVARES, J. C. Planejamento regional no Estado de São Paulo: polos eixos e a Região dos Vetores Produtivos. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR), v.20, p.344 – 367, 2018. Disponível em: http://rbeur.anpur.org.br/rbeur/article/view/5574/pdf
2017
TAVARES, J. C.; CHICA, C. P. Sustentabilidade urbana e infraestrutura verde: diálogos entre conceitos e práticas. INSITU, v.3, p.165 – 179, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/situs/article/view/543
2016
TAVARES, J. C. EIXOS: Novo Paradigma do Planejamento Regional? Os Eixos de Infraestrutura nos PPA´s Nacionais, na IIRSA e na Macrometrópole Paulista. Cadernos Metrópole, v.V18, p.671 – 695, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/metropole/article/view/2236-9996.2016-3703
2014
TAVARES, J. C. A infraestrutura rodoviária na urbanização do território paulista: as escalas de integração da cadeia produtiva, 1913-1944. Paranoá, v.1, p.93 – 100, 2014. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/10850/9527
TAVARES, J. C. As instituições administrativas e o planejamento territorial paulista: 1938-1967. URBANA – Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos da Cidade, v.6, p.1 – 22, 2014. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/view/8635300
2010
TAVARES, J. C. The Competition for Brasilia´s Pilot Plan: Territory and Infrastructure. DOCOMOMO Journal, v.43, p.08 – 13, 2010. Disponível em: https://docomomojournal.com/index.php/journal/article/view/72/391
TAVARES, J. C. O Concurso para a Capital Federal. As origens, os projetos pioneiros, as polêmicas e o legado urbanístico de Brasília. AU. ARQUITETURA E URBANISMO. v.192, p.80 – 86, 2010.
TAVARES, J. C.; SANCHES, A. C. Plano Piloto no. 24: reflexões sobre uma proposta para Brasília. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, v.11, p.15 – 31, 2010. Disponívem em: https://www.revistas.usp.br/risco/article/view/44789/48420
2007
TAVARES, J. C. Brasília – [As] Simetrias entre Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, v.05, p.04 – 21, 2007. Disponível em: https://revistas.usp.br/risco/article/view/44686
TAVARES, J. C. 50 Anos do Concurso de Brasília – Um Breve Histórico. Portal Vitruvius – ARQUITEXTOS, v.86, p.01 – 01, 2007. Disponível em: https://vitruvius.com.br/index.php/revistas/read/arquitextos/08.086/234
2025
Divulgação em breve…
2023
TAVARES, J. C.; COELHO, G. G.; SANTOS, J. M.; RIBEIRO, N. N. Perspectivas multiescalares para o desenvolvimento sustentável: experiências urbanísticas e metodologias de planejamento em territórios com conflitos urbanoregionais. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL – ENANPUR, 20., 2023, Belém. Anais… Belém: ANPUR, 2023. Disponível aqui
2022
TAVARES, J. C.; ROSSI, A. L. P.; SANTOS, Janaina Matoso. Prática urbanística e o papel da universidade: experiências integradas de ensino, pesquisa e extensão em três cidades do estado de São Paulo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO – ENANPARQ, 7., 2022, São Carlos. Anais… São Carlos: ANPARQ, 2022. v. 4. Disponível aqui
2025
Título: “Região Metropolitana de Ribeirão Preto: meio ambiente, transporte e policentralidade”
Autor: Fabiana Miano Mori
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
TESE DISPONÍVEL EM BREVE
Publicações relacionadas:
TAVARES, J.; MORI, F. M. Região metropolitana sem metrópole: o caso de Ribeirão Preto e seus fatores estruturantes. Cadernos de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 359-373, 2025. DOI 10.5935/cadernospos.v25n1p359-373
2024
Título: “Infraestruturas de transporte em Campinas e as reciprocidades com o tecido urbano da franja metropolitana”
Autor: Caroline Brassi Scapol
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Resumo: No histórico de estruturação urbana das metrópoles brasileiras caracterizadas pelo crescimento acelerado se consolidaram diferentes articulações entre as relações urbanas e regionais. Esta dissertação busca compreender essas relações pelas influências recíprocas entre as infraestruturas de transporte (aeroportuária, rodoviária e ferroviária) e o tecido urbano no contexto multiescalar de uma franja metropolitana, no século XXI. Nessa perspectiva, a pesquisa se apoiou em base metodológica qualitativa, com investigação histórica do período entre os anos 1950 e 2020 e nas análises foi utilizado o conceito de disruptive cities(GRAHAM, 2010). A pesquisa problematiza o bairro Jardim Campo Belo, um setor de alta vulnerabilidade social e ambiental, a partir do processo de urbanização, dispersão urbana e consolidação de assentamentos precários. Nas dinâmicas do desenvolvimento da cidade de Campinas-SP e suas especificidades no contexto de uma região metropolitana, foram desenvolvidos os estudos sobre o impacto da Estrada de Ferro Sorocabana, das rodovias Santos Dumont e Engenheiro Miguel Melhado Campos e Aeroporto Internacional de Viracopos em relação ao desenvolvimento da porção sudoeste do município. Em conclusão, se verifica que no atual contexto de urbanização, as infraestruturas de transporte não desempenham apenas um caráter regional, mas também têm absorvido e influenciado os fluxos da dinâmica urbana. Nesse sentido, os conflitos entre as infraestruturas e o tecido urbano se intensificam na medida em que há um setorialismo do planejamento urbano, das políticas públicas nas diferentes escalas e das próprias infraestruturas.
Palavras-chave: Disruptive cities, Franja Metropolitana, Infraestrutura de Transporte, Tecido Urbano.
Título: “Infraestrutura ferroviária no interior paulista: sistemas de cidades, conflitos e permanências”
Autor: Beatriz Kopperschmidt de Oliveira
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como a transformação da infraestrutura ferroviária relaciona-se com o desenvolvimento urbano e regional no interior paulista, e de que maneira a refuncionalização das ferrovias tem moldado as relações entre as cidades, gerando desafios e oportunidades para a gestão territorial contemporânea. O objeto de análise foi a infraestrutura ferroviária, examinada no período do século XIX ao XXI. Para compreender as relações urbanas e regionais conformadas pela ferrovia, foram incluídos os conceitos de região e de infraestrutura urbana e regional. A investigação desenvolveu os temas de sistemas urbanos pelas Regiões de Influência das Cidades (REGIC), pelos polos de desenvolvimento e pelas teorias e vertentes do planejamento. A abordagem metodológica qualitativa foi utilizada para investigar dinâmicas sociais e urbanas, associada à revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foi utilizado também o procedimento metodológico do estudo de caso para analisar cidades selecionadas ao longo das linhas da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ancorado na pesquisa de campo, com o objetivo de coletar dados por fontes primárias, entrevistas e vistorias. Os resultados indicaram uma transformação na relação entre a infraestrutura ferroviária e as cidades, em que as ferrovias que nos séculos XIX e XX conformaram sistemas de cidades, agora passam a conformar conflitos sistêmicos. A conclusão sugere a necessidade de políticas públicas integradas entre esferas federais, estaduais e municipais para superar os conflitos em um momento de retomada dos investimentos na infraestrutura ferroviária.
Palavras-chave: Infraestrutura Ferroviária, Planejamento, Sistema de Cidades, Tecido Urbano
2023
Título: “Infraestrutura e planejamento no processo de urbanização de Uberaba-MG”
Autor: Mariana Fernandes Minaré
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Resumo: O objetivo da presente dissertação é analisar a relação entre o crescimento do tecido urbano e a provisão de infraestrutura em Uberaba-MG. A questão central é compreender se em um município de porte médio e de importância regional, a dispersão urbana rompe o modelo monocêntrico e promove uma cidade policêntrica. O período de análise está delimitado pelas décadas de 1990 e 2020, com foco nas principais ações planejadoras que caracterizam as políticas públicas do século XX. Dessa maneira, o método adotado baseia-se na análise histórica, orientada pelas ações estatais de investimentos e planejamento. Também foram realizadas pesquisas bibliográficas, empíricas e análise de fontes primárias. Os objetos de análise são a provisão de infraestrutura ferroviária, viária e rodoviária, os planos diretores, leis de zoneamento, definições do perímetro urbano e regulações de instrumentos urbanísticos. Os resultados comprovam que o processo de expansão urbana de Uberaba está relacionado, em certa medida, a fatores urbanos e regionais derivados da sua localização no entroncamento de rodovias que a interligam aos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo e a sua hierarquia na rede urbana, como um importante centro regional do Triângulo Mineiro. Tendo em vista a relevância das dinâmicas regionais, a pesquisa foi realizada a partir de uma análise interescalar, que demonstrou a recíproca influência que as escalas urbana e regional apresentam entre si e, juntas, alteram a estrutura do tecido urbano. Quanto à provisão de infraestrutura viária, ferroviária, rodoviária e de drenagem, observa-se que estas antecedem os investimentos habitacionais, comerciais, administrativos e de serviços. E, conclusivamente, as análises confirmam que há um recente processo de dispersão urbana, mas que este não ocorre de maneira policêntrica e sim por meio da profusão e consolidação de novos setores, predominantemente monofuncionais, que ampliam a dependência dos novos loteamentos em relação ao centro e transformam infraestruturas regionais em equipamentos de uso cotidiano.
Palavras-chave: Dispersão Urbana, Centralidade, Planos Diretores, Infraestrutura Urbana, Uberaba.
Título: “Rodovia e cidade: a rodovia BR-262 em Minas Gerais e seus aspectos urbano-regionais”
Autor: Marília Gaspar de Souza Lima
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Resumo: Esta dissertação busca compreender a relação da rodovia BR-262 com as cidades ao longo do seu trajeto no estado de Minas Gerais e mensurar sua contribuição para o processo de metropolização e de dispersão urbana dos municípios. Nessa perspectiva, apoiou-se em base metodológica qualitativa e histórica e as análises utilizaram os conceitos de regionalização (IBGE, 2018), metropolização (LENCIONI, 2013) e dispersão urbana (REIS FILHO, 2006) e a definição de Eixos de Pierre Pottier (1963). A pesquisa apresenta a concepção da estrada, presente desde os planos de viação nacionais e estaduais (de 1835), até sua conclusão em 1970. São verificadas as relações regionais no estado de Minas Gerais e sua importância na acentuação do contraste de seu desenvolvimento. Foram aprofundados estudos sobre o impacto da rodovia no desenvolvimento urbano dos municípios de Uberaba, Campo Florido, Nova Serrana e Betim a partir dos investimentos proporcionados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, entre 2009 e 2015. Assim, foi possível avaliar a relação entre os investimentos rodoviários em diferentes contextos (metropolitano conurbado, de cidades de pequeno e médio porte, capital estadual e centro mesorregional) e compreender como os melhoramentos rodoviários correlacionam-se com o espraiamento do tecido urbano e com a intensificação de fluxos entre as cidades. Conclusivamente, é possível afirmar que o atual contexto de urbanização implica no entendimento da superação do papel exclusivamente regional da rodovia e que essa infraestrutura tem absorvido fluxos da dinâmica urbana, bem como tem interferido neles. Esses resultados são mais visíveis pela falta de integração entre as políticas públicas de diferentes escalas de planejamento, o que acentua relações conflituosas entre a rodovia e as cidades.
Palavras-chave: Regionalização, Metropolização, Dispersão Urbana, Rodovias, Eixos.
2022
Título: “Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto: formação e conflitos em infraestrutura”
Autor: Thiago Pizzo Scatena
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Resumo: O objeto desta dissertação é a infraestrutura e sua relação com as questões fundiárias, tomadas pelo estudo do Aeroporto Leite Lopes de Ribeirão Preto – SP por sintetizar relações interescalares de planejamento, sociais, de poder, econômicas e de desenvolvimento. O objetivo foi, a partir de questões contemporâneas da metropolização da cidade brasileira, investigar as origens e percursos da sua formação relacionada ao desenvolvimento urbano e regional. E, como resultado, constrói algumas questões sobre a relação infraestrutura-cidade que estão na base do processo de urbanização que se verifica no século XXI. Devido ao projeto de ampliação e internacionalização do aeroporto, iniciado nos anos 2000, ocorreu um aumento dos conflitos envolvendo a infraestrutura e com sua região, questão de grande relevância para o debate público na cidade. Utiliza-se metodologia baseada em análise e sistematização de fontes primárias, no período entre 1915 e 2022, além de diálogo com bibliografia específica, com emprego de ferramentas conceituais e teóricas, tais como; espaço intra-urbano; eixos estruturantes; conflitos urbanos; metropolização; periferização; e planejamento conflitual. Na primeira parte da dissertação, investiga-se o processo de formação da aviação civil na cidade de Ribeirão Preto, a consolidação do aeroporto no período de 1915 a 1956 e a intermediação, promovida pela elite local, nesta formação, por meio de políticas e ações do Estado nas escalas estadual e nacional. Na sequência, o trabalho revela como a infraestrutura aeroportuária é acionada através do planejamento de Estado, nas escalas municipal e estadual, no período de 1935 a 2022. Por fim, o trabalho analisa os conflitos sociais, ambientais e intra-institucionais relacionados ao projeto de ampliação e internacionalização do aeroporto, entre as décadas de 2000 a 2020, decorrentes do processo de metropolização da região, com especial atenção aos assentamentos precários do seu entorno, que cristalizam décadas de conflitos. A dissertação conclui que os conflitos são resultados do processo histórico de formação do Aeroporto Leite Lopes e da sua relação com o desenvolvimento urbano e regional, e que, atualmente, em um momento histórico de metropolização, o projeto de ampliação e internacionalização acentua tais conflitos, exemplificados na intensificação de reintegrações de posse de assentamentos precários.
Palavras-chave: Aeroporto Leite Lopes, Ribeirão Preto, Desenvolvimento Urbano e Regional, Conflitos, Infraestrutura.
TESES EM ANDAMENTO
Título: “Resiliência urbana baseada em evidências territoriais: Alternativas de desenvolvimento urbano e regional no Sul da Bahia”
Autor: Julia Carvalho Dias de Gouvêa
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
Período de elaboração: 2025-2029
Resumo: O objeto deste projeto de pesquisa é o sistema de cidades constituído pelo Território de Identidade (TI) Litoral Sul, com enfoque nos distritos de Serra Grande e Olivença, localizados no Sul da Bahia, respectivamente nos municípios de Uruçuca e Ilhéus. O projeto destaca, nessa região, o contraste entre o tecido urbano convencional, ligado às políticas públicas vigentes, e o tradicional, ligado às comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais. A região está no cerne de conflitos entre a conservação ambiental e a implantação de infraestruturas regionais, como o complexo Logístico Intermodal Porto Sul–FIOL. Esta proposta pretende demonstrar que é possível criar alternativas ao desenvolvimento urbano e regional vigente a partir da formulação de políticas públicas aderentes às realidades territoriais. Essas alternativas podem ser construídas a partir dos saberes locais — e consequentemente às realidades territoriais —, como estratégia de minimizar os impactos dos eventos extremos e considerando a realidade do Sul da Bahia. Serão observados os saberes locais à luz das práticas interescalares do Regional Design e estratégias de Adaptação às mudanças climáticas baseadas em Ecossistemas (AbE) para consolidá-los como políticas públicas. Espera-se, com esta pesquisa, a formulação de um quadro de análise dos padrões e tendências do uso e ocupação do solo do Sistema de Cidades do TI Litoral Sul, com proposta de implementação de soluções baseadas no território e nas políticas públicas dos distritos de Serra Grande e Olivença.
Palavras-chave: Planejamento Urbano e Regional, Regional Design, Adaptação Climática, Políticas Públicas.
Título: “Eixos de desenvolvimento rodoviário e expansão urbana: uma investigação da relação entre infraestrutura viária e dinâmicas urbanas no Brasil”
Autor: Marília Gaspar de Souza Lima
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
Período de elaboração: 2025-2029
Resumo: Objetiva investigar a relação entre rodovias e a expansão urbana nas cidades localizadas ao longo de eixos de desenvolvimento rodoviário no Brasil. De caráter exploratório, a pesquisa visa compreender como a infraestrutura viária influencia a formação de novos tecidos urbanos e a hierarquização socioespacial. A metodologia inclui pesquisa documental, análise de imagens de satélite e políticas públicas, além da avaliação de dados socioeconômicos e indicadores de infraestrutura. Também será realizada uma revisão bibliográfica aprofundada sobre as formas contemporâneas de organização espacial, como a metropolização e a dispersão urbana. A pesquisa de campo permitirá a observação direta das áreas em estudo, proporcionando um entendimento das condições locais e do impacto das rodovias sobre a mobilidade, a economia regional e a qualidade de vida. Como resultado, espera-se fornecer subsídios para a elaboração de novas políticas públicas voltadas ao planejamento urbano-regional e à integração de infraestruturas viárias, além de contribuir para o aprimoramento das estratégias de planejamento territorial e gestão urbana. Palavras-chave: Rodovias, Expansão Urbana, Infraestrutura, Metropolização, Dispersão urbana.
Título: “Represas hidrelétricas e cidades: análise dos impactos da UHE de Três Marias no Rio São Francisco no sistema de cidades e no processo de urbanização”
Autor: Janaina Matoso Santos
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Tese de Doutorado
Período de elaboração: 2022-2026
Resumo: As infraestruturas, enquanto meio físico de suporte a fluxos de pessoas e produtos, produzem impactos diretos e indiretos que se manifestam de maneira distinta em diferentes escalas. No que tange a hidroeletricidade, ao mesmo tempo que se observa o impulso ao desenvolvimento econômico mediante expansão da produção energética, a constituição de grandes represas para a geração de energia elétrica culmina no alagamento de extensas áreas, produzindo impactos ambientais e sociais, mas também significativas transformações territoriais. Esta pesquisa tem como objetivo compreender esses impactos territoriais multiescalares impulsionados por infraestruturas hidroelétricas, para isso, investiga a reverberação dessas infraestruturas na constituição de sistemas de cidades e no processo de urbanização. Como objeto de estudo, adota-se a Represa de Três Marias, localizada na região central do estado de Minas Gerais, a usina foi implantada na década de 1960 pela Comissão do Vale do São Francisco, autarquia federal responsável pela elaboração de um plano de desenvolvimento econômico para a Bacia do Rio São Francisco. Essa infraestrutura regional desencadeou imediatas transformações locais, já descritas por pesquisas anteriores, como o surgimento da cidade de Três Marias nas imediações do canteiro de obras, alagamento de áreas agricultáveis, mudanças das conexões viárias e isolamento de comunidades rurais. Passadas seis décadas de sua implantação, há indicativos de que está em curso um novo processo no qual essa infraestrutura também é imperativa: apesar de os municípios apresentarem redução no crescimento populacional desde os anos 2000, há intenso aumento no número de domicílios ocasionais (segundas residências), que coincide com o surgimento de parcelamentos nas áreas rurais próximas à represa, impulsionadas pelo turismo relacionado à água.
Palavras-chave: Infraestrutura, Represa Hidrelétrica, UHE de Três Marias, Rio São Francisco, Impactos Territoriais.
DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO
Título:
Autor: Gabrielle Gomes Coelho
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2025-2027
Resumo:
Palavras-chave:
Título: “Região Metropolitana de Porto Alegre e os atuais eventos extremos. Quais as relações entre as transformações do tecido urbano e as mudanças climáticas?”
Autor: Naiara Nunes Ribeiro
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2025-2027
Resumo:
O projeto de pesquisa tem como objetivo compreender como o processo de transformação do tecido urbano da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) relaciona-se às mudanças climáticas. Com essa finalidade, definem-se como os objetos de análise a cidade de Porto Alegre-RS, sua inserção metropolitana na RMPA e os desastres decorrentes dos eventos extremos de maio de 2024. A questão central é compreender como o processo de urbanização dessa área relaciona-se com os eventos extremos, quais suas particularidades, os padrões e suas vulnerabilidades frente às mudanças climáticas. Parte-se do reconhecimento de um processo de urbanização nacional cada vez mais regionalizado, portanto, o projeto se apoia em um método de pesquisa que busca transitar entre a dimensão regional das infraestruturas e a dimensão local dos impactos. Para essa finalidade, tem como base o debate conceitual sobre cidade-região para nortear a discussão sobre a indissociabilidade dessas dinâmicas. Com isso, espera-se identificar um quadro de padrões e tendências do desenvolvimento territorial da RMPA e proporcionar críticas e perspectivas em relação aos riscos relacionados às mudanças climáticas.
Palavras-chave: Sistema de Cidades, Tecido Urbano, Políticas Públicas, Mudanças Climáticas
Título: “Assentamentos precários em Cidade Tiradentes, São Paulo-SP: Perspectivas de urbanização e Justiça climática”
Autor: Carolina Menezes Horiquini
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2024-2026
Resumo: A presente pesquisa tem como foco os assentamentos precários e os efeitos dos eventos extremos, buscando compreender como as características da morfologia urbana e suas modificações relacionam-se a esses fenômenos. Como objeto, toma-se o tecido urbano dos assentamentos da Cidade Tiradentes, na Zona Leste do Município de São Paulo, e em específico, a Comunidade Cachoeira das Garças e seu entorno, no bairro Cohab Sítio Conceição, no qual serão analisados a multiplicidade dos tecidos urbanos relacionada a forma de produção de espaço, tendo em vista sua relação com as mudanças climáticas e suas correlações locais e regionais. Espera-se contribuir com o campo teórico que estuda a relação entre assentamentos precários e questão ambiental, amplificando a relevância da justiça climática nesse diálogo.
Palavras-chave: Assentamentos Precários; Vulnerabilidade Socioambiental; Justiça Climática.
Título: “Relação entre cidades costeiras e mudanças climáticas: Estudos sistêmicos em Maricá – RJ e São Vicente – SP”
Autor: Carlos Vinícius Silva
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2024-2026
Resumo: Os impactos das mudanças climáticas em cidades costeiras afetam a dinâmica urbana e, principalmente, áreas de vulnerabilidade social e ambiental. Compreendê-las de maneira sistêmica é essencial para construir alternativas e proporcionar condições sustentáveis de desenvolvimento. Buscando compreender as dinâmicas urbanas e suas relações com as alterações climáticas na Orla de Itaipuaçu, município de Maricá, Rio de Janeiro, e no conjunto habitacional México 70, município de São Vicente, litoral de São Paulo, este estudo realizará levantamento de dados bibliográficos de bases de pesquisa científica, bancos de dados normativos e municipais, pesquisa de campo e plano de ações mitigadoras a eventos extremos. Maricá e São Vicente sofrem com eventos climáticos extremos provocados pela urbanização costeira, o que produz impactos no uso do solo e na infraestrutura. Como procedimento metodológico será efetuado uma pesquisa exploratória, que visa compreender um tema, fenômeno ou problema por meio de uma abordagem inicial e indutiva. Esse método envolve mapear e investigar o cenário de pesquisa, o que ajuda na formulação de hipóteses. Dentro do cenário de pesquisa será apresentado como se formou ambas cidades, através do contexto regional, infraestrutura de transporte e as características ambientais. Também serão discutidas as ferramentas e instrumentos de planejamento que atuam nas tomadas de decisões, como incidem sobre a Orla de Itaipuaçu e no conjunto habitacional México 70 e como as infraestruturas municipais se relacionam com os eventos extremos. Com esta pesquisa busca-se discutir as questões que circulam os processos de urbanização e os eventos de mudanças climáticas através dos campos de pesquisa ambiental, planejamento urbano, infraestrutura, socioeconômicas e territoriais. A pesquisa busca evidenciar que a população mais atingida pelos eventos extremos está concentrada nas regiões de risco ambiental e com baixa distribuição de renda. Através dos dados ambientais, do planejamento, das regiões mais atingidas serão discutidos mecanismos que possam mitigar os problemas ambientais dentro de cada município através da resiliência e transformação dos processos de urbanização.
Palavras-chave: Urbanização, Mudanças Climáticas, Infraestrutura, Meio Ambiente, Maricá-RJ, São Vicente-SP.
Título: “Cidade e água nos territórios amazônicos: urbanização das áreas inundáveis na cidade de Macapá – AP”
Autor: Ana Paula Cascaes Rodrigues
Orientador: Jeferson Cristiano Tavares
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Período de elaboração: 2023-2025
Resumo: As cidades amazônicas apresentam relação singular entre o tecido urbano e as águas, nesse contexto destaca-se o conflito entre a moradia e o rio. Considerando este panorama é importante estabelecer proximidades entre as realidades das cidades amazônicas para apreender a relação cidade e água, pois cria-se uma contextualização da questão, bem como conexões entre estudos de caso que possam viabilizar estratégias conjuntas para lidar com esta peculiaridade. A cidade de Macapá, capital do Amapá, foi escolhida como objeto de pesquisa em função de sua geografia peculiar com a presença das chamadas áreas de ressaca, espaços alagadiços que funcionam como “reservatórios naturais de água, caracterizados por um ecossistema complexo e distinto, sofrendo os efeitos da ação das marés, por meio da rede formada de canais e igarapés e ciclos sazonais da chuva” (Portilho, 2010, p. 3). Em Macapá, a ocupação em áreas úmidas vem crescendo desde a década de 1980, o que resulta em uma série de problemáticas socioambientais como: contaminação dos rios, falta de saneamento, falta de segurança e infraestrutura adequada de mobilidade, precariedade habitacional e inundações causadas pela mudança de regime de chuvas e aterramento de áreas alagáveis. Sendo assim, este trabalho objetiva compreender a forma singular de ocupação que é o habitar sobre as águas, utilizando o caso de Macapá, mas considerando também o contexto regional, uma vez que este processo é um elemento marcante do padrão de urbanização amazônico, que já transcende o aspecto habitacional e se estabelece como uma estrutura de cidade que possui toda uma dinâmica particular de organização, mobilidade e infraestrutura, as conhecidas palafitas, que são marca da adaptabilidade dos povos tradicionais da região amazônica a extensa rede hidrográfica que a caracteriza.
Palavras-chave: Planejamento Urbano; Políticas Públicas; Palafitas; Cultura Ribeirinha.
2024
Infraestruturas urbanas nas cidades brasileiras: Quadro nacional, mudanças climáticas e a agenda para o Ordenamento Territorial – Sumário Executivo
O presente documento é o sumário executivo dos principais resultados de pesquisas relacionadas às políticas públicas urbanas e regionais vinculadas ao planejamento das cidades brasileiras, com foco na infraestrutura e sua relação com o tecido urbano. As pesquisas ocorreram de março de 2019 a março de 2024 e contaram com recursos da FAPESP (Projeto Regular 2018/13637-0 e Projeto Inicial PI – Processo 2022/01583-9), do CNPq (308936/2020-5 e 307498/2023-9) e da Universidade de São Paulo (Programa Unificado de Bolsas-PUB). E o objetivo é apresentar o impacto nas cidades das infraestruturas de mobilidade, de saneamento, de habitação e de urbanização de favelas financiadas pelo governo federal entre 1990 e 2019. Detalha alguns dados e procedimentos apresentados no relatório Síntese Territorial.
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2022
Perspectivas Multiescalares para o desenvolvimento sustentável de Juquitiba-SP
Este relatório técnico sintetiza as principais análises do trabalho Perspectivas Multiescalares para o desenvolvimento sustentável de Juquitiba-SP realizado em 2022 pelo grupo de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em Urbanismo (PExURB), do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), em parceria com o Instituto Terra Luminous (Convênio 48161). O objetivo geral dos trabalhos foi buscar alternativas ao desenvolvimento econômico sustentável em condições ambientalmente vulneráveis e restritivas. Para isso, considerou os diferentes níveis que compõem o planejamento incidente no município de Juquitiba-SP, iluminando oportunidades e definindo recortes territoriais para seu desenvolvimento sustentável. Diante da realidade regionalizada do desenvolvimento dos municípios brasileiros, especialmente os paulistas, a presente proposta busca articular diferentes objetos de ação planejadora com o interesse de avançar nas práticas setoriais e escalares. Com isso, pretende-se constituir espaços e agentes de interferência no âmbito local do planejamento, sobretudo durante a revisão do plano diretor municipal.
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2021
Os planos e projetos urbanísticos, pós-1988, na dispersão urbana e na metropolização do território brasileiro – Projeto Regular FAPESP 2018/13637-0
Essa pesquisa propôs-se a estudar o processo de urbanização no Brasil a partir da análise dos planos e projetos urbanísticos (nos âmbitos urbano, regional e territorial) e suas repercussões no território. O objetivo principal é verificar os novos paradigmas do ordenamento territorial brasileiro à luz do processo de metropolização do seu espaço. Coordenador: Jeferson Tavares, bolsistas TT1: A Julia C. S. V. C. Rosas, Ivan Machado Galdiano. Período: 01/03/2019 – 28/02/2021.
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