convite aula aberta Maria Rita_Gerlane

Projeto Manuel Correia de Andrade convida para a aula aberta que debate a construção do “Nordeste” brasileiro

Com a Profa. Dra. Maria Rita I. de Melo Machado e Gerlane Gomes da Rocha, integrantes da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE), o evento gratuito e presencial acontece no dia 14 de novembro.

No dia 14 de novembro de 2023, às 16h, o Projeto Manuel Correia de Andrade realiza a aula aberta “A formação territorial do nordeste brasileiro em Manuel Correia de Andrade: um estudo sobre a sua atualidade”, com a Profa. Dra. Maria Rita I. de Melo Machado e Gerlane Gomes da Rocha, integrantes da Cátedra Manuel Correia de Andrade da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

A aula aberta – gratuita e sem necessidade de inscrição prévia – aborda a construção do território nordestino refletida por Manuel Correia de Andrade, explicitando as influências das percepções e temáticas desse geógrafo para o debate territorial sobre a região Nordeste na atualidade.

Identificando o autor e a sua obra no contexto espaço-temporal para levantar 3 eixos para debate:

• Trajetória espacial e acadêmica da vida e obra de Manuel Correia de Andrade;
  • A formação territorial do Nordeste em Manuel Correia de Andrade;
  • A produção científica sobre a discussão territorial do Nordeste brasileiro na atualidade e os seus diálogos com Manuel Correia de Andrade.

A proposição é de que o pensamento de Manuel Correia de Andrade permanece relevante para a compreensão das questões socioeconômicas do Nordeste, destacando a constante interferência do poder político em benefício de grupos dominantes ao longo da história, mesmo com novas dinâmicas territoriais e atores sociais complexificando a análise dessa região.

Suas análises críticas contribuem significativamente para a compreensão das problemáticas sociais e políticas da região, tornando sua obra um pilar fundamental na Geografia e nos estudos regionais.

Sobre as participantes

Gerlane Gomes da Rocha: Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Participou do Programa de Educação Tutorial- PET Geografia desenvolvendo ensino, pesquisa e extensão. Foi Professora e monitora voluntária durante dos pré-acadêmicos solidários: Interação, Portal e Cavest, ambos vinculados à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE. Compôs o Programa Institucional de Residência Pedagógica da UFPE e desenvolveu projetos de Iniciação Científica na área de Ciências Humanas. Integra o Grupo de Pesquisa de História do Pensamento Geográfico e Epistemologia da Geografia do Grupo de pesquisa Rede Pesquisadores – Itinerários da Educação Geográfica  e do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato. Faz parte do corpo discente da Cátedra Manuel Correia de Andrade da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Profa. Dra. Maria Rita Ivo de Melo Machado: Graduada e mestre em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professora da rede estadual de educação de Pernambuco, docente substituta da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco, onde atualmente é professora adjunta no Departamento de História. Coordenadora Editorial da Revista Rural e Urbano da UFPE. Líder do Grupo de Pesquisa Rede de pesquisadores – Itinerários da Educação Geográfica e vice-líder do Grupo de Pesquisa: Produção do espaço, Metropolização e Relação Rural – Urbano. Participou do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local e atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, ambos da UFRPE. Desde maio de 2022 é Coordenadora da Cátedra Manuel Correia de Andrade (UFRPE).

Quando: Dia 14 de novembro de 2023, às 16h.

Onde:  Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP), sala 8.

Quanto: Gratuito – Sem necessidade de inscrição prévia.

Endereço: Espaço Brasiliana Av. Prof. Luciano Gualberto, 78 – Cidade Universitária

Acompanhe o Projeto Manuel Correia de Andrade: Site | Instagram | Facebook