Site da USP

Telefone: +55 (11) 3091 7394

E-mail: bruna.alencar@usp.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8239591812587453

Linha de Pesquisa:

A linha de pesquisa do laboratório consiste no estudo molecular das maquinarias celulares envolvidas nas diversas funções das células do sistema imune, tanto em situações de homeostasia quanto em resposta a infecções. Atualmente, o foco principal do laboratório é o papel das proteínas motoras miosinas nas interações de macrófagos, células dendríticas e linfócitos T com o vírus HIV-1.

O laboratório trabalha com linhagens celulares humanas, células humanas primárias, técnicas de RNAi, assim como de virologia, imunologia, bioquímica e microscopia.

Projetos:

O HIV-1 é um vírus que debilita o sistema imune, principalmente devido à infecção das células T CD4+. Contudo, outras células do sistema imune também interagem com o vírus e são importantes no curso da infecção. É o caso dos macrófagos e células dendríticas. Os macrófagos podem ser infectados pelo HIV-1, estão envolvidos na demência associada ao HIV-1, e são considerados reservatórios virais. Já as células dendríticas são capazes de transmitir o vírus HIV-1 para células T CD4+, mesmo sem se infectarem elas mesmas, em um mecanismo chamado trans-infecção. Por essa razão, acredita-se que as células dendríticas sejam importantes para a disseminação do HIV-1.

Sinalização por Siglec1 em células dendríticas após ligação ao HIV

Durante o processo de trans-infecção, as células dendríticas internalizam o HIV usando o receptor Siglec1. Entretanto, pouco se sabe sobre os mecanismos de internalização e de sinalização mediados por esse receptor. Usando proteômica e RNAi, nosso laboratório tenta melhor descrever essas vias.

Papel das miosinas na trans-infecção do HIV-1 por células dendríticas e na replicação do HIV-1 em macrófagos e linfócitos T

As miosinas são proteínas motoras que se deslocam sobre a rede de actina e medeiam algumas de suas funções. Diversas evidências apontam que o HIV-1 se utiliza da rede de actina em várias etapas do seu ciclo. Apesar disso, pouco se sabe sobre as proteínas motoras envolvidas na replicação e na transmissão do HIV-1.

Nossos projetos têm como objetivo estudar o papel das miosinas no ciclo do HIV-1 em macrófagos e linfócitos T CD4+, e na trans-infecção desse vírus por células dendríticas. Utilizando como ferramenta o silenciamento dos genes de miosinas por RNAi em células humanas, procuramos descrever quais miosinas participam desses processos, em quais etapas e qual o papel das mesmas.

Papel das miosinas não-convencionais na ativação das células T CD4+

As miosinas tipo II são as chamadas miosinas convencionais. Já foi mostrado que as miosinas tipo II não-musculares estão envolvidas na formação da sinapse imunológica durante o processo de ativação dos linfócitos T. O papel das miosinas não-convencionais, por outro lado, somente foi explorado em migração celular desses linfócitos. Em nosso laboratório, estamos estudando a possível participação de algumas miosinas não-convencionais na ativação dos linfócitos T, usando modelos de linhagens celulares e RNAi.

Papel das miosinas na ativação do inflamassoma

Já se sabe que o citoesqueleto tem participação importante na ativação do inflamassoma, tanto no caso da via de NLRP3 quanto de pirina. Em colaboração com o grupo da Profa. Alessandra Pontillo, estudaremos a participação de algumas miosinas na ativação desses inflamassomas em linhagens celulares de monócitos.

Secção confocal de macrófago infectado com HIV-1, em co-cultura com linfócito T CD4.

Estão marcados: proteína Gag do HIV-1 (verde), CD3 (linfócito T, vermelho), núcleos celulares (azul).

Projeção de diversas secções confocais de uma célula dendrítica (centro) pulsada com HIV-1, em contato com linfócitos T CD4.

Foram marcadas: a proteína Env do HIV-1 (verde), CD3 (linfócitos T, vermelho), CD81 (linfócitos e célula dendrítica, rosa) e os núcleos celulares (azul).

Imagens de vídeo-microscopia de interações entre macrófagos infectados pelo HIV-1 e linfócitos T CD4 (Jurkats). O HIV-1 utilizado expressa uma proteína viral Gag em fusão com uma proteína fluorescente verde (GFP). À esquerda, imagem de contraste de fase. No centro, imagem de fluorescência. À direita, superposição da imagem de fluorescência (verde) sobre contraste de fase.

Publicações:

Pietrobon AJ, Yoshikawa FSY, Oliveira LM, Pereira NZ, Matozo T, de Alencar BC, Duarte AJS, Sato MN. Antiviral Response Induced by TLR7/TLR8 Activation Inhibits HIV-1 Infection in Cord Blood Macrophages. Journal of Infectious Diseases, Aug 6:jiab389, 2021.

DOS REIS, E.C. , NUNES, V.C.L., SOARES, J.L.S., FERNANDES, F.P., SOUZA DE LIMA, D., DE ALENCAR, B.C., PONTILLO, A. Flagellin/NLRC4 pathway rescues NLRP3-inflammasome defect in dendritic cells from HIV+ patients: perspective for new adjuvant in immunocompromised individuals. Frontiers in Immunology, 10, 1291, 2019.

SOUZA DE LIMA, D. ; NUNES, V.C.L. ; OGUSKU, M.M. ; SADAHIRO, A. ; PONTILLO, A. ; ALENCAR, B.C. Polymorphisms in SIGLEC1 contribute to susceptibility to pulmonary active tuberculosis possibly through the modulation of IL-1ß. Infection, Genetics and Evolution 55:313-317, 2017.

DECALF, J. ; DESDOUITS, M. ; RODRIGUES, V. ; GOBERT, F.X. ; GENTILI, M. ; MARQUES-LADEIRA, S. ; CHAMONTIN, C. ; MOUGEL, M. ; CUNHA DE ALENCAR, B. ; BENAROCH, P. Sensing of HIV-1 Entry Triggers a Type I Interferon Response in Human Primary Macrophages. The Journal of Virology 12;91(15), 2017.

GAUDIN, R. ; DE ALENCAR, B. C. ; ARHEL, N. ; BENAROCH, P. HIV trafficking in host cells: motors wanted!. Trends in Cell Biology (Regular ed.) v. 23, p. 652-662, 2013.

BERRE, S. ; GAUDIN, R. ; Cunha de Alencar, B. ; DESDOUITS, M. ; Chabaud, M. ; NAFFAKH, N. ; RABAZA-GAIRI, M. ; GOBERT, F.-X. ; JOUVE, M. ; BENAROCH, P. . CD36-specific antibodies block release of HIV-1 from infected primary macrophages and its transmission to T cells. The Journal of Experimental Medicine, v. 210, p. 2523-2538, 2013.

Gaudin R, de Alencar BC*, Jouve M*, LeBouder E, Berre S, Schindler M, Gobert FX, Benaroch P. Critical role for the kinesin KIF3 in the HIV life cycle in primary macrophages. J Cell Biol. Oct 29;199(3):467-79, 2012.